Como criar um e-book do zero
Como criar um e-book do zero
Você deve acompanhar frequentemente a entrega de e-books gratuitos pelas empresas. De alguns anos para cá, só aumenta a disponibilização deste material. E você quer saber por quê? Porque esta é uma excelente isca digital para marketing. Repare que você geralmente fornece seu e-mail e outros dados pessoais para baixar. Com isso, a empresa cria um relacionamento com você. Quer fazer o mesmo com seus clientes (ou com clientes de clientes)? Então, fique atento às próximas dicas.
O e-book na estratégia de content marketing
Esta é uma forma valiosa de conteúdo porque permite o aprofundamento de assuntos e temas sobre os quais você não tem a oportunidade de se estender em artigos ou blog posts. Portanto, aproveite para escrever um texto realmente útil e integrá-lo ao seu planejamento de marketing de conteúdo. Você pode disponibilizar o link da página para baixá-lo por diferentes meios: com uma chamada no seu blog, em um vídeo no YouTube, e outras formas de compartilhamento interessantes, como pelas mídias sociais ou por e-mail. O importante é que o seu público já existente saiba da existência dele, e que ele também sirva para aumentar seus seguidores.
Planejando o e-book: temas e sumário
Esta parte é de suma importância para o desenvolvimento de uma história interessante e bem fundamentada. Sim, falamos em contar história porque esta é a forma mais atrativa de conteúdo que existe. Mas se você quiser montar só um manual de uso, um livro de receitas ou um guia em tópicos, tudo bem, desde que se enquadre na sua estratégia de marketing. Mas, ainda assim, o importante é, antes de sair escrevendo o que lhe vem à mente, planejar. Escrever os pontos que pretende abordar, montar uma ideia de sumário (ainda que você o modifique depois), e já indicar possíveis links que servirão para complementar seu material, e que você pode inserir no documento (grande vantagem de um livro em PDF!).
Otimização/SEO
É importante, junto com o planejamento dos seus temas, descrever uma lista de palavras-chave que você deverá utilizar. Aqui, sendo o seu e-book disponibilizado pontualmente para as pessoas que tiverem interesse nele, não há a necessidade de enchê-lo destas palavras nem se preocupar tanto com o conteúdo interno. A otimização deverá se dar durante a divulgação. Em qualquer material que você produzir para levar até o e-book. Assim, mais pessoas poderão chegar até ele pelos mecanismos de busca. Aqui, em nosso site, temos muitas ferramentas para planejamento de palavras-chave. Algumas são gratuitas e outras, pagas. O importante é você achar a que melhor se adeque às suas necessidades.
Use imagens
Elas darão muito mais leveza ao seu texto, deixarão o visual mais interessante e podem até completar ideias, sendo também úteis na comunicação. Cá pra nós: um livro que só tem texto é muito chato, portanto, ilustre as suas ideias com imagens e também com links para páginas externas ou internas do seu site. Aproveite que só o livro “eletrônico” permite que você faça isso, explore suas funcionalidades e possibilidades!
Criando o design do seu e-book
Calma! Você não precisa “ser” nem “contratar” um designer para isso. Se você já sabe montar, ótimo, será um passo que você já tirará de letra! Caso contrário, é só pesquisar e utilizar uma ferramenta para criação de e-books. Há algumas gratuitas, simples, e outras que são pagas e mais elaboradas. A dica é não esquecer de colocar sua logo e manter uma identidade visual em todo o seu e-book. Se ainda não conhece ferramentas para criar e-book, olhe na nossa subcategoria de marketing Criação de E-book.
Formas de disponibilização
Com o seu material prontinho, é hora de montar sua estratégia. A mais usual é montar uma landing page para disponibilizar o e-book para download a partir de uma simples captura de e-mails. Evite ficar pedindo muitos dados porque, desta maneira, seu público pode desconfiar do uso que você fará com as informações, ou ainda ter preguiça de digitar. Por isso, só o nome e o e-mail são suficientes para iniciar uma comunicação. Depois, você poderá montar outra estratégia em que terá mais oportunidades de saber mais sobre seus assinantes.
Outra ideia é dar o e-book como brinde só para os clientes fidelizados que você tem. Assim, funcionará como uma forma de estreitar ainda mais o relacionamento entre vocês. Você pode ainda vender seu e-book a um preço baixo para demandar algum esforço do usuário (engajamento). Há empresas que vendem e-books a apenas R$5,00.
Mas se você optou pela primeira opção e deseja criar uma página para download perante disponibilização de dados, escolha uma ferramenta para páginas de venda para facilitar seu trabalho.
Você também pode criar um e-book simplesmente para difundir uma informação, sem a captura de dados de quem baixa nem outra ação similar. Mas lembre-se que estará perdendo uma grande oportunidade de criar e manter laços com seu público (principalmente se o conteúdo do seu e-book for bom… Aliás, isso é imprescindível, ok?