A Revolução do Chatbot na Interação Digital

Entenda como o chatbot está mudando a forma de interagir

Entenda como o chatbot está mudando a forma de interagir

Você já deve ter percebido que os robôs estão cada vez mais envolvidos na interação online. Quando entramos em um site, lá está um chat nos convidando a interagir. Ao seguir uma página no Instagram, nos deparamos com uma mensagem de boas-vindas rapidamente em nosso direct. E o que falar quando questionamos algo no Facebook e temos uma resposta rápida e esclarecedora?! O responsável por este recurso é o chatbot. Vamos entender melhor do que se trata…

O que é Chatbot?

Com o objetivo de gerar relacionamento constante em tempo real, o chatbot é uma nova forma de interação que sua empresa pode ter com clientes atuais ou potenciais. Assim, o chatbot é um robô que representa sua empresa, seu produto e sua marca. Em tempos de inbound marketing (marketing de atração), ele é uma chave que ajuda na conversão, pois está sempre disponível para interação com o usuário.

Contudo, é importante que se saiba que o chatbot não é uma peça exclusiva do inbound marketing, mas é usado para essa estratégia como uma ferramenta. Como tal, tem seu espaço próprio no UX (user experience – experiência do usuário) e precisa ser explorado para ser mais eficiente em suas funções. É aí que entra o design…

Design para Chatbot

Um erro comum de muitas empresas é desenvolver chatbots baseados apenas na sequência lógica de perguntas e respostas em um mecanismo de linguagem artificial que irá facilitar a conversação com o robô. Neste caso, é pensado apenas na interação.

Para expandir esta definição, surgiu o conversation design (design de conversação), especialmente para o chatbot. Para que chatbots sejam eficientes, portanto, é importante colocá-lo como atuante para o inbound marketing e considerar o conversation design.

Contudo, apesar de ser focado na conversação, não podemos esquecer que o chatbot precisa agradar o público-alvo para integrar a estratégia do inbound. Neste ponto surge um desafio: como fazer um robô ter empatia com o usuário?

Os melhores chatbots são feitos com a transformação do robô em um Criar persona para chatbotpersonagem. Para que isso ocorra, deve-se pensar e criar uma persona que irá se comunicar com o usuário a partir de um perfil e personalidade própria.

A partir da análise do cliente/usuário da sua marca ou empresa, são estabelecidos objetivos para o robô. Com uma persona própria, é gerado todo o desenho conversacional. Isso é feito pensando que o chatbot faz parte de um todo e tem como guia o inbound marketing.

Inbound Marketing + Conversation Design

Quando se tem em mente que o inbound marketing é o guia do mecanismo e o conversation design é a forma de realizá-lo, a persona do robô atua diretamente com a identidade digital da marca e interage de forma agradável com o usuário, juntando os dois processos em um único objetivo: criar um chatbot excepcional.

Chatbots são uma valiosa fonte de conversação e ajudam muito no processo de venda e na identificação do cliente com a marca. Há milhares de possibilidades de exploração de chatbots, e para que você conheça algumas, leia sobre:

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