Como Fazer SEO On Page no WordPress

0

 

Olá!

Neste artigo, você vai ver algumas dicas de como fazer SEO on page para seu site em WordPress, ou seja, para deixar o seu site pronto para a indexação pelos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing e outros.

Muitos de nós nos preocupamos em deixar o site bem posicionado no Google, é o normal, pois estamos falando no buscador que detém o maior volume de buscas disparado em relação aos seus concorrentes. Porém, não devemos desperdiçar o volume de buscas provenientes de buscadores como Yahoo, Bing, etc. Por isso, você vai ver o que você deve configurar em seu site em WordPress para obter melhores resultados.

Vamos focar nos fatores de SEO on page, ou seja, nas configurações feitas em seu site para que ele esteja otimizado da melhor forma para ser encontrado pelos mecanismos de busca. Este artigo é voltado para WordPress, porém, ele se aplica a qualquer CMS; você só vai precisar encontrar o local para alterar as variáveis descritas aqui.

 

Inicialmente é importante entender o que é SEO On Page

Seo on page são as configurações executadas internamente no seu site (on Page) para que ele esteja amigável aos mecanismos de busca, melhorando o posicionamento do seu site e consequentemente trazendo mais visitas orgânicas originadas pelos buscadores.

 

Primeiramente vamos ao plugin que será necessário para esta tarefa:

 

Yoast SEO Plugin para WordPress

 

Plugin usado para fazer seo on page no wordpress

 

Este é um plugin muito utilizado nas configurações de SEO, com mais de um milhão de instalações. Eu utilizo bastante em todos os projetos e a grande vantagem é que você consegue configurar vários parâmetros diretamente nele, poupando tempo e trabalho, pois você vai conseguir configurar variáveis sem a necessidade de conhecimento de programação. Nele será possível configurar parâmetros como :

Criação de Sitemaps

Verificação do Webmaster Tools

Editar o Robots.txt

Bloquear páginas para os mecanismos de busca , entre outros parâmentros.

configuracao do yoast seo plugin para wordpress

 

Saiba que mesmo que você esteja utilizando outro plugin de SEO é possível efetuar a migração dos dados para o Yoast SEO através do SEO Data Transport Function , na seção Importar Exportar.

importar configurações de seo para o plugin yoast SEO

 

Vamos escolher uma palavra para otimizarmos o nosso post que no nosso caso será o termo  ” Como Fazer SEO On Page no WordPress “

Etapas :

Otimize o Caminho

A primeira coisa que você deve fazer ao criar o seu novo post ou pagina é alterar o caminho. Isso é importante e tem um impacto para os mecanismos de busca em relação a SEO. O seu caminho deve conter a palavra chave que você escolheu para otimizar.

 

como fazer seo on page para wordpress configuracao

 

É importante que você tenha muito cuidado ao alterar o caminho. Caso você faça esta alteração para alguma página ou post já existente, é importante que você faça  o redirecionamento “301” do endereço antigo para o novo. Caso o usuário clique em um link inexistente apontando para o seu site, receberá uma mensagem de página não encontrada (404). Este erro não causa impacto no Google em relação a SEO mas além de ser ruim para a reputação do seu site você perderá também o “rankeamento” das páginas que foram retiradas caso você não faça o redirecionamento. Um bom plugin para esta função é o Simple 301 redirects

 

Otimize o texto para uma boa otimização

 

É importante que o seu conteúdo contenha as palavras chave pelas quais você quer posicionar o seu texto (no nosso caso vai ser ” como fazer SEO on page no Wordpress “). Saiba também que você não deve fazer isso de maneira forçada. Após a atualização do algoritmo do Google chamado Google Hummingbird, tornou-se importante utilizar também variações das palavras e sinônimos além da alteração de ordem do seu termo no conteúdo. Então fica aqui a dica: use variações da palavra-chave e não force várias vezes a mesma palavra.

 

Otimize as imagens

O ponto principal aqui é o atributo ALT da imagem. Você deve inserir aqui uma descrição com as palavras-chave;  e é muito importante que este atributo seja configurado para cada imagem da sua página ou artigo. Da mesma forma que nos tópicos anteriores, é importante que você use aqui as palavras de forma natural, não forçando a repetição. Desta forma você estará configurando de forma correta o seu site WordPress para um bom posicionamento de SEO. Utilize o ALT com uma descrição da imagem trabalhando também os termos “não exatos”. Outro detalhe importante é que o nome do arquivo da imagem também contenha a palavra-chave.

atributo alt seo on page wordpress

 

Otimize a Tag Título 

A tag título não é importante simplesmente como elemento de posicionamento SEO, mas também é de extrema importância para a experiência do usuário. A Tag título é utilizada pelo Google como sendo o texto que aparece como resultado dos buscadores, por isso é importante que, além de conter as palavras-chave, o título contenha um texto que estimule o usuário a clicar no link para o seu site.

Outra informação é: quanto mais no início do título estiver a sua palavra chave, maior será o impacto na configuração SEO (porém isso não é obrigatório, então, caso não consiga posicionar a palavra no início do título, o importante é que ela esteja presente e que o texto não perca o seu sentido).

Utilizando o plugin Yoast SEO você pode configurar diretamente o título e ainda tem a possibilidade de visualizar o resultado no painel “Prévia do Snippet”

 

 

Otimize as meta descrições

A meta descrição é o texto que aparece abaixo do título, e otimizá-lo é um fator importante. Apesar de alguns especialistas apontarem que não é um fator determinante na otimização on page de SEO, com certeza, exerce alguma influência no resultado final . É importante que você saibar que a meta descrição é também uma oportunidade de convencer  o usuário a clicar no link do seu site. A Meta descrição é o texto que aparece abaixo do título.

Configuracao SEO no WordPress on page meta descricao

Outro detalhe interessante é que a meta descrição é utilizada como texto padrão no compartilhamento nas mídias sociais. Você pode alterar isso no próprio plugin, colocando um texto de sua escolha, mas o texto da meta descrição é usado por padrão em mídias sociais, como Facebook, Twitter, Google+ etc. Você também utilizará o plugin para configurar a meta descrição; e você tem ainda a opção de visualizar o resultado final através do próprio plugin.

Agora que os atributos estão configurados, você pode inserir a palavra chave no campo “palavra-chave em foco” e o próprio plugin irá avaliar a efetividade da sua configuração de SEO fazendo um checklist dos atributos inseridos.

Configuracao SEO no WordPress on page palavra chave

 

 

Pronto!

Com estas configurações, você já conseguirá obter um bom resultado com relação a SEO on page em seu site. Caso queira acelerar a indexação no seu site no Google, conseguirá fazê-lo de forma quase que instantânea seguindo os passos do artigo Como indexar seu site no Google em minutos. Não deixe também de fazer o download dos nossos materiais educativos, pois eles vão te ajudar a melhorar ainda mais o seu conhecimento no assunto.

Um Abraço e sucesso.

 

 

 

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais