Como engajar em vídeos no Facebook?
Como engajar em vídeos no Facebook?
Engajar em vídeos no Facebook é uma busca constante das empresas. Pois este formato é sempre o mais apontado como o de mais sucesso nestas mídias sociais. E não é à toa, já que vídeos permitem contar histórias com mais fluidez e envolvem mais do que simples textos ou fotos. Portanto, a possibilidade de engajamento já é maior por si só. Mas como melhorar este engajamento e ter mais envolvimento nos vídeos? Veja a seguir.
Ferramentas para engajar em vídeos no Facebook
Sem dúvida, as ferramentas de edição de vídeos no Facebook e Instagram não estão ali à toa. Como o objetivo das redes sociais é aumentar o envolvimento dos seus públicos, elas dão munição constante às pessoas para que elas tenham a capacidade de engajar.
Assim, as muitas ferramentas para edição de imagens e vídeos nestas mídias sociais fazem com que todos tenham à sua mão uma infinidade de recursos interessantes para utilizar. Contudo, muitos podem se perder e usar em excesso, deixando as imagens poluídas e com a informação dispersa.
Mas será que estes recursos são interessantes para as marcas? Ou devem existir apenas em perfis pessoais?
Para ajudar a esclarecer este ponto, recorremos ao Blog da especialista em marketing digital, Mari Smith, a maior influenciadora da Revista Forbes. Ela realizou um experimento com vídeos comerciais e o uso de gifs em anúncios no Facebook. Vamos ver os resultados a seguir.
Teste com GIFs em vídeos
Foram realizados dois anúncios similares para o Facebook com o mesmo conteúdo em vídeo. Contudo, um deles tinha gifs e o outro, não. O tráfego foi direcionado para um post de blog sobre marketing em vídeo.
Com produção simples e tempo curto do vídeo, optou-se pela não utilização de efeitos especiais. A intenção foi mostrar que vídeos simples, sem ferramentas de edição elaboradas, poderiam ser feitos por qualquer pessoa. Para a versão com os recursos de edição, foram utilizados alguns gifs do site GIPHY.
Testes A/B
Os vídeos foram inseridos em uma estratégia avaliativa com testes A/B para verificar se existiria diferença no engajamento. A hipótese levantada foi que existiria mais engajamento no vídeo com os gifs.
As métricas escolhidas foram: custo por resultado (visualização ou abertura da página de destino); taxa de conversão (número de visualizações do blog post dividido pelo número de clicks do link); e CTR (click-through rate ou taxa de cliques).
Resultados dos testes
Alguns dos resultados apresentados foram:
- “Os gifs podem ajudar você a reduzir seu custo por resultado em até 33%.”
- “Os resultados da CTR nos surpreenderam: foi maior nos vídeos sem gifs.”
- “Os gifs não afetam o interesse na cópia do anúncio, mas geram interesse no produto anunciado.”
Abaixo, confira a média dos números de anúncios para desktops e para dispositivos móveis:
Para visualizar os vídeos criados e a diferença entre eles, você pode entrar na página da Mari Smith que descreve o experimento.
Conclusão do experimento
Usar GIFs em anúncios melhora o engajamento e o resultado de anúncios em vídeos no Facebook. Contudo, você deve se atentar primeiro à estratégia e à empresa que deseja anunciar.
Verifique se certos GIFs podem ser encaixados e se é mesmo relevante utilizá-los. Adequar o recurso à marca e à empresa é primordial para o sucesso de qualquer campanha online. E cuidado com os excessos para que não ofusquem a mensagem que você quer passar. =)