A Revolução do Chatbot na Interação Digital

Você já deve ter percebido que os robôs estão cada vez mais envolvidos na interação online. Quando entramos em um site, lá está um chat nos convidando a interagir.

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Entenda como o chatbot está mudando a forma de interagir

Você já deve ter percebido que os robôs estão cada vez mais envolvidos na interação online. Quando entramos em um site, lá está um chat nos convidando a interagir. Ao seguir uma página no Instagram, nos deparamos com uma mensagem de boas-vindas rapidamente em nosso direct. E o que falar quando questionamos algo no Facebook e temos uma resposta rápida e esclarecedora?! O responsável por este recurso é o chatbot. Vamos entender melhor do que se trata…

O que é Chatbot?

Com o objetivo de gerar relacionamento constante em tempo real, o chatbot é uma nova forma de interação que sua empresa pode ter com clientes atuais ou potenciais. Assim, o chatbot é um robô que representa sua empresa, seu produto e sua marca. Em tempos de inbound marketing (marketing de atração), ele é uma chave que ajuda na conversão, pois está sempre disponível para interação com o usuário.

Contudo, é importante que se saiba que o chatbot não é uma peça exclusiva do inbound marketing, mas é usado para essa estratégia como uma ferramenta. Como tal, tem seu espaço próprio no UX (user experience – experiência do usuário) e precisa ser explorado para ser mais eficiente em suas funções. É aí que entra o design…

Design para Chatbot

Um erro comum de muitas empresas é desenvolver chatbots baseados apenas na sequência lógica de perguntas e respostas em um mecanismo de linguagem artificial que irá facilitar a conversação com o robô. Neste caso, é pensado apenas na interação.

Para expandir esta definição, surgiu o conversation design (design de conversação), especialmente para o chatbot. Para que chatbots sejam eficientes, portanto, é importante colocá-lo como atuante para o inbound marketing e considerar o conversation design.

Contudo, apesar de ser focado na conversação, não podemos esquecer que o chatbot precisa agradar o público-alvo para integrar a estratégia do inbound. Neste ponto surge um desafio: como fazer um robô ter empatia com o usuário?

Os melhores chatbots são feitos com a transformação do robô em um Criar persona para chatbotpersonagem. Para que isso ocorra, deve-se pensar e criar uma persona que irá se comunicar com o usuário a partir de um perfil e personalidade própria.

A partir da análise do cliente/usuário da sua marca ou empresa, são estabelecidos objetivos para o robô. Com uma persona própria, é gerado todo o desenho conversacional. Isso é feito pensando que o chatbot faz parte de um todo e tem como guia o inbound marketing.

Inbound Marketing + Conversation Design

Quando se tem em mente que o inbound marketing é o guia do mecanismo e o conversation design é a forma de realizá-lo, a persona do robô atua diretamente com a identidade digital da marca e interage de forma agradável com o usuário, juntando os dois processos em um único objetivo: criar um chatbot excepcional.

Chatbots são uma valiosa fonte de conversação e ajudam muito no processo de venda e na identificação do cliente com a marca. Há milhares de possibilidades de exploração de chatbots, e para que você conheça algumas, leia sobre:

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