Como fazer inbound marketing?

como fazer inbound marketing

Aprenda a fazer inbound marketing aplicando as 6 etapas do funil de vendas

O Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing Digital com foco em resultados que tem como principal objetivo criar valor para o negócio. Utilizando o conteúdo como ferramenta estratégica principal, é possível fazer inbound marketing atraindo possíveis clientes e gerar relacionamento com eles.

Ao contrário do marketing tradicional, que realiza vendas “por insistência”, o inbound marketing trabalha para gerar interesse pelo produto/serviço. Para medir este grau de interesse, são utilizadas determinadas ações divididas em etapas que geram o “funil de vendas”.

Também chamado “funil de marketing”, ele consiste em estágios de relacionamento com o potencial cliente que vão desde o conhecimento da empresa até a venda, em si, passando pelo interesse de compra gerado no decorrer da relação.

Os 6 Passos do Funil de Vendas no Inbound Marketing

Funil de Vendas no Inbound Marketing

No inbound marketing, os vendedores são também consultores sobre o produto.

Para fazer inbound marketing, é necessário conhecer e compreender as etapas que compõem o funil de vendas. Basicamente, existem 6 passos que resumem todo o processo e podem ser aplicados para a eficácia da venda no inbound: atração, conversão, relacionamento, venda, análise e retenção. Entenda cada etapa a seguir.

Passo 1: atração

Nesta etapa, os possíveis clientes chegam até o conhecimento da empresa, por exemplo, por um post no blog que apareceu para eles em uma pesquisa do Google. Aqui, eles são chamados de “visitantes”.

Passo 2: conversão

Já o segundo passo ocorre quando o visitante preenche um formulário no site, demonstrando sua vontade de continuar se relacionando com o conteúdo da empresa. Neste momento, transforma-se em “lead”.

Passo 3: relacionamento

Após trocar os contatos, a evolução da conversa acontece pelo relacionamento entre a empresa e o lead. Como já é possível vislumbrar oportunidades de negócios futuros, ps leads que passam por esta etapa são encaminhados ao setor comercial da empresa.

Passo 4: venda

O time de vendas realiza, nesta etapa, uma abordagem consultiva, ou seja, são vendedores e consultores ao mesmo tempo. Como conhecedores do produto, eles podem tirar as últimas dúvidas dos leads antes da sua compra.

Passo 5: análise

O último passo do funil de vendas é a análise de todo o processo, se gerou vendas ou não, por que e como foram fechados os negócios… Assim, é possível fazer uma otimização constante da máquina de vendas.

Passo 6: retenção

Como o investimento para a geração de clientes é alto, faz sentido um processo de marketing que “recicle” os clientes. Nesta etapa, os clientes são estimulados a realizarem novas compras ou fazer upgrade em seus contratos.

O Inbound marketing pode ajudar meu negócio na quarentena?

Como o Inbound marketing pode ajudar seu negócio na quarentena

Comece a utilizar hoje mesmo o inbund marketing e se surpreenda com os resultados!

Sim, e muito! O inbound marketing pode ajudar a sua empresa a se desenvolver ainda na quarentena e gerar resultados sólidos e consistentes para a recuperação da sua empresa no período pós-pandemia. Nós fizemos um artigo sobre este assunto aqui em nosso blog!

Quais ferramentas digitais utilizar para a etapa 1 do inbound (atração)?

Utilizar posts no blog é uma boa forma de cumprir a primeira etapa de atração, e você pode ter resultados ainda melhores nesta fase utilizando boas ferramentas que te ajudem a determinar as palavras-chave e fazer o seu texto aparecer em posições privilegiadas no Google. Quer saber como? Leia o artigo com as 5 ferramentas para Blog e SEO!

Que tal aprender ainda mais sobre o inbound marketing?

A Asap10, agência parceira do Ferramentas Inteligentes, preparou um material bem interessante que irá te auxiliar a conhecer mais sobre o inbound marketing e vislumbrar um futuro pós-pandemia para a sua empresa.

Baixe gratuitamente!

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.