Como usar a #PraCegoVer no Facebook?

Entenda como surgiu e aprenda a usar a hashtag de acessibilidade no Facebook

Entenda como surgiu e aprenda a usar a hashtag de acessibilidade

Você já deve ter visto diversas vezes a expressão “#PraCegoVer” no Facebook. A hashtag é uma iniciativa que visa disseminar um projeto de inclusão de pessoas com deficiência visual à tecnologia. Sim, elas também acessam o Facebook e se utilizam de ferramentas de audiodescrição. O uso da hashtag é, portanto, uma ferramenta de acessibilidade.

Como isso surgiu?

Ao contrário do que você pode imaginar, o projeto não é recente. Em matéria publicada no ano de 2016 pelo site do Meio e Mensagem, a expressão já havia sido citada relacionada à multinacional Coca-Cola, que chamou a atenção do público e dos profissionais de marketing ao usar a hashtag. A empresa ganhou destaque com a questão da acessibilidade por ser patrocinadora dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, investindo em ações inclusivas nas mídias sociais da marca. Você pode conferir a matéria completa aqui: Coca-Cola visa inclusão com hashtag #PraCegoVer.

Além da Coca-Cola, a página do Conselho Nacional de Justiça no Facebook também ajudou a disseminar a tecnologia, que hoje é adotada por muitas outras empresas que aderiram ao projeto idealizado por Patrícia Braille, coordenadora da Educação Especial no Estado da Bahia e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A autora do projeto “Pra Cego Ver” atua também em editoração de livros com audiodescrição nos formatos Braille, Livro Falado e Daisy.

Segundo matéria do site Smoke Buddies, a ideia teria surgido da necessidade que a autora tinha em descrever imagens do Facebook aos seus amigos cegos. O lançamento foi realizado na própria mídia social em 04 de janeiro de 2012, ocasião em que se comemorava o aniversário do criador do Sistema Braille. O recurso segue ganhando cada vez mais popularidade e hoje incentiva muitos usuários a adotarem a prática para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência visual na rede.

Como funciona a hashtag Pra Cego Ver?

Hashtag pra cego ver no facebookApós a legenda habitual que se coloca em uma foto, deve-se adicionar a #PraCegoVer. Em seguida, deve ser feita uma descrição da imagem, falando se é uma foto, um desenho, uma ilustração… E adicionando detalhes descritivos. Também é interessante especificar se são utilizados efeitos, como preto e branco, sépia ou outro. Desta forma, quando um deficiente visual utilizar normalmente seus aplicativos de audiodescrição, terá acesso à descrição da imagem, que será reproduzido pelo app. Assim, a inclusão ocorre com um melhor entendimento do contexto do post na rede social, que muitas vezes se utiliza mais da imagem para comunicar.

A expressão é adequada?

Segundo a página do projeto no Facebook, “Pra Cego Ver” é uma expressão que não ofende os deficientes visuais. No post, a autora Patrícia Braille fala que a palavra “cego” não é pejorativa, mas correta e usual para a função. Ela explica:

“Como esta hashtag tem uma função educativa e inclusiva, ela se refere aos videntes que não enxergam o cego e nunca se dão conta de que pessoas com deficiência visual usam redes sociais. Ela existe para impactar, para despertar o olhar de quem lê e se pergunta: ‘Ué, pra que raios esta descrição está aqui?’. Então vai pesquisar mais um pouco e… Zaz! Mais um vidente deixou de ser ‘cego’. Existe, principalmente, para o cego ou pessoa com deficiência visual/baixa visão que, pela falta de acessibilidade, não podia apreciar as imagens publicadas.”

Perdi minha senha

Entrar

Share This