Como trabalhar as ferramentas digitais que você conhece aqui no portal? [Marketing Digital com Resultado]
Saiba como utilizar as ferramentas digitais e as categorias listadas no Ferramentas Inteligentes
ARTIGO 2/3 DA SÉRIE: MARKETING DIGITAL COM RESULTADO
Como falamos anteriormente, no artigo Sua empresa está perdida na internet? Veja como obter sucesso online, a ideia do Ferramentas Inteligentes é ser um local voltado a empreendedores, profissionais liberais ou de diversos segmentos, e até empresários, que buscam uma forma mais simples e eficiente de encontrar uma ferramenta digital que atenda a alguma necessidade do momento, principalmente voltada ao marketing e vendas online.
Desta forma, temos aqui no portal algumas categorias de ferramentas que podem ser usadas em conjunto para gerar um trabalho contínuo e eficaz de marketing digital. Contudo, temos nos deparado com usuários que conhecem as ferramentas mas não sabem como usá-las a seu favor. Para ajudar a eles (e a você, se for o seu caso), trazemos neste artigo um exemplo de aplicação de algumas destas ferramentas em conjunto, que podem constar em um mesmo plano de marketing online.
Desenvolvendo seu Site com a melhor ferramenta
Dentro da categoria de Desenvolvimento, temos a subcategoria Gerenciador de Conteúdo (CMS), na qual se encontra, entre outros, o mais famoso e popular: WordPress. Com ele, você pode desenvolver um site, uma loja virtual, um portfólio, um blog ou simplesmente uma página única de vendas.
Independentemente do tipo de página web que você decidiu criar com o WordPress ou outro CMS, é preciso colocar um bom conteúdo. O ideal é mesclar entre textos, vídeos e imagens. Assim, você alcança um maior número de pessoas, pois cada uma tem sua mídia preferida de consumo.
Ferramentas para gerar Conteúdo para o Site
Na enorme categoria de Conteúdo em nosso site, temos ferramentas para fins diversos. Com o Sparkol Videoscribe, por exemplo, você cria animações em vídeo de forma prática e rápida. Buzzsumo te dá valiosas ideias para textos. O banco de imagens Unsplash é ótimo para você buscar fotos em alta resolução para qualquer finalidade.
Mas não adianta só gerar conteúdo e deixar lá no seu site…
Para que o conteúdo que você criou seja encontrado pelas pessoas, você deve otimizar suas páginas com SEO. Desta forma, ao pesquisar determinadas palavras-chave no Google, os usuários chegam até seu site pelo conteúdo que você oferece.
Otimização do Website
Existem muitas formas de você gerar mais tráfego para seu site com SEO. Entre elas, estão o uso de plugin diretamente na plataforma do website, o estudo de palavras-chave e a análise de tendências de pesquisas nos buscadores.
SEO com plugin WP
Dentro da categoria SEO, você encontra a subcategoria Pesquisa de palavras-chave. Nela, há o Plugin SEO Squirrly, que pode ser instalado dentro da sua plataforma de WordPress. Lá, você faz as configurações possíveis para que seu site seja melhor encontrado nas buscas online.
Estudo de palavras-chave para conteúdo
Você pode ainda fazer uma pesquisa de palavras-chave no Wordze e inseri-las seus posts de blog e em textos de outras páginas de produtos ou serviços que estejam contidas no seu site.
Análise de tendências do Google (por ele mesmo)
Além destas possibilidades, existem ainda as ferramentas próprias do site de buscas mais acessado do mundo. Com o Google Trends, é possível refinar suas buscas por quais são as tendências de pesquisa em uma cidade em um determinado ano para uma palavra que você escolhe.
No artigo Série Ferramentas do Google: Google Trends, trazemos algumas possibilidades de uso desta poderosa ferramenta, com um passo-a-passo de como usá-la a favor do seu site.
Mas, e agora que seu site já está pronto, com conteúdo adequado e gerando tráfego orgânico por pesquisas em sites de busca? É muito importante seguir o próximo passo…
Relacionamento com o Lead
É interessante que, após consumir o bom conteúdo que você oferece, o usuário tenha a sua disposição algumas opções de como manter o contato com você. Aqui, vamos usar como exemplos o relacionamento via e-mail e via mídias sociais.
Relacionamento por E-mail Marketing
Ao visitar a página da categoria de E-mail Marketing aqui no Ferramentas Inteligentes, você tem a disposição dezenas de possibilidades. Na modalidade gratuita, Sparkpost se apresenta como uma ferramenta de e-mail que oferece um grande número de disparos grátis. Dentro da própria ferramenta, você tem um relatório estatístico das entregas e cliques dentro das mensagens.
É importante sempre acompanhar a qualidade de aberturas dos seus e-mails, os cliques nos links que mais interessam ao seu lead, e ainda quando ocorrem os descadastramentos. Um contato pode solicitar deixar de receber seus e-mails porque, por exemplo, você fala demais com ele por ali, ou porque seus assuntos não são suficientemente interessantes para ele. Assim, vale avaliar se você precisa refazer seu planejamento de conteúdo ou se ele se trata de um lead que não é qualificado dentro do público que você quer atingir.
Relacionamento nas Mídias Sociais
Paralelamente ao e-mail, você também pode usar as Mídias Sociais para se relacionar. Nesta categoria, você encontra ferramentas para Postagem e Análise, como Postcron, que te permite programar postagens em Facebook, Twitter e Google Plus de modo intuitivo e fácil. Para outras mídias sociais, você pode buscar outra ferramenta para facilitar o trabalho, como o Postgrain para agendamentos no Instagram.
Em todos os casos, a dica é a mesma do e-mail marketing: analisar periodicamente seu relacionamento, a quantidade de comentários e interações em geral nos conteúdos compartilhados, avaliações e ajustes contínuos.
Ah, vale falarmos aqui que, ao contrário do e-mail marketing, as mídias sociais admitem (e até exigem) uma frequência maior de distribuição de conteúdo.
Design rápido com aparência profissional
Em Desenvolvimento -> Editores de imagens (aqui no portal), você encontra criadores de design para mídias sociais bem legais, com layouts pré-programados, como o Canva e o Desygner (ambos com versão para desktop e em aplicativo).
Também tem o Quickmeme, que te permite adentrar e participar do universo dos memes rapidamente para não perder uma oportunidade de interação. Você pode ainda contar com o Graava, o app que junta pequenos vídeos ou fotos (ou ambos) e monta um filme rapidamente com uma trilha sonora que você escolhe; após, é só compartilhar pelo seu Android ou IOS.
Viu o quão rico é o universo de uso de ferramentas digitais ao seu favor? E essa é só uma pequena amostra de como se pode trabalhar com elas.
Agora, precisamos ser sinceros em um ponto com você…
Seguir os passos acima, com todas as ferramentas citadas (ou outras do portal) não vai te fazer alcançar sucesso online. Para ter um bom resultado (VERDADEIRAMENTE), é necessário que, além de usar as ferramentas digitais corretamente, você saiba o que é e como obter um bom posicionamento digital, que é o assunto do nosso terceiro artigo da série Marketing Digital com Resultado: O que é e como obter posicionamento digital.
Perdeu o anterior?
Leia o primeiro artigo da série Marketing Digital com Resultado:
10 formas eficientes de gerar tráfego orgânico
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