Como fazer orçamento doméstico?

Aprenda a fazer orçamento doméstico e familiar
0

Como fazer orçamento doméstico e familiar

Você sabia que é extremamente importante controlar gastos domésticos com a mesma importância do controle financeiro de uma empresa?

Esta recomendação é extremamente válida para empreendedores iniciantes ou pessoas que almejam empreender, pois ter uma noção de administração financeira começando com sua vida pessoal já é uma boa experiência antes do controle de um negócio.

Para te ajudar a realizar um bom planejamento financeiro, listamos neste artigo alguns dos pontos mais relevantes que você deve considerar na hora de montar o seu orçamento doméstico.

O ponto de partida para o planejamento financeiro familiar

Quer se livrar de dívidas e guardar dinheiro para trocar de carro ou de casa? Seja qual for o seu objetivo financeiro, é indispensável ter um bom planejamento para que você consiga enxergar com clareza o que pode ser mudado, quando e como. E o primeiro passo é: analisar.

Separe um tempo, computador (ou papel e caneta, o que preferir) e anote todo o estado atual financeiro da família e seus membros: dívidas, saldos, extratos, contas fixas, despesas variáveis e as metas que você tem em mente. Após, leia e analise o que precisa e pode ser mudado de imediato. Este panorama geral é de extrema importância para seguir para o próximo passo.

O plano de ações para mudar a situação financeira atual

Planejamento do orçamento doméstico
Anote os gastos da família e planeje com clareza como mudar sua vida financeira.

Com a análise de toda a vida financeira doméstica anotada e após ter marcado todos os itens que precisam ser mudados, você deve definir algumas ações de curto prazo para mudar o panorama em que se encontra.

Ainda que não seja ruim, ou que você ache de imediato que não há nada para cortar, há sempre possibilidades de mudanças e ajustes, desde que você foque na solução que quer atingir: otimizar seu orçamento, fazer um investimento, trocar algum bem móvel ou imóvel, fazer um curso caro, ou outro.

Negociando dívidas…

Algumas atitudes podem ajudar a resolver alguns problemas, como dívidas acumuladas. Leia um passo a passo prático e eficiente para renegociação de dívidas:

  1. entre em contato com as pessoas às quais você deve e tente renegociar suas dívidas;
  2. deixe claro que você quer (e vai) pagar, e peça para reconsiderar o valor;
  3. se não funcionar, tente combinar um parcelamento possível para você pagar, mesmo que seja por tempo longo (o importante é começar a resolver seus problemas);
  4. anote tudo o que for negociado e o que não for, e enxergue as possibilidades antes de fechar as formas e condições de pagamento das dívidas.

Observe se existe alguma despesa fixa dispensável do seu orçamento pessoal (nem que seja por um tempo) e veja se dá para substitui-la pelo pagamento parcelado de uma dívida negociável.

Os principais itens de um orçamento doméstico

Para organizar a sua vida financeira, é altamente recomendável que você divida todas as suas contas nas categorias:

  • Receita: receita fixa; e receita variável.
  • Despesa: despesa fixa; e despesa variável.

Vamos te ajudar a fazer esta divisão…

Salário é receita fixa; enquanto comissões e freelances são receitas variáveis. Já despesa fixa é toda aquela que você paga mensalmente, como conta de água, luz, internet… E despesas variáveis são aquelas não programadas ou que ocorrem por tempo determinado que, de certa forma, também podem ser dispensáveis em algum momento; estão neste grupo os presentes e os passeios.

Com esta classificação realizada, fica fácil visualizar as entradas e saídas de dinheiro, que são as duas principais manobras para fazer a administração do seu orçamento. Ou seja, com a consciência desta máquina financeira, você consegue se organizar a médio prazo e prever orçamentos futuros, planejando cada passo dos seus gastos e entradas.

Onde registrar o orçamento doméstico?

Onde registrar o orçamento doméstico
Utilize aplicativos para te ajudar a controlar o orçamento familiar.

Como falamos no início deste artigo, você pode anotar o seu panorama financeiro em uma folha de papel ou fazer um registro no computador em um programa como Word e Excel. Outra solução é utilizar aplicativos práticos para blocos de notas que podem ser acessados tanto no desktop quanto no celular, como:

  • Wunderlist: ideal para registros práticos em listas; possui uma versão paga para gerenciamento de tarefas entre vários usuários, o que te permite incluir os membros da família no mesmo projeto.
  • todoist: bom para visualizar suas notas também no Gmail, além de poder compartilhar em tempo real (na versão paga) as metas e tarefas, podendo igualmente ser utilizado por vários membros de uma mesma família.

Solução inteligente e profissional para o orçamento doméstico

Há ainda uma ótima solução digital que pode te ajudar a fazer o orçamento doméstico de forma completa para que você consiga inseri-lo na sua rotina de registros e controles financeiros. Quer conhecer esta solução? Assista o vídeo abaixo!

Adquira a Planilha!

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais