7 Ferramentas Gratuitas para Jornalistas e Produtores de Conteúdo

0

Ferramentas para Ajudar Jornalistas e Content Marketers na Produção de Conteúdo

Já faz tempo que o jornalismo não briga mais com a web… Antes, tendo a pressa pelo furo como um norte para o melhor jornalismo, hoje, estes profissionais já abraçam a nova mídia (que já nem é tão nova mais). E é certo que os jornalistas amam a internet! <3 Afinal, ela proporciona muito mais agilidade em pesquisas e clippings, além de disponibilizar facilmente muitas fontes e contatos para matérias e reportagens, sejam elas digitais, impressas, audiovisuais… E, pensando nesta atividade profissional, muitas das grandes empresas que reinam no espaço digital já criam maneiras de ter o público de jornalistas mais perto, pois é sabido que ele usa e contribui muito para o movimento social online. Enquanto isso, outras companhias desenvolvem sites e ferramentas voltados a também ajudar este público, oferecendo serviços bem especializados e acessíveis. Conheça, a seguir, 7 ferramentas para produção de conteúdo digital e/ou jornalístico.

2 Sites com Tutoriais e Comunidades de Jornalistas e Conteudistas

O Facebook e do Google desenvolveram, cada uma, uma plataforma especialmente para os profissionais de jornalismo. São elas: Facebook Signal e Google News Lab. Ambas têm o objetivo de oferecer instruções e ferramentas para pesquisa de pautas e investigações para jornalistas. Além disso, cada uma serve para o profissional se atualizar, fazer clippings e ter ideias para novas gerações de conteúdo.

2 Ferramentas do Google úteis para ajudar no Conteúdo

Você já conhece todas as possibilidades de uso do Google Alerts e do Google Trends para ajudar quem produz conteúdo? Cada um com a sua função, tanto o Google Alerts quanto o Google Trends cumpre bem as funções de monitoramento, atualização e pesquisa. Para saber mais sobre cada uma destas ferramentas, não deixe de ler os artigos da série ferramentas do Google em nosso site: um sobre o Google Alerts; e outro sobre o Google Trends.

3 Formas de Obter Ajuda na Produção de Artigos e Notícias

  1.  Sabe aqueles sites que caem como uma luva para o que você precisa diariamente no seu serviço? Pois o Fotos Públicas pode ser um deles! Este banco de imagens traz fotos de eventos públicos que acontecem ao redor do mundo para você usar de forma gratuita. Só é preciso creditar o fotógrafo, mas nada mais justo pra quem já te deu uma excelente ajuda, não é mesmo?!
  2. Já se você precisa de ideias “estratégicas” para produzir novos textos, o Buzzsumo te dá uma mão, apresentando um monitoramento focado no assunto que você quer. Esta ferramenta mostra  exatametne o que as pessoas estão falando sobre determinado tema e te dá ainda a opção de acompanhar concorrentes!
  3. Mais ajuda do que isso só se for com o grand finale: o título! Nesta função, foi o Hubspot que pensou ao criar o Blog Topic Generator, que gera na hora títulos atrativos, te pedindo apenas para fornecer as três palavras mais importantes do seu texto (é bom pensar em SEO aqui).

E como o assunto “Conteúdo” não se esgota, confira em nosso site as descrições de ferramentas que ajudam a gerar conteúdo de alguma forma, seja você profissional do marketing ou do jornalismo!

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais