Como escolher a melhor opção para seu domínio
Como escolher a melhor opção para seu domínio
Você sabia que o nome de um site da internet é de suma importância para que ele se desenvolva como o esperado? Ele deve ser sucinto, fácil de escrever e memorizar, além de seguir um critério definido sobre sua estratégia.
Se você ainda não tem claro na sua mente o que é um domínio, recomendamos assistir a este vídeo educativo do site Registro.br:
Tipos de domínios disponíveis no Registro.br
Você já deve ter se deparado com extensões diversas em domínios. A mais conhecida é a “.com.br”. Mas existem outras para finalidades diversas. Conheça algumas nesta lista:
- .com.br (atividades comerciais)
- .eco.br (atividades com foco eco-ambiental)
- .emp.br (pequenas e micro-empresas)
- .net.br (atividades comerciais)
- .edu.br (instituições de ensino superior)
- .blog.br (weblogs pessoais)
- .art.br (atividades artísticas)
- .agr.br (empresas agrícolas)
- .adm.br (administradores)
- .adv.br (advogados)
- .arq.br (arquitetos)
Veja outros tipos de extensões para domínios no site do Registro.br
Critérios para escolha do seu domínio
Existem quatro critérios para a escolha do seu domínio. Vamos conhecer?
1º Critério
Este tópico envolve você se fazer algumas perguntas com relação à estratégia e ao negócio, como:
- Qual estratégia você quer seguir?
- Qual seu tipo de negócio?
- Qual tipo de site você vai desenvolver? (site de nicho, vender, ter autoridade etc.)
- Qual a melhor palavra-chave? Você pode ter um domínio exato…
2º Critério
Você pode ainda escolher um domínio que descreva o seu negócio de forma direta.
3º Critério
O nome do seu site pode ainda ser claro se ele é voltado à sua autoridade (enquanto profissional ou especialista em algo) ou ao seu negócio (colocando o nome da empresa). O importante aqui é que você seja claro a respeito do que o site se trata. No caso da autoridade, de quem você e por que deve ser ouvido.
4º Critério
Ao invés de promover o tipo do negócio, o nome da empresa ou o seu nome como autoridade, você pode ainda promover a sua marca diretamente (que nem sempre é o nome da empresa). Pode usar no domínio, por exemplo, o nome do seu produto mais conhecido.
4 dicas práticas para a escolha do domínio
- Registre um domínio curto para diminuir a possibilidade de erros;
- Não use números, pois podem confundir se são em numerais ou por extenso;
- Evite traços para não ficar difícil explicar o seu domínio;
- Opte pelas extensões mais conhecidas, como: “.com.br”, “.com” ou “.net”.
Todas as informações deste artigo foram retiradas da aula “Como escolher e qual a melhor opção para registro de domínios”, que faz parte do módulo 2 do Programa de Treinamento Autonomia Digital. Confira abaixo todos os tópicos tratados nesta aula:
- Para que servem os domínios
- Entidades e registro no Brasil
- Tipos de extensão de domínio
- Critérios para registro
- Processo de liberação
- Leilão de domínios
- Domínios estacionados (como rentabilizar)
- Registro de domínio “.com” e “.com.br” (prática)
Gostou e gostaria de acessar o conteúdo completo desta aula e de todo o curso para você alcançar autonomia em seus projetos e trabalhos online? Conheça mais sobre o Programa Autonomia Digital e como você pode solicitar sua entrada nele!
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