Como criar anúncios de texto campeões no Google Adwords?

0

Uma das formas de as empresas se destacarem no mercado digital através de divulgação é fazendo anúncios que aumentem, não diretamente as vendas, mas primeiramente a atração de clientes, o que gera mais leads. Enquanto blogs, mídias sociais e demais ações focadas no marketing digital possuem efeitos a longo prazo, o Google Adwords é umq ferramenta que aumenta, em menor prazo, a prospecção de consumidores.

Quer saber como melhorar sua produção de conteúdo e atrair leads qualificados? Então, leia este post até o final, pois vamos te orientar sobre boas formas de criar anúncios no Adwords. Acompanhe e descubra!

O que é Google Adwords?

Trata-se de um serviço publicitário pelo qual os anunciantes podem ter suas publicações no topo dos resultados de busca do Google, além de, também, em redes parceiras, como Blogger, AOL, Earthlink e HowStuffWork.

O serviço baseia-se no sistema Custo por Clique (CPC), ou seja, cada orçamento varia de acordo com o número de cliques dados no anúncio do contratante. As despesas são feitas de acordo com o fluxo de palavras pesquisadas pelo usuário.

Estrutura do Google Adwords

Existe uma estrutura para fazer anúncios na Google Adwords que é dividida em 4 partes:

  1. Título: a primeira linha do anúncio, cujo limite é de 25 caracteres.
  2. Linhas de descrição: são duas linhas abaixo do título e devem ter, no máximo, 35 caracteres para cada uma delas.
  3. URL de visualização: um endereço fantasia, curto, que possua limite de 35 caracteres e é apresentada na cor verde.
  4. URL de destino: trata-se do real endereço para o qual o usuário será direcionado após clicar no link (este tipo de URL não aparece no anúncio).

Obs.: Repare que a estrutura dos anúncios são bem compactas e, para colocá-los na primeira página do Google, veja as dicas a seguir para melhorar cada parte aqui apresentada.

Título

É a primeira característica que o usuário olha. Ele analisa se o que está escrito no título reflete sua pesquisa. Para chamar a atenção dos futuros clientes, pode-se adotar algumas estratégias.

Chame pelo público

Em geral, há variados públicos que utilizam os sites de buscas. Os anúncios devem especificar o público que irá consumir o produto. Por exemplo:

  • Gestão para freelancers
  • Software para gestores de obras

Atinja as necessidades do cliente

A maioria dos internautas recorrem ao Google na procura da solução para seus problemas. Por isso, na própria publicação, já deve-se mostrar ao pesquisador o incômodo a ser resolvido. Isso pode ser aplicado como os seguintes exemplos:

  • Precisa de enfermeiro particular?
  • Problemas com internet?

Tenha um título ousado

A ideia é ter um título provocador que desperte o desejo do cliente. Em outras palavras, é como se o anúncio fosse algo particular para o usuário. Aplica-se esta dica em expressões, como:

  • Cansado do seu televisor antigo?
  • Não aguenta mais esperar em longas filas?

Desperte curiosidade

Um bom título de publicação deve despertar a curiosidade do pesquisador. Com a concorrência tão acirrada entre os anúncios, o seu deve ter algo que traga novidade. Por exemplo:

  • O segredo de uma boa venda.
  • Você é um bom gerente?

Ofereça algo no seu anúncio

O seu anúncio deve garantir a solução para aquilo que foi buscado. Por exemplo, é possível fazer publicações como:

  • Cante melhor em 8 dias.
  • Faça da sua empresa a mais produtiva no mercado.

Linhas de descrição

Nas linhas descritivas, utilize argumentos que despertem o interesse do usuário, fazendo-o clicar no seu anúncio. Há diversas formas de justificativas que podem ser usadas nesta parte.

Recursos e finalidades

Aponte os atributos e finalidades do anúncio, detalhando aspectos técnicos do produto ou serviço comercializado pela empresa. Por exemplo:

  • Carro completo com airbag e direção hidráulica
  • Móveis de madeira maciça

Apresente um benefício de forma clara e concisa

O usuário deve entender imediatamente o que o seu anúncio irá proporcioná-lo, ou seja, ver uma solução simples, nítida e objetiva.

  • Economize 30% na sua conta de energia elétrica.
  • Melhore em 50% o desempenho do seu carro.

Mostre o diferencial dos serviços ou produtos

Apresente algo inovador sobre aquilo que está sendo anunciado no Google. Descreva características diferenciadas que se destaquem da concorrência. Neste caso, pode-se usar expressões como:

  • Reforme sua casa em 5 dias.
  • Líder em assistência personalizada no mercado há 10 anos.

