Como fazer inbound marketing?
Aprenda a fazer inbound marketing aplicando as 6 etapas do funil de vendas
O Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing Digital com foco em resultados que tem como principal objetivo criar valor para o negócio. Utilizando o conteúdo como ferramenta estratégica principal, é possível fazer inbound marketing atraindo possíveis clientes e gerar relacionamento com eles.
Ao contrário do marketing tradicional, que realiza vendas “por insistência”, o inbound marketing trabalha para gerar interesse pelo produto/serviço. Para medir este grau de interesse, são utilizadas determinadas ações divididas em etapas que geram o “funil de vendas”.
Também chamado “funil de marketing”, ele consiste em estágios de relacionamento com o potencial cliente que vão desde o conhecimento da empresa até a venda, em si, passando pelo interesse de compra gerado no decorrer da relação.
Os 6 Passos do Funil de Vendas no Inbound Marketing
Para fazer inbound marketing, é necessário conhecer e compreender as etapas que compõem o funil de vendas. Basicamente, existem 6 passos que resumem todo o processo e podem ser aplicados para a eficácia da venda no inbound: atração, conversão, relacionamento, venda, análise e retenção. Entenda cada etapa a seguir.
Passo 1: atração
Nesta etapa, os possíveis clientes chegam até o conhecimento da empresa, por exemplo, por um post no blog que apareceu para eles em uma pesquisa do Google. Aqui, eles são chamados de “visitantes”.
Passo 2: conversão
Já o segundo passo ocorre quando o visitante preenche um formulário no site, demonstrando sua vontade de continuar se relacionando com o conteúdo da empresa. Neste momento, transforma-se em “lead”.
Passo 3: relacionamento
Após trocar os contatos, a evolução da conversa acontece pelo relacionamento entre a empresa e o lead. Como já é possível vislumbrar oportunidades de negócios futuros, ps leads que passam por esta etapa são encaminhados ao setor comercial da empresa.
Passo 4: venda
O time de vendas realiza, nesta etapa, uma abordagem consultiva, ou seja, são vendedores e consultores ao mesmo tempo. Como conhecedores do produto, eles podem tirar as últimas dúvidas dos leads antes da sua compra.
Passo 5: análise
O último passo do funil de vendas é a análise de todo o processo, se gerou vendas ou não, por que e como foram fechados os negócios… Assim, é possível fazer uma otimização constante da máquina de vendas.
Passo 6: retenção
Como o investimento para a geração de clientes é alto, faz sentido um processo de marketing que “recicle” os clientes. Nesta etapa, os clientes são estimulados a realizarem novas compras ou fazer upgrade em seus contratos.
O Inbound marketing pode ajudar meu negócio na quarentena?
Sim, e muito! O inbound marketing pode ajudar a sua empresa a se desenvolver ainda na quarentena e gerar resultados sólidos e consistentes para a recuperação da sua empresa no período pós-pandemia. Nós fizemos um artigo sobre este assunto aqui em nosso blog!
Quais ferramentas digitais utilizar para a etapa 1 do inbound (atração)?
Utilizar posts no blog é uma boa forma de cumprir a primeira etapa de atração, e você pode ter resultados ainda melhores nesta fase utilizando boas ferramentas que te ajudem a determinar as palavras-chave e fazer o seu texto aparecer em posições privilegiadas no Google. Quer saber como? Leia o artigo com as 5 ferramentas para Blog e SEO!
Que tal aprender ainda mais sobre o inbound marketing?
A Asap10, agência parceira do Ferramentas Inteligentes, preparou um material bem interessante que irá te auxiliar a conhecer mais sobre o inbound marketing e vislumbrar um futuro pós-pandemia para a sua empresa.