Como o Inbound marketing pode ajudar seu negócio na quarentena?

Inbound marketing pós pandemia

O inbound marketing é uma estratégia de marketing bastante utilizada no meio online. Além da sua eficácia, o baixo custo de investimento faz com que seja um atrativo para negócios que precisam se reinventar online devido ao período da pandemia do coronavírus. E a estratégia vai além… Ela pode ajudar a sua empresa a se desenvolver ainda na quarentena com resultados sólidos e consistentes para a recuperação da sua empresa no período pós-pandemia. Continue lendo e descubra como o inbound marketing pode ajudar seu negócio!

O que é e para quem é o inbound marketing?

As empresas que desejam atrair potenciais clientes sem se utilizar de métodos intrusivos encontram no inbound marketing uma boa forma de atingir seus objetivos. Através da tradução do próprio termo “inbound marketing”, chegamos a “marketing de entrada”, ou seja, as ações visam atrair os clientes em potencial até a entrada da sua página online, ou adesão ao seu serviço. Por este motivo, é também conhecido como “marketing de atração”.

Como é realizado o marketing de atração?

Algumas ferramentas são essenciais no desenvolvimento de uma estratégia de inbound marketing, é o caso do blog e do e-mail marketing. Com um planejamento prévio e as técnicas adequadas, o marketing de atração gera resultados sólidos e a longo prazo.

Ferramentas para inbound marketing

Blog e SEO

Poderosa ferramenta para o inbound marketing, o blog costuma ser o cartão de visitas para a entrada de visitantes segmentados em seu site, que é justamente o objetivo da estratégia. Mas isso só pode acontecer se os textos seguirem algumas premissas e utilizarem técnicas de produção e configuração que sejam amigáveis aos buscadores.

Aqui, estamos falando de SEO (Search Engine Optimization), que ajuda na aparição dos seus posts do blog em posições privilegiadas no Google e outros sites de busca. Outro ponto que se deve ter bastante atenção é o tema dos posts que, junto a palavras-chave, funcionam para atrair justamente aquelas pessoas que você quer atingir e possam ser um bom público para seus negócios.

E-mail marketing e funil de conversão

O envio de e-mails com promoções é bastante comum, mas não é este formato que o inbound marketing trabalha. Quando se oferece produtos, a ação é de empurrar para seu potencial cliente algo que você quer vender. Já os e-mails dentro da estratégia de inbound prezam por gerar e manter um relacionamento com as pessoas inscritas, de forma que elas se sintam primeiramente próximas à empresa e fiquem mais à vontade.

Quando bem montada a ordem dos e-mails, são gerados excelentes resultados. Softwares de automação de e-mails são os aliados da estratégia, pois permitem a segmentação das mensagens em um funil de conversão. Mas o que isso significa?

Funil de conversão é outra ferramenta bastante importante para o sucesso do processo. Através dela, os e-mails escritos e já agendados chegam, cada um, a uma pessoa da sua lista de e-mails, de acordo com o relacionamento que a sua marca tem com ela.

Por exemplo: o primeiro encontro de um casal requer uma conversa voltada ao conhecimento de uma para a outra pessoa, de forma que pode não ser de bom tom planejar o casamento neste primeiro contato, não é mesmo?

O inbound marketing trabalha da mesma forma, com o amadurecimento da relação empresa-cliente pouco-a-pouco, atraindo aqueles que possam estar apenas descompromissadamente paquerando um produto, e de repente se pegam encantados e levando-o ao altar.

Mas você deve estar pensando…
Por que não oferecer o meu produto de cara para o possível cliente virar logo um comprador?

Simples: porque isso pode assustá-lo. Imagine que ele não conhece a sua marca (ainda nem pegou na mão e já quer colocar o anel?). Isso não significa que você não possa gerar vendas de impulso, e para isso existem outras ferramentas.

E nos casos em que o cliente em potencial já entrar em seu site muito interessado, há grandes chances de ele comprar direto ou tirar uma dúvida pontual e partir para a conversão. Logo, o inbound é para aqueles que chegam ao seu site e possam gerar uma consideração de compra, mas ainda não têm intenção de comprar.

O inbound marketing no período pós-pandemia

Como o inbound marketing pode ajudar na crise gerada pela pandemia?E se você está se perguntando…
Como o inbound marketing pode ajudar na crise gerada pela pandemia?

Raciocine junto… As pessoas estão com medo do futuro, ainda incerto para muitos em termos profissionais. Portanto, elas vão querer poupar ao máximo, mas elas não param de ter desejo por isso, tampouco de realizar compras.

Assim, somente as empresas mais preparadas conseguirão de fato realizar as suas vendas. E não vai ser empurrando os produtos ou serviços com anúncios constantes e frases repetitivas como “compre batom” que a venda vai ocorrer, concorda?

Portanto, será preciso se relacionar primeiro, entender os anseios e conduzir o seu cliente potencial para o produto que melhor se encaixa em suas necessidades, tendo também a sensibilidade na relação que tem com ele e entender que o momento não pede uma compra errada. Portanto, dê o seu melhor, pelo seu cliente e pela sua empresa. Conte com o inbound marketing para gerar vendas inteligentes com benefícios mútuos!

Como aplicar o inbound marketing?

Não fique triste nem saia desesperadamente atrás de um curso de inbound se você ainda não sabe como montar e aplicar a estratégia. A Asap10, agência parceira do Ferramentas Inteligentes, preparou um material bem interessante que irá te auxiliar a conhecer mais sobre o inbound marketing e vislumbrar um futuro pós-pandemia para a sua empresa.

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