4 ferramentas para trabalhar com ícones 

4 ferramentas para trabalhar com ícones 

4 ferramentas para trabalhar com ícones 

Com variadas aplicações, os ícones são mais conhecidos pela sua representatividade visual. De origem grega, a palavra se referia em países ortodoxos a pinturas religiosas em igrejas, que se caracterizavam pela fidelidade da imagem. Hoje, apesar do seu significado estar mais atrelado à semiótica e dizer respeito a um signo visual que representa outro objeto (geralmente bastante semelhante a ele), a ideia é a mesma, de identificação da referência. Assim, ao olhar um ícone, conseguimos deduzir rapidamente a quê ele se refere. Temos ainda o significado no senso comum e popular: uma pessoa “ícone” em sua área profissional é alguém de referência por ter um bom desempenho neste contexto. 

Aqui, contudo, estamos nos referindo ao ícone no campo da informática. Em sistemas operacionais, um ícone é um elemento que facilita o usuário identificar a função de determinado programa. O símbolo gráfico é comumente encontrado em atalhos para arquivos específicos, softwares ou pastas de trabalho. Seja qual for a sua representatividade, a utilização de ícones em dispositivos diversos (desktop, celular, tablet) tem como objetivo facilitar o gerenciamento e a execução de uma aplicação. 

Ferramentas para Ícones 

Devido à sua importância gerencial, há diversas ferramentas digitais para se trabalhar com ícones. A seguir, apresentamos quatro ferramentas de ícones (bancos, editor e plugin) que estão aqui, no Ferramentas Inteligentes.

  1. IconArchive 

Este é um banco de ícones com centenas de milhares disponíveis para realização de download gratuito. Todos os ícones do IconArchive são liberados para uso pessoal e alguns pacotes estão disponíveis para uso comercial também gratuito (os que se enquadram nesta categoria são apontados pela própria plataforma). A ferramenta traz ainda uma busca para facilitar e você achar o ícone por tema ou artista. 

Saiba mais sobre o Banco de Ícones IconArchive!

2. Simple Icons 

Este é outro banco de ícones online. O Simple Icons traz uma variedade de formatos para cada ícone apresentado pelo siteNele, a regra de download é clara: gratuito para todos os ícones, desde que o uso seja pessoal ou voltado projetos públicos; você só paga por um ícone se for usá-lo de forma privada ou comercial. 

Saiba mais sobre o Banco de Ícones Simple Icons! 

3. FlatIcon 

Este é um plugin para utilização no Adobe Photoshop e em outros editores de imagens. Segundo seu fabricante, é o maior banco de dados de ícones gratuitos disponíveis nos formatos PNG, SVG, EPS, PSD e BASE 64. FlatIcon pode ser baixado gratuitamente pelo site ou, ainda, utilizado de forma online para baixar ícones específicos. 

Saiba mais sobre o Plugin para Photoshop do Banco de Ícones FlatIcon! 

4. X Icon Editor 

Com X Icon Editor, você não se limita a utilizar ícones que encontra prontos e disponíveis em bancos  online de ícones. Você pode editá-los nesta ferramenta gratuita e online. Há ainda a possibilidade de utilizar o X Icon Editor para criar ícones de alta resolução. Isso é possível porque a ferramenta se trata de um aplicativo HTML5. 

Saiba mais sobre o Editor e Criador de Ícones X Icon Editor! 

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.