Aspectos psicológicos do ensino na Educação à distância

Aspectos psicológicos na educação a Distancia
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Com o principal intuito de disseminar o conhecimento superando as barreiras da distância, a educação à distância vem sofrendo um crescimento de popularidade no mundo todo para os mais diversos cursos. Por ser algo tão novo e recente, principalmente no Brasil, ainda não há muitos estudos sobre os aspectos psicológicos do ensino na Educação à distância.

É importante entender que muito do aprendizado que se espera do aluno deve ser considerado durante o planejamento de aula, e isso dependerá então do conhecimento do professor sobre a aplicabilidade dos mais diversos aspectos psicológicos do ensino. Na Educação à distância, essas aplicabilidades serão diferentes, e são bem importantes.

Já são aplicadas diversas técnicas de ensino no que são baseadas em aspectos psicológicos, porém as diferenças naturais do ensino presencial para ensino à distância implicam uma série de fatores que exige adaptações, quando não desenvolvimento de técnicas completamente novas de ensino com base em aspectos psicológicos.

Justamente por isso viemos hoje falar sobre os aspectos psicológicos do ensino na educação à distância e seus impactos no aprendizado EAD.

Os aspectos psicológicos do ensino na educação à distância

Há diversos pontos que devem ser contados para a educação à distância, que vão além da distância ou tempo que já são naturais do curso. Certas particularidades psicológicas e sociais, que tanto podem auxiliar no processo de ensino para alguns, quanto dificultar para outros, como questões de afetividade em aula, e interatividade no processo de ensino.

Na modalidade EAD, seu contato com outros alunos será mínimo, senão nulo, enquanto sua relação com o professor será muito menos pessoal que quando se encontra em sala de aula. Essa interatividade, enquanto pode auxiliar no aprendizado de muitos alunos, pode dificultar para alguns outros, sendo então um aspecto não absoluto ou certo.

A psicologia tem um grande papel no ensino à distância, fundamentada principalmente no papel de contribuições dos diversos modelos e teorias de aprendizagem, tanto comportamental, quanto cognitiva, além de atuar em áreas como desenvolvimento social construtivo para os alunos.

Nomes antigos da psicologia são aplicados nos conhecimentos atuais que temos, adaptando suas teorias com a era de desenvolvimento e inclusão digital. Nomes famosos do aprendizado como Skinner, Piaget e Pavlov tiveram diversos estudos que contribuíram para o crescimento de estudos dos aspectos psicológicos do ensino na educação à distância.

Desse ramo de estudo, diversos outros foram nascendo, como o papel da tecnologia na educação baseado em fundamentos psicológicos, teorias psicológicas de aprendizado junto ao papel do professor, desenvolvimento de competências com a educação à distância, como aprendizado de convivência social e trabalho em equipe.

Foi concluído já com diversos estudos que o papel da psicologia quando posto em contraste com a educação à distância tem uma imensa relevância não só com a contribuição de teorias psicológicas cercando a interação entre professor e aluno e aluno com seus colegas, mas que a adequação de ferramentas tecnológicas compete o desenvolvimento da afeição dos alunos.

Porém, essa é ainda uma área nova e que há muito a ser explorada. Mesmo com o crescimento dos estudos de psicologia e EAD nos últimos dez anos, assume-se que ainda só lentamente tangemos essa área para o EAD das novas gerações.

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