Crie uma estratégia de isca digital com e-book em 5 etapas

0

5 passos para criar uma isca digital com um e-book

Se você tem um blog, um site, ou deseja construir uma estratégia para alcançar mais o seu público-alvo na internet, sabe o quanto é difícil atrair a atenção das pessoas. E é ainda mais difícil captar seus contatos e real interesse. Por esta razão, criar uma “isca digital” pode ser uma forma bastante eficaz de atingir este objetivo.

Mas você sabe o que é isca digital?

Como o próprio nome já diz, a “isca” busca atrair quem você quer através da oferta de algo que seja interessante para o outro (que você quer atrair). Chama-se isca digital quando utilizamos o objeto de atração e a forma de alcançá-lo através de meios digitais, que na maior parte das vezes é online.

Como é digital também a forma de acessar a oferta, é aí que você consegue fisgar o seu público: para ter acesso à isca, é preciso que a pessoa realize um cadastro, em que irá fornecer informações relevantes para você, como: nome, e-mail e telefone (por exemplo). Você também pode adicionar ao cadastro a profissão, o cargo e outros tópicos. Mas é importante que não haja um número muito grande de itens a responder, pois pode ficar maçante e demorar muito tempo, o que pode fazer com que o público perca o interesse na sua isca.

Tipos de isca digital

Como dito anteriormente, a isca tem que ser bastante atrativa e interessante para a pessoa que você quer “fisgar”. E a oferta de iscas que mais é utilizada é a entrega de conteúdo, que pode ser através de e-books, webinars, infográficos, whitepapers etc. Como também pode ser a oferta de um serviço como isca, como: o uso de determinada ferramenta da qual você é fabricante, uma consultoria gratuita em uma área que você seja especialista… E ainda pode ser através de uma interação em que você coloca o seu target como personagem principal e de importância pra você; isso ocorre ao realizar quiz, pesquisas, testes e estudos diversos com a resposta do seu público.

Um e-book como isca para seu público alvo

Sem dúvida, esta é uma das iscas mais utilizadas. É simples de ser montada e disponibilizada, além de ter a possibilidade de oferecer uma riqueza de detalhes e conteúdo sobre um assunto interessante para seu público.

Estratégia de isca digital em 5 etapas

  1. Pesquisa sobre o tema de interesse do seu target

O tema é o que vai ser o chamariz e dar “cara” à sua isca. Procure estudar bastante o que busca na internet aquele público que você quer atrair. Dê uma olhada na concorrência, faça uma pesquisa nas redes sociais, e até com clientes ou consumidores atuais (se já tiver) do produto/serviço que você quer vender.

Você pode ainda realizar uma pesquisa online com uma ferramenta digital! Veja algumas ferramentas aqui: Ferramentas para Pesquisa Online.

  1. Criar um e-book

Neste processo, colocamos o e-book como isca, mas você pode trocá-lo por qualquer uma das iscas acima descritas no tópico “Tipos de isca digital”. Para iniciar, contudo, indicamos o e-book por ser o mais simples de ser realizado, e sobre o qual temos um artigo que explica o passo-a-passo da sua criação:

https://ferramentasinteligentes.com.br/dicas/como-criar-e-book-do-zero/

 

  1. Montar uma página de captura

Aqui, você tem algumas opções diferentes. Pode criar uma página no seu site/blog/e-commerce com a descrição da sua oferta e formulário de cadastro (com, pelo menos, nome e e-mail) para recebê-la. Ou ainda montar uma landing page só para este fim, não necessitando ter um site ainda para isso. Se for montar a landing page, escolha uma ferramenta que atenda a suas necessidades e tenha integração com a ferramenta de e-mail marketing que você vai utilizar na etapa a seguir.

Há algumas ferramentas para criação de páginas de captura/venda/aterrisagem/landing pages aqui no Ferramentas Inteligentes!

  1. Integrar a página de captura com uma ferramenta de e-mail marketing

Como dito acima, depois de montar a sua página, bem descrita de forma atraente, e com formulário para ter acesso ao e-book, é hora de escolher uma ferramenta de e-mail marketing para realizar a integração. Desta forma, assim que o seu público conclui o cadastro no formulário da sua página de captura, já chegará um e-mail para ele com o material solicitado.

Conheça algumas ferramentas de e-mail marketing que temos cadastradas, e escolha a melhor para você!

  1. Divulgar

Depois de todas as etapas acima finalizadas, é hora de divulgar nas redes sociais, em anúncios pagos e em comunidades de interesse.

Mas, atenção:

A divulgação é parte integrante da estratégia! Não adianta cumprir todas as etapas anteriores e esquecer desta, ok?!

Agora que você já aprendeu como criar e disponibilizar a sua isca, desejamos uma excelente pescaria para você! 😉

 

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais