4 boas atitudes para adotar o ano inteiro no escritório

Boas atitudes para adotar o ano inteiro no trabalho em escritório

4 comportamentos exemplares para adotar no trabalho

Quem trabalha em escritório sabe a diferença que faz ter o foco na produtividade e no serviço em si, e não deixar que bate-papos e reuniões tomem muito tempo. Claro que cada um desses tem sua dose saudável e necessária. Mas já se sabe que não dá para exagerar e fazer do seu trabalho um eterno momento de relações pessoais (a não ser que você trabalhe primordialmente com comunicação interna; e ainda assim, tem que ser dosada).

Fora as distrações já típicas, há algumas atitudes que você pode adotar que farão a diferença no seu cotidiano no escritório, seja ele em uma empresa local ou em um home office. A seguir, falamos de 4 boas atitudes para melhorar sua produtividade no trabalho em escritório.

O minimalismo, a agenda, o imediatismo e o planejamento

1) Atitude minimalistaTenha uma atitude minimalista no escritório e seja mais produtivo

Na prática, você deve eliminar do seu ambiente de trabalho todo e qualquer objeto que não esteja relacionado
diretamente com suas atividades mais rotineiras. Por exemplo, se você trabalha na maior parte do tempo no computador, não tem necessidade de ter 10 ou mais canetas na sua mesa, certo? Também não tem sentido você ter vários cadernos e folhas soltas se não vai usar constantemente… Organize tudo em uma gaveta; ou ainda, em uma pasta, e guarde. Assim, você não irá se dispersar ou se preocupar com um trabalho que ainda não está na hora de fazer.

Planejamento e uso da agenda para produtividade2) Planeje e “use” agenda

É comum quem trabalha em escritório ter uma agenda nova a cada início de ano, e lá escrever todos os planos, trabalhos, desenvolvimentos, compromissos… Mas com o passar do tempo, pode ir deixando de abri-la, não escrever mais, nem consultá-la, o que acarreta em perda de compromissos. Lembre-se de que a função da agenda é te ajudar a se organizar e cumprir compromissos e tarefas dentro do prazo. Lá, você deve especificar um tempo para cada atividade, e se dedicar em determinado horário somente ao que foi estipulado, sem pular ou atropelar a lista de cada dia ou da semana.

3) Não deixe para amanhãAdiar ou cumprir um compromisso agora

Em um dia, a preguiça. No outro, dor de cabeça. No terceiro, uma reunião que irá tomar grande parte do dia. E assim você vai adiando tarefas importantes… O adiamento só deve ser feito em casos muito especiais, e de última hora. Mesmo que você não esteja disposto ou tenha um compromisso gigante no dia, tente pelo menos fazer parte do que planejou, e adie o menos possível. Tem dia que realmente é necessário o trabalho mais lento e concentrado, e você pode nem conseguir concluir tudo dentro do planejado, mas só não deixe de começar a fazer.

Tenha objetivos e metas, planeje cada um4) Faça planos de curto, médio e longo prazo

Não adianta só ter objetivos estipulados para cumprir. Metas são mais eficazes porque determinam o período de tempo em que determinada ação será tomada ou para que uma tarefa seja cumprida. Por isso, grandes feitos devem ter uma meta de longo prazo. A partir daí, você escolhe os caminhos para chegar a esta meta, e surgem as de médio prazo. Para chegar a essas, você pode ainda determinar ações para serem tomadas em curto prazo. Assim, com um plano para cada meta (ou grupo de metas), fica mais fácil atingir seus objetivos no trabalho. Mas não se frustre: às vezes, não dá para atingir tudo dentro dos prazos que planejou, sendo necessário ajustes periódicos. Só não faça com que eles sejam eternos, ok?

Leia, a seguir, só se você quer mesmo ser mais produtivo!

Se você é realmente preocupado em ter um rendimento cada vez melhor no trabalho, temos mais duas dicas para você: adotar ferramentas de produtividade; e acessar o nosso acervo de materiais que falam sobre como ser mais produtivo no trabalho. A seguir, alguns dos artigos sobre o assunto:

  1. As melhores ferramentas digitais para ser mais produtivo

Artigo: Ferramentas para produtividade | Listamos as 5 melhores

  1. Dicas focadas em maior produtividade no trabalho

Artigo: 7 Dicas incríveis de organização para empreendedores

  1. Seja produtivo ao gerenciar seu trabalho com relacionamentos

Artigo: Ferramentas de CRM – Use para gerenciar sua estratégia de marketing digital

  1. Faça apresentações com mais produtividade

Artigo: 7 razões para você começar a usar as Apresentações do Google

  1. Mais produtividade no marketing com as ferramentas certas

Artigo: Conheça as melhores ferramentas para fazer Automação de Marketing

Já adota alguma atitude que considera te tornar mais produtivo? Conte pra gente nos comentários…

Tem algum amigo ou colega de trabalho que precisa ser mais focado e produtivo? Indique este artigo pra ele…

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.