Como criar anúncios de texto campeões no Google Adwords?
Uma das formas de as empresas se destacarem no mercado digital através de divulgação é fazendo anúncios que aumentem, não diretamente as vendas, mas primeiramente a atração de clientes, o que gera mais leads. Enquanto blogs, mídias sociais e demais ações focadas no marketing digital possuem efeitos a longo prazo, o Google Adwords é umq ferramenta que aumenta, em menor prazo, a prospecção de consumidores.
Quer saber como melhorar sua produção de conteúdo e atrair leads qualificados? Então, leia este post até o final, pois vamos te orientar sobre boas formas de criar anúncios no Adwords. Acompanhe e descubra!
O que é Google Adwords?
Trata-se de um serviço publicitário pelo qual os anunciantes podem ter suas publicações no topo dos resultados de busca do Google, além de, também, em redes parceiras, como Blogger, AOL, Earthlink e HowStuffWork.
O serviço baseia-se no sistema Custo por Clique (CPC), ou seja, cada orçamento varia de acordo com o número de cliques dados no anúncio do contratante. As despesas são feitas de acordo com o fluxo de palavras pesquisadas pelo usuário.
Estrutura do Google Adwords
Existe uma estrutura para fazer anúncios na Google Adwords que é dividida em 4 partes:
- Título: a primeira linha do anúncio, cujo limite é de 25 caracteres.
- Linhas de descrição: são duas linhas abaixo do título e devem ter, no máximo, 35 caracteres para cada uma delas.
- URL de visualização: um endereço fantasia, curto, que possua limite de 35 caracteres e é apresentada na cor verde.
- URL de destino: trata-se do real endereço para o qual o usuário será direcionado após clicar no link (este tipo de URL não aparece no anúncio).
Obs.: Repare que a estrutura dos anúncios são bem compactas e, para colocá-los na primeira página do Google, veja as dicas a seguir para melhorar cada parte aqui apresentada.
Título
É a primeira característica que o usuário olha. Ele analisa se o que está escrito no título reflete sua pesquisa. Para chamar a atenção dos futuros clientes, pode-se adotar algumas estratégias.
Chame pelo público
Em geral, há variados públicos que utilizam os sites de buscas. Os anúncios devem especificar o público que irá consumir o produto. Por exemplo:
- Gestão para freelancers
- Software para gestores de obras
Atinja as necessidades do cliente
A maioria dos internautas recorrem ao Google na procura da solução para seus problemas. Por isso, na própria publicação, já deve-se mostrar ao pesquisador o incômodo a ser resolvido. Isso pode ser aplicado como os seguintes exemplos:
- Precisa de enfermeiro particular?
- Problemas com internet?
Tenha um título ousado
A ideia é ter um título provocador que desperte o desejo do cliente. Em outras palavras, é como se o anúncio fosse algo particular para o usuário. Aplica-se esta dica em expressões, como:
- Cansado do seu televisor antigo?
- Não aguenta mais esperar em longas filas?
Desperte curiosidade
Um bom título de publicação deve despertar a curiosidade do pesquisador. Com a concorrência tão acirrada entre os anúncios, o seu deve ter algo que traga novidade. Por exemplo:
- O segredo de uma boa venda.
- Você é um bom gerente?
Ofereça algo no seu anúncio
O seu anúncio deve garantir a solução para aquilo que foi buscado. Por exemplo, é possível fazer publicações como:
- Cante melhor em 8 dias.
- Faça da sua empresa a mais produtiva no mercado.
Linhas de descrição
Nas linhas descritivas, utilize argumentos que despertem o interesse do usuário, fazendo-o clicar no seu anúncio. Há diversas formas de justificativas que podem ser usadas nesta parte.
Recursos e finalidades
Aponte os atributos e finalidades do anúncio, detalhando aspectos técnicos do produto ou serviço comercializado pela empresa. Por exemplo:
- Carro completo com airbag e direção hidráulica
- Móveis de madeira maciça
Apresente um benefício de forma clara e concisa
O usuário deve entender imediatamente o que o seu anúncio irá proporcioná-lo, ou seja, ver uma solução simples, nítida e objetiva.
- Economize 30% na sua conta de energia elétrica.
- Melhore em 50% o desempenho do seu carro.
Mostre o diferencial dos serviços ou produtos
Apresente algo inovador sobre aquilo que está sendo anunciado no Google. Descreva características diferenciadas que se destaquem da concorrência. Neste caso, pode-se usar expressões como:
- Reforme sua casa em 5 dias.
- Líder em assistência personalizada no mercado há 10 anos.
Utilize um depoimento ou indicador de status
Para comprovar o diferencial no mercado de trabalho, utilize fontes que valorizam os seus serviços e/ou produtos. Do mesmo modo, pode indicar um prêmio importante conquistado pela empresa por ter se destacado. Exemplos:
- Ganhador de Melhor Franquia do Ano por 5 vezes.
- Curso com maior nota registrada pelo MEC.
Faça um CTA
Desperte no seu cliente a vontade de realizar uma ação, ou seja, de clicar no seu anúncio para resolver o problema pesquisado. Esta chamada pode ser feita da seguinte maneira:
- Faça download do nosso e-book.
- Compre hoje e ganhe desconto de 15% na primeira compra.
Descreva especificamente o seu público
Um anúncio de texto campeão deve gerar leads qualificados, ou seja, clientes reais para sua organização. Por isso, crie frases falando que a publicação é específica para determinado público. Em geral, as linhas descritivas para isso são feitas assim:
- Somente para multinacionais.
- Apenas pessoas que residem em Minas Gerais.
Ofereça serviços promocionais
Ofereça ao usuário algumas comodidades. O ideal é oferecer algum serviço inicial bem barato ou um período de testes grátis. Por exemplo:
- Descontos de até 50%.
- Faça download e teste gratuitamente por 15 dias.
Seja informativo
Para despertar o interesse do pesquisador, coloque frases que prometem agregar conhecimento caso ele clique no anúncio. Por exemplo:
- Como escolher os melhores tênis de corrida.
- Como aprender inglês fluente em 3 passos.
URL de visualização
Por ter cor diferente e chamativa, esta linha também é bastante visualizada por quem procura um serviço ou produto que você possa vender. A dica é usar o próprio domínio da organização e sintetizar a oferta oferecida ao cliente após clicar no seu link. Por exemplo:
- https://ferramentasinteligentes.com.br/download-e-book/
Lembre-se de tirar a expressão “www.”. Assim, você consegue eliminar 4 caracteres e conseguir agregar informações mais relevantes para sua publicação.
URL de destino
A melhor opção é direcionar o usuário para uma página que esteja em perfeita harmonia com o anúncio divulgado. Para isso, crie uma landing page exclusiva para a oferta, o que gera melhores resultados do que enviar para a página principal da empresa. Com isso, evita-se que o usuário desanime por não encontrar o que ele tanto quer. Contudo, cabe observar que, para criar anúncios de texto campeões no Google Adwords, deve-se adotar estratégias que vão além de ter uma boa estrutura de publicação. Veja nossas próximas dicas…
Estabeleça objetivos precisos
Estabeleça uma quantidade, uma meta que seja alcançável para analisar o desempenho dos serviços publicitários. Planeje os prazos para que os objetivos sejam alcançados, ou seja, quanto tempo gasta para vender um determinado número de serviços e/ou produtos.
Seu site
Saiba tudo sobre o que você está comercializando. Identifique pontos fracos e fortes. Com isso, você irá conseguir estabelecer quem serão seus leads realmente qualificados.
Informe-se
Recolha o maior número de dados possíveis sobre seu site, como de visitantes ou quanto tempo o cliente leva na visita à página. Ter acesso a estas informações permite que você conheça melhor os consumidores da sua empresa, identificando o que pode ser melhorado nas estruturas do anúncio.
Conheça seus concorrentes
Por mais estruturado que sejam seu site e seu produto, pode-se perder muitos clientes com estratégias aplicadas pela sua concorrência. Assim, saiba tudo sobre as outras empresas que atuam no mesmo nicho de mercado:
Quem concorre com você no Google?
O que é, como é e quando é anunciado?
Os anúncios são alterados?
Aonde levam as publicações?
Tenha campanhas específicas
Separe cada produto e/ou serviço por tópicos, aplicando estratégias direcionadas para cada um. Aproveite os dispositivos de localização, tradutores de idiomas e a categoria do anúncio para o público interessado nos seus serviços.
Aposte em keywords menores e diretas
Quanto menores e mais assertivas forem suas palavras-chaves, maiores as possibilidades de alcançar seu público. É melhor ter keywords mais curtas mas que tenham alto grau de precisão para melhorar o seu tráfego e aumentar o número de leads qualificados.
Não use palavras chaves duplicadas
Evite utilizar as mesmas palavras-chaves para campanhas diferentes. Além de estar concorrendo com você mesmo, um dos anúncios pode não ficar na primeira página.
Monitore seus resultados
Com todas as técnicas aqui apresentadas, a dica é manter constante a avaliação do desempenho dos seus anúncios e campanhas. Por ser um mercado altamente dinâmico, sempre será necessário alterar publicações, rever o perfil dos clientes e as formas de estruturar os anúncios.
Já conhecia as técnicas apresentadas para criar anúncios de texto campeões no Google Adwords? Comente sobre suas experiências e ideias com a gente… =)