7 ferramentas para Captura e Gravação de tela

7 ferramentas para Captura e Gravação de tela

As ferramentas para registro da tela do computador são bastante necessárias para quem tem um produto digital e precisa gravar tutoriais. Tanto as ferramentas para print screen quanto para gravação em vídeo do que acontece na navegação são boas pedidas para esta função. Contudo, a utilidade destas ferramentas vai além.

Elas são de grande valia para quem trabalha online e precisa gravar um percurso no computador para ajudar alguém. Estas ferramentas são ainda úteis para profissionais de suporte.  Outra utilização está na gravação de videoaulas, já que boa parte destas ferramentas permitem ainda a gravação da webcam e a alternância entre ela e a tela do seu computador. Neste artigo, apresentamos 7 ferramentas para registro de tela, com a função de gravação em vídeo e captura.

Softwares para gravação de tela

Conheça 5 softwares com o recurso de gravação de tela em vídeo. Algumas destas ferramentas permitem também a edição de vídeos como uma funcionalidade adicional ou em programa complementar.

  1. oCam of OhSoft

A ferramenta oCam of OhSoft permite a gravação de vídeos a partir da tela em uma variedade de formatos, além de comprimento ilimitado. Pode ser utilizada para gravar webcam, jogos online e outras telas, tudo no modo gratuito.

  1. Ezvid

Também gratuita, a ferramenta Ezvid permite gravar vídeos com qualidade e oferece recursos adicionais. Entre suas funcionalidades, estão a inclusão de áudio e o upload automático para YouTube. Interessante, não é?!

  1. Active Presenter

Segundo o fabricante, Active Presenter é uma ferramenta bastante intuitiva para criar vídeos a partir da tela. Com o editor de vídeos integrado, é ainda um software voltado para e-learning (vídeo abaixo), podendo ser utilizado para a gravação de aulas, vídeos de vendas e outros. Para a utilização, você precisa assinar um dos planos pagos.

  1. Camtasia

Similar ao Active Presenter, o software Camtasia oferece o recurso da gravação de tela e também o editor de vídeos que funciona no Windows e Mac. Apesar de paga, a ferramenta permite o uso gratuito do usuário para testar.

  1. Screencast-O-Matic

Você pode gravar a tela do seu computador e também a webcam com Screencast-O-Matic, uma ferramenta paga com editor de vídeo. Pode incluir ainda o compartilhamento dos projetos e das ferramentas com a equipe do trabalho.

Extensões para captura de tela personalizada

Se você está cansado de fazer o print da sua tela e colar no paint para só então recortar e copiar para a área de transferência a parte que deseja compartilhar, continue lendo para descobrir como fazer captura de tela personalizada de forma fácil!

Apresentamos aqui duas extensões para navegadores que te permitem selecionar a parte ideal do print para já salvar em JPEG, PNG ou PDF. Ambas podem ser adicionadas ao seu Google Chrome para facilitar esta tarefa!

  • Fireshot

Com plano gratuito e plano pago, Fireshot oferece recursos diversos para a captura da tela: print da parte visível, capturar a página inteira, selecionar a captura, e outras funções avançadas. Ao final, você salva no seu computador como imagem, PDF ou ainda envia direto pelo e-mail. Pode também copiar o print direto para a área de transferência.

  • Lightshot

Similar ao Fireshot, o Lightshot faz a captura selecionada da tela e com apenas dois cliques. Traz ainda o diferencial de funcionar também em outros navegadores além do Chrome, como Firefox, Opera, IE e Windows/Mac. A ferramenta é totalmente gratuita e oferece um editor de vídeo online para a edição após a gravação.

ferramenta para captura de tela lightshot

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.