Construção de Relacionamento por E-mail (Lista da Isca Digital)
Construção de Relacionamento por E-mail
Como se comunicar com a lista gerada após disponibilizar uma isca digital
No artigo 5 passos para criar uma isca digital com um e-book, falamos de algumas etapas importantes neste processo. Começando pela pesquisa do tema, passando pela criação do e-book em si, a criação da página de captura e a integração com uma ferramenta de e-mail marketing, e chegando à ação final, que não se esgota, mas é contínua após a estratégia estar completamente pronta: a divulgação.
Se você não leu o artigo anterior, recomendamos que tire um tempinho para estudá-lo antes de prosseguir neste.
https://ferramentasinteligentes.com.br/dicas/crie-uma-estrategia-de-isca-digital-com-e-book-em-5-etapas/#
A divulgação online
Há quem pense que divulgar é apenas falar sobre algo, fazer posts nas mídias sociais e indicar a leitura para os amigos. Mas no marketing digital estas ações são apenas o começo da estratégia pós isca digital. O meio mais utilizado para continuidade da comunicação por quem se interessou em baixar seu e-book (ou outro material que você tenha oferecido) é o e-mail marketing.
É esta ferramenta que geralmente permite iniciar a construção do relacionamento utilizando o que, em jornalismo, chamamos de “gancho” para a conversa. E, popularmente, é aquela desculpinha do assunto em comum para “puxar um papo” com quem você não tem intimidade, mas gostaria de conhecer melhor. No nosso caso, é interessante conhecermos quem “mordeu a nossa isca” porque, muito provavelmente, faz parte do nosso público-alvo.
Para este público da lista que você formou na sua ferramenta de e-mail marketing ser mesmo de seu interesse, é de suma importância o estudo do tema do material que você vai disponibilizar para download. Só assim, casando-se o tema do e-book com o seu objetivo de negócio final com o prospect, é que você irá construir uma lista realmente relevante para se comunicar e estreitar suas relações.
E-mail marketing para relacionamento
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Começando a se relacionar
O início do relacionamento com sua lista é quando você envia um e-mail de confirmação para cada um, logo após o cadastro ser realizado para ter acesso à isca digital. Há, ainda, quem envie por e-mail o material para download. Assim, fomenta-se uma relação ainda mais forte logo a princípio. Isso porque o destinatário já se habitua a receber mensagens suas por este canal.
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Relacionamento fluido
Logo após, você pode entrar em contato com sua lista para oferecer materiais complementares aos que ela teve acesso na isca. Pode ser sobre o mesmo assunto, neste momento. Depois, gradualmente, você pode ainda oferecer materiais sobre assuntos não ligados diretamente ao anterior, mas correlato, que pode levá-lo a se interessar.
DICA Faça, antes de tudo, um perfil do seu cliente ideal. Este perfil é chamado por muitos de persona. Aliás, temos uma ferramenta para te ajudar a criar uma persona! Depois, a partir deste perfil, utilize as ferramentas inteligentes que listamos para saber que conteúdo o seu público busca!
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Intimidade na relação
Com o tempo, você pode, sutilmente, pedir ajuda à sua lista para uma pesquisa mais direta que vai te possibilitar conhecê-la de verdade. A partir daí, você pode, oferecer ajudas relacionadas ao seu serviço ou produto (que quer vender) e, dependendo do interesse, falar sutilmente sobre o que você faz e o que pode oferecer para satisfazer as necessidades da lista (que é o seu objetivo final).
Automação de Marketing
É claro que as plataformas comuns de e-mail marketing podem te ajudar neste processo de envio manual das suas comunicações à sua lista. Sobre isso, você pode conhecer 5 ferramentas que vão te ajudar no envio de e-mails. Mas se estas ferramentas são mortais, as de automação são os super heróis.
Automatizar envios de e-mails marketing não significa só ganhar tempo, mas manter uma comunicação relevante em uma linha crescente de relacionamento com seu público. Para isso, temos algumas dicas e ferramentas de automação para elevar o seu relacionamento por e-mail a um nível profissional.
Desta forma, você mantém uma relação com quem se interessa por assuntos que podem levar ao seu serviço/produto, e fica sempre na lembrança deles.
Entendeu a diferença entre uma simples divulgação e uma estratégia digital de relacionamento?
Então, mãos à obra! 😉