Como usar a #PraCegoVer no Facebook?

0

Entenda como surgiu e aprenda a usar a hashtag de acessibilidade

Você já deve ter visto diversas vezes a expressão “#PraCegoVer” no Facebook. A hashtag é uma iniciativa que visa disseminar um projeto de inclusão de pessoas com deficiência visual à tecnologia. Sim, elas também acessam o Facebook e se utilizam de ferramentas de audiodescrição. O uso da hashtag é, portanto, uma ferramenta de acessibilidade.

Como isso surgiu?

Ao contrário do que você pode imaginar, o projeto não é recente. Em matéria publicada no ano de 2016 pelo site do Meio e Mensagem, a expressão já havia sido citada relacionada à multinacional Coca-Cola, que chamou a atenção do público e dos profissionais de marketing ao usar a hashtag. A empresa ganhou destaque com a questão da acessibilidade por ser patrocinadora dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, investindo em ações inclusivas nas mídias sociais da marca. Você pode conferir a matéria completa aqui: Coca-Cola visa inclusão com hashtag #PraCegoVer.

Além da Coca-Cola, a página do Conselho Nacional de Justiça no Facebook também ajudou a disseminar a tecnologia, que hoje é adotada por muitas outras empresas que aderiram ao projeto idealizado por Patrícia Braille, coordenadora da Educação Especial no Estado da Bahia e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A autora do projeto “Pra Cego Ver” atua também em editoração de livros com audiodescrição nos formatos Braille, Livro Falado e Daisy.

Segundo matéria do site Smoke Buddies, a ideia teria surgido da necessidade que a autora tinha em descrever imagens do Facebook aos seus amigos cegos. O lançamento foi realizado na própria mídia social em 04 de janeiro de 2012, ocasião em que se comemorava o aniversário do criador do Sistema Braille. O recurso segue ganhando cada vez mais popularidade e hoje incentiva muitos usuários a adotarem a prática para facilitar a inclusão de pessoas com deficiência visual na rede.

Como funciona a hashtag Pra Cego Ver?

Hashtag pra cego ver no facebookApós a legenda habitual que se coloca em uma foto, deve-se adicionar a #PraCegoVer. Em seguida, deve ser feita uma descrição da imagem, falando se é uma foto, um desenho, uma ilustração… E adicionando detalhes descritivos. Também é interessante especificar se são utilizados efeitos, como preto e branco, sépia ou outro. Desta forma, quando um deficiente visual utilizar normalmente seus aplicativos de audiodescrição, terá acesso à descrição da imagem, que será reproduzido pelo app. Assim, a inclusão ocorre com um melhor entendimento do contexto do post na rede social, que muitas vezes se utiliza mais da imagem para comunicar.

A expressão é adequada?

Segundo a página do projeto no Facebook, “Pra Cego Ver” é uma expressão que não ofende os deficientes visuais. No post, a autora Patrícia Braille fala que a palavra “cego” não é pejorativa, mas correta e usual para a função. Ela explica:

“Como esta hashtag tem uma função educativa e inclusiva, ela se refere aos videntes que não enxergam o cego e nunca se dão conta de que pessoas com deficiência visual usam redes sociais. Ela existe para impactar, para despertar o olhar de quem lê e se pergunta: ‘Ué, pra que raios esta descrição está aqui?’. Então vai pesquisar mais um pouco e… Zaz! Mais um vidente deixou de ser ‘cego’. Existe, principalmente, para o cego ou pessoa com deficiência visual/baixa visão que, pela falta de acessibilidade, não podia apreciar as imagens publicadas.”

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais