Como engajar em vídeos no Facebook?

0

Como engajar em vídeos no Facebook?

Engajar em vídeos no Facebook é uma busca constante das empresas. Pois este formato é sempre o mais apontado como o de mais sucesso nestas mídias sociais. E não é à toa, já que vídeos permitem contar histórias com mais fluidez e envolvem mais do que simples textos ou fotos. Portanto, a possibilidade de engajamento já é maior por si só. Mas como melhorar este engajamento e ter mais envolvimento nos vídeos? Veja a seguir.

Ferramentas para engajar em vídeos no Facebook

Sem dúvida, as ferramentas de edição de vídeos no Facebook e Instagram não estão ali à toa. Como o objetivo das redes sociais é aumentar o envolvimento dos seus públicos, elas dão munição constante às pessoas para que elas tenham a capacidade de engajar.

Assim, as muitas ferramentas para edição de imagens e vídeos nestas mídias sociais fazem com que todos tenham à sua mão uma infinidade de recursos interessantes para utilizar. Contudo, muitos podem se perder e usar em excesso, deixando as imagens poluídas e com a informação dispersa.

Mas será que estes recursos são interessantes para as marcas? Ou devem existir apenas em perfis pessoais?

Para ajudar a esclarecer este ponto, recorremos ao Blog da especialista em marketing digital, Mari Smith, a maior influenciadora da Revista Forbes. Ela realizou um experimento com vídeos comerciais e o uso de gifs em anúncios no Facebook. Vamos ver os resultados a seguir.

Teste com GIFs em vídeos

Foram realizados dois anúncios similares para o Facebook com o mesmo conteúdo em vídeo. Contudo, um deles tinha gifs e o outro, não. O tráfego foi direcionado para um post de blog sobre marketing em vídeo.

Com produção simples e tempo curto do vídeo, optou-se pela não utilização de efeitos especiais. A intenção foi mostrar que vídeos simples, sem ferramentas de edição elaboradas, poderiam ser feitos por qualquer pessoa. Para a versão com os recursos de edição, foram utilizados alguns gifs do site GIPHY.

Testes A/B

Os vídeos foram inseridos em uma estratégia avaliativa com testes A/B para verificar se existiria diferença no engajamento. A hipótese levantada foi que existiria mais engajamento no vídeo com os gifs.

As métricas escolhidas foram: custo por resultado (visualização ou abertura da página de destino); taxa de conversão (número de visualizações do blog post dividido pelo número de clicks do link); e CTR (click-through rate ou taxa de cliques).

Resultados dos testes

Alguns dos resultados apresentados foram:

  • “Os gifs podem ajudar você a reduzir seu custo por resultado em até 33%.”
  • “Os resultados da CTR nos surpreenderam: foi maior nos vídeos sem gifs.”
  • “Os gifs não afetam o interesse na cópia do anúncio, mas geram interesse no produto anunciado.”

Abaixo, confira a média dos números de anúncios para desktops e para dispositivos móveis:

resultados experimento vídeos com gif da mari smith

Para visualizar os vídeos criados e a diferença entre eles, você pode entrar na página da Mari Smith que descreve o experimento.

Conclusão do experimento

Usar GIFs em anúncios melhora o engajamento e o resultado de anúncios em vídeos no Facebook. Contudo, você deve se atentar primeiro à estratégia e à empresa que deseja anunciar.

Verifique se certos GIFs podem ser encaixados e se é mesmo relevante utilizá-los. Adequar o recurso à marca e à empresa é primordial para o sucesso de qualquer campanha online. E cuidado com os excessos para que não ofusquem a mensagem que você quer passar. =)

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais