Marketing Digital para o Dia das mães: tradicional com inovação
Marketing Digital para o Dia das mães: tradicional com inovação
Para algumas marcas, o Dia das Mães é uma data tradicional para as mídias sociais e para o e-mail marketing: imagens fofas e mensagens emocionantes. No entanto, o feriado também fornece material para marcas que querem inovar e investem na oportunidade de se tornar significativas na mente dos clientes: elas procuram pelo branding.
Enquanto muitos consumidores começam a procurar por presentes do dia das mães um mês antes, a maioria não pensa na data até uma semana antes. Portanto, é importante que as mensagens sigam intensificando e lembrando a data, e não somente com conteúdo publicado no dia da comemoração. Os consumidores estão cada vez mais vivendo “no último minuto”, e é preciso que eles tenham em mente a sua marca, a sua empresa.
Para te inspirar nesta tarefa de como pensar o marketing digital de forma inovadora para esta data tão tradicional que é o dia das mães, selecionamos marcas internacionalmente conhecidas que investiram no inovador e se deram muito bem com os consumidores. Acompanhe conosco aqui embaixo…
E-mail marketing como solução
A marca norte-americana Edible Arrangements, especializada em cestas de café da manhã, buquês e chocolates, percebeu que os seus clientes costumavam deixar a compra dos presentes para a última hora. Para manter a sua marca na mente das pessoas, eles deliberadamente começaram a enviar e-mail marketing para os clientes que não tinham comprado o presente para as suas mães. E quanto mais a data se aproximava, dobrava-se o número dos envios de e-mail marketing. A marca também investiu em anúncios Adsense, que eram baseados na localização dos prospects que ficavam mais próximos das lojas físicas, focando nos compradores de última hora com a mensagem que a empresa estaria aberta no feriado e entregaria nos finais de semana.
Busca por engajamento nas redes sociais
As redes sociais também desempenham um papel importante na comercialização do Dia das Mães. Assim, a empresa de segurança americana ADT quis iniciar uma conversa com os filhos que são “cuidadores das mães”, relembrando os conselhos que as mães dão. Eles lançaram a hashtag #MomSayings no Twitter (na tradução literal, seria “Dizeres da Mamãe”, ou ainda algo como “Mamãe Disse”). A hashtag quis servir como um impulso para entrar em um concurso para ganhar um ano de serviço de monitoramento de saúde. A campanha destacava conselhos humorísticos das mães para chamar atenção para os filhos adultos que se tornaram cuidadores delas. Com essa abordagem pró-ativa, a empresa conseguiu se tornar mais próxima dos clientes, que desabafaram com a marca ao relembrarem a importância de retribuir os cuidados das mães.
Aprenda a reforçar a marca com a Coca Cola Company
A linha de sucos da Coca Cola Company, a Minute Maid, acendeu a conversação com o seu público ao divulgar a campanha #DoingGood (na tradução literal, seria “fazendo o bem”). A campanha consistiu em as crianças escreverem cartas com a descrição de “tudo de bom” que as suas mães fizeram em suas vidas, com o intuito de amenizar as dúvidas das mães sobre suas habilidades parentais. Embora os vídeos postados nas redes sociais não falem especificamente sobre a marca, a Minute Maid conseguiu impulsionar o engajamento do seu público, criando um laço entre companhia e consumidor.
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