Construção de Relacionamento por E-mail (Lista da Isca Digital)

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Construção de Relacionamento por E-mail

Como se comunicar com a lista gerada após disponibilizar uma isca digital

No artigo 5 passos para criar uma isca digital com um e-book, falamos de algumas etapas importantes neste processo. Começando pela pesquisa do tema, passando pela criação do e-book em si, a criação da página de captura e a integração com uma ferramenta de e-mail marketing, e chegando à ação final, que não se esgota, mas é contínua após a estratégia estar completamente pronta: a divulgação.

Se você não leu o artigo anterior, recomendamos que tire um tempinho para estudá-lo antes de prosseguir neste.

https://ferramentasinteligentes.com.br/dicas/crie-uma-estrategia-de-isca-digital-com-e-book-em-5-etapas/#

 

A divulgação online

Há quem pense que divulgar é apenas falar sobre algo, fazer posts nas mídias sociais e indicar a leitura para os amigos. Mas no marketing digital estas ações são apenas o começo da estratégia pós isca digital. O meio mais utilizado para continuidade da comunicação por quem se interessou em baixar seu e-book (ou outro material que você tenha oferecido) é o e-mail marketing.

É esta ferramenta que geralmente permite iniciar a construção do relacionamento utilizando o que, em jornalismo, chamamos de “gancho” para a conversa. E, popularmente, é aquela desculpinha do assunto em comum para “puxar um papo” com quem você não tem intimidade, mas gostaria de conhecer melhor. No nosso caso, é interessante conhecermos quem “mordeu a nossa isca” porque, muito provavelmente, faz parte do nosso público-alvo.

Para este público da lista que você formou na sua ferramenta de e-mail marketing ser mesmo de seu interesse, é de suma importância o estudo do tema do material que você vai disponibilizar para download. Só assim, casando-se o tema do e-book com o seu objetivo de negócio final com o prospect, é que você irá construir uma lista realmente relevante para se comunicar e estreitar suas relações.

E-mail marketing para relacionamento

  1. Começando a se relacionar

O início do relacionamento com sua lista é quando você envia um e-mail de confirmação para cada um, logo após o cadastro ser realizado para ter acesso à isca digital. Há, ainda, quem envie por e-mail o material para download. Assim, fomenta-se uma relação ainda mais forte logo a princípio. Isso porque o destinatário já se habitua a receber mensagens suas por este canal.

  1. Relacionamento fluido

Logo após, você pode entrar em contato com sua lista para oferecer materiais complementares aos que ela teve acesso na isca. Pode ser sobre o mesmo assunto, neste momento. Depois, gradualmente, você pode ainda oferecer materiais sobre assuntos não ligados diretamente ao anterior, mas correlato, que pode levá-lo a se interessar.

DICA
Faça, antes de tudo, um perfil do seu cliente ideal. Este perfil é chamado por muitos de persona. Aliás, temos uma ferramenta para te ajudar a criar uma persona!
Depois, a partir deste perfil, utilize as ferramentas inteligentes que listamos para saber que conteúdo o seu público busca!
  1. Intimidade na relação

Com o tempo, você pode, sutilmente, pedir ajuda à sua lista para uma pesquisa mais direta que vai te possibilitar conhecê-la de verdade. A partir daí, você pode, oferecer ajudas relacionadas ao seu serviço ou produto (que quer vender) e, dependendo do interesse, falar sutilmente sobre o que você faz e o que pode oferecer para satisfazer as necessidades da lista (que é o seu objetivo final).

Automação de Marketing

É claro que as plataformas comuns de e-mail marketing podem te ajudar neste processo de envio manual das suas comunicações à sua lista. Sobre isso, você pode conhecer 5  ferramentas que vão te ajudar no envio de e-mails. Mas se estas ferramentas são mortais, as de automação são os super heróis.

Automatizar envios de e-mails marketing não significa só ganhar tempo, mas manter uma comunicação relevante em uma linha crescente de relacionamento com seu público. Para isso, temos algumas dicas e ferramentas de automação para elevar o seu relacionamento por e-mail a um nível profissional.

Desta forma, você mantém uma relação com quem se interessa por assuntos que podem levar ao seu serviço/produto, e fica sempre na lembrança deles.

Entendeu a diferença entre uma simples divulgação e uma estratégia digital de relacionamento?

Então, mãos à obra! 😉

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