Como bloquear anúncios no Google
Como bloquear anúncios no Google
Escolha seus interesses e exclua empresas para bloquear anúncios no Google e YouTube
Sabe aquele anúncio repetitivo que não para de aparecer para você no YouTube? Ou uma propaganda irrelevante que não cansa de te perseguir no Google? Muita gente acha que não tem jeito e faz parte da navegação na internet ter que “aturar” os anúncios. Mas não é bem assim… Você pode escolher os assuntos que quer ver nos anúncios do Google. Assim como também é possível bloquear determinadas empresas e não ver mais seus conteúdos publicitários. A boa notícia? É que o processo é mais simples do que parece.
Por que aparecem anúncios no Google?
Antes de te ensinar a bloquear os anúncios, é importante que você entenda como ocorre a escolha deles. O Google e todos os seus produtos, como o YouTube, personalizam os anúncios de todos os usuários. E eles chegam até uma definição de quais anúncios devem aparecer para você através de informações que você mesmo fornece. Mas como?
Bom, quando você vai abrir uma conta no Gmail, por exemplo, precisa fornecer informações como data de aniversário e sexo. Da mesma forma, ocorre em outros produtos do Google. Outra forma de coletarem informações sobre você para os anúncios do Google é através das suas pesquisas no buscador, canais que você segue no YouTube e quais conteúdos você consome nas plataformas.
Todos os dados que você fornece são cruzados e ficam compilados no seu perfil de usuário. O Google, através de parceria com anunciantes, fornece os dados dos seus interesses para aqueles que buscam pelo seu perfil. Assim, passam a aparecer para você publicidade personalizada de acordo com as suas atividades online.
Como bloquear anúncios no Google
O próprio Google fornece informações de ferramentas simples e práticas com as quais é possível bloquear anúncios que você não quer ver mais. Conheça algumas delas.
Configurações de Anúncios do Google
Acessando as Configurações de Anúncios do Google pelo seu navegador, você consegue visualizar uma lista de interesses relacionados ao seu perfil de usuário. Esta compilação é feita com base em atividades online. Ao clicar em cada tópico, aparece a explicação de como ele foi parar ali (o que é muito interessante). Algumas formas pelas quais as fontes podem aparecer, são estas:
- “O Google estima esse interesse com base na sua atividade nos serviços do Google (como a Pesquisa ou o YouTube) enquanto você estava conectado.”
- “Este anunciante mostra anúncios com base no seguinte: informações que você deu ao anunciante e que ele forneceu ao Google.”
Para interesses que têm essas explicações, você pode bloquear anúncios, já que aparece na janela flutuante relacionada a opção de “desativar”. Contudo, há determinadas informações que não podem ser desativadas. Elas são classificadas como pessoais. Para esses, o Google explica:
- “Você adicionou essa informação à sua Conta do Google.
As atualizações que você faz se aplicam a todos os serviços do Google.
O Google não vende suas informações pessoais para ninguém.”
Gerenciar o Google Minha Atividade
No Google Minha Atividade, você pode dizer ao buscador que não quer ver mais publicidade relacionada a um tópico. Esta é a sua área para bloquear anúncios, ainda desconhecida pela maior parte dos usuários do Google. A plataforma permite que você gerencie todo o seu perfil de usuário. Você pode excluir assuntos ou temas inteiros de interesse e até fornecer diretamente ao Google as informações que você quer, visando receber anúncios cada vez mais personalizados às suas necessidades.
É muito útil para o caso de você ter feito uma pesquisa que não corresponde mais ao seu interesse; ou de ter emprestado seu computador para outra pessoa usar. Você pode ainda ter pesquisado um presente para alguém e já ter comprado. E depois disso não ter mais interesse naquele produto e, portanto, é totalmente compreensível você querer bloquear anúncios relacionados.
Controle outras redes de anúncios parceiras do Google
Na sua página de Configurações de Anúncios, o Google explica que é apenas uma das diversas redes de publicidade que personaliza anúncios nos seus próprios produtos com base na sua atividade online. Assim, recomenda a ferramenta YourAdChoices para que você conheça as empresas participantes e desative aquelas das quais quer bloquear anúncios.
Este artigo foi útil para você?
Então, deixe seu comentário e nos conte como ele te ajudou! =)