Utilize um depoimento ou indicador de status

Para comprovar o diferencial no mercado de trabalho, utilize fontes que valorizam os seus serviços e/ou produtos. Do mesmo modo, pode indicar um prêmio importante conquistado pela empresa por ter se destacado. Exemplos:

  • Ganhador de Melhor Franquia do Ano por 5 vezes.
  • Curso com maior nota registrada pelo MEC.

Faça um CTA

Desperte no seu cliente a vontade de realizar uma ação, ou seja, de clicar no seu anúncio para resolver o problema pesquisado. Esta chamada pode ser feita da seguinte maneira:

  • Faça download do nosso e-book.
  • Compre hoje e ganhe desconto de 15% na primeira compra.

Descreva especificamente o seu público

Um anúncio de texto campeão deve gerar leads qualificados, ou seja, clientes reais para sua organização. Por isso, crie frases falando que a publicação é específica para determinado público. Em geral, as linhas descritivas para isso são feitas assim:

  • Somente para multinacionais.
  • Apenas pessoas que residem em Minas Gerais.

Ofereça serviços promocionais

Ofereça ao usuário algumas comodidades. O ideal é oferecer algum serviço inicial bem barato ou um período de testes grátis. Por exemplo:

  • Descontos de até 50%.
  • Faça download e teste gratuitamente por 15 dias.

Seja informativo

Para despertar o interesse do pesquisador, coloque frases que prometem agregar conhecimento caso ele clique no anúncio. Por exemplo:

  • Como escolher os melhores tênis de corrida.
  • Como aprender inglês fluente em 3 passos.

URL de visualização

Por ter cor diferente e chamativa, esta linha também é bastante visualizada por quem procura um serviço ou produto que você possa vender. A dica é usar o próprio domínio da organização e sintetizar a oferta oferecida ao cliente após clicar no seu link. Por exemplo:

  • http://ferramentasinteligentes.com.br/download-e-book/

Lembre-se de tirar a expressão “www.”. Assim, você consegue eliminar 4 caracteres e conseguir agregar informações mais relevantes para sua publicação.

URL de destino

A melhor opção é direcionar o usuário para uma página que esteja em perfeita harmonia com o anúncio divulgado. Para isso, crie uma landing page exclusiva para a oferta, o que gera melhores resultados do que enviar para a página principal da empresa. Com isso, evita-se que o usuário desanime por não encontrar o que ele tanto quer. Contudo, cabe observar que, para criar anúncios de texto campeões no Google Adwords, deve-se adotar estratégias que vão além de ter uma boa estrutura de publicação. Veja nossas próximas dicas…

Estabeleça objetivos precisos

Estabeleça uma quantidade, uma meta que seja alcançável para analisar o desempenho dos serviços publicitários. Planeje os prazos para que os objetivos sejam alcançados, ou seja, quanto tempo gasta para vender um determinado número de serviços e/ou produtos.

Seu site

Saiba tudo sobre o que você está comercializando. Identifique pontos fracos e fortes. Com isso, você irá conseguir estabelecer quem serão seus leads realmente qualificados.

Informe-se

Recolha o maior número de dados possíveis sobre seu site, como de visitantes ou quanto tempo o cliente leva na visita à página. Ter acesso a estas informações permite que você conheça melhor os consumidores da sua empresa, identificando o que pode ser melhorado nas estruturas do anúncio.

Conheça seus concorrentes

Por mais estruturado que sejam seu site e seu produto, pode-se perder muitos clientes com estratégias aplicadas pela sua concorrência. Assim, saiba tudo sobre as outras empresas que atuam no mesmo nicho de mercado:

Quem concorre com você no Google?
O que é, como é e quando é anunciado?
Os anúncios são alterados?
Aonde levam as publicações?

Tenha campanhas específicas

Separe cada produto e/ou serviço por tópicos, aplicando estratégias direcionadas para cada um. Aproveite os dispositivos de localização, tradutores de idiomas e a categoria do anúncio para o público interessado nos seus serviços.

Aposte em keywords menores e diretas

Quanto menores e mais assertivas forem suas palavras-chaves, maiores as possibilidades de alcançar seu público. É melhor ter keywords mais curtas mas que tenham alto grau de precisão para melhorar o seu tráfego e aumentar o número de leads qualificados.

Não use palavras chaves duplicadas

Evite utilizar as mesmas palavras-chaves para campanhas diferentes. Além de estar concorrendo com você mesmo, um dos anúncios pode não ficar na primeira página.

Monitore seus resultados

Com todas as técnicas aqui apresentadas, a dica é manter constante a avaliação do desempenho dos seus anúncios e campanhas. Por ser um mercado altamente dinâmico, sempre será necessário alterar publicações, rever o perfil dos clientes e as formas de estruturar os anúncios.

 

Já conhecia as técnicas apresentadas para criar anúncios de texto campeões no Google Adwords? Comente sobre suas experiências e ideias com a gente… =)

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais