5 Tipos de Conteúdo para seu Blog [PARTE 3]

5 Tipos de Conteúdo para seu Blog 3

Sua estratégia de inbound marketing tem tudo para dar super certo se você continuar alimentando seu blog com conteúdos relevantes! Mas não abra mão de diversificar a forma de apresentar os posts ao seu público! Trazemos aqui 5 tipos de conteúdo para seu blog, para te ajudar no próximo planejamento de conteúdo. Continue lendo para ter ideias…

Como fazer 5 Tipos de Conteúdo para seu Blog

Este é o segundo da série com 3 posts intitulados “Tipos de Conteúdo para seu Blog”. Nele, apresentamos cinco formatos de conteúdo para diversificar e fazer sucesso no seu blog!

Obs.: se você ainda não leu os dois primeiros artigos da série, confira aqui:

Leia aqui o 1º artigo desta série: 5 Tipos de Conteúdo para seu Blog [PARTE 1]

Leia aqui o 2º artigo desta série: 5 Tipos de Conteúdo para seu Blog [PARTE 2]

  1. Pesquisas

Estatísticas e dados sobre seu mercado são ótimos para serem usados em conteúdo. Os números comprovam de uma forma mais exata como está o mercado. Além disso, informam quais segmentos estão ou não funcionando e dão poderosos insights de novas tendências.

Não é preciso que você realize a pesquisa (ainda que isso seja uma estratégia bem interessante). Caso seu time não tenha braço para isso, você pode usar pesquisa de uma empresa parceira ou de um instituto de pesquisa para isso.

Exemplo de post com pesquisa

Aqui, no Ferramentas Inteligentes, nós utilizamos frequentemente as pesquisas para embasar os nossos artigos. Exemplo disso é o artigo “Entenda o que é o Marketing Baseado em Contas”, em que citamos a  pesquisa realizada pela Alterra Group sobre o Account-Based Marketing.

  1. Guest posts

O blog de sua empresa já recebe posts de convidados? Saiba que os guest posts são excelentes conteúdos que você pode usar para publicar em seu blog. Além disso, são uma forma muito valiosa para sua empresa manter um relacionamento com parceiros.

Por meio de conteúdos, seus parceiros podem atingir uma nova audiência e construir link building para estratégias deles de SEO. A vantagem aqui é que você não precisa gastar esforços na produção do conteúdo, pois outra pessoa fará isso.

No entanto, é fundamental alinhar o tema e a linguagem do guest post antes do parceiro começar a escrever. Fazendo isso, você não terá o retrabalho em edições exaustivas e nem passará pelo desconforto de pedir uma nova versão ao parceiro.

Guest posts no Ferramentas Inteligentes

Em nosso portal, temos alguns conteúdos de parceiros, como:

  1. Série temática

Você reparou que este artigo que você está lendo faz parte de uma série com 3 posts sobre “Tipos de Conteúdo para seu Blog”? As séries são uma forma de dividir conteúdos longos em várias pílulas de conhecimento.

Você pode criar uma série quando, por exemplo, quer dividir uma lista extensa e detalhada com conteúdo, como é o caso deste assunto que estamos falando. Imagine se em apenas 1 artigo você lesse os 15 tipos? Ficaria cansativo…

Por isso, dividimos o material em 3 artigos de 5 tipos de conteúdo. Pois não gostaríamos de passar este assunto de maneira raza a você. Uma outra forma de criar séries é fazendo um conteúdo progressivo, como capítulos de um livro, que aprofundam o tema a cada tópico novo.

Mais ideias de séries temáticas de blog posts

Tipo de conteúdo para blog em série de posts

Série sequencial de posts “Marketing Digital com Resultado”

Fizemos assim na série “Marketing Digital com Resultado”, composta por:

Outra maneira é tratar um tema amplo de maneira aberta, apenas “tagueando” os artigos. Fizemos desta maneira “Ferramentas do Google”, em que não se esgotaram os artigos a integrar a série e, a qualquer momento, podemos acrescentar outros no mesmo formato. Veja o que já temos:

  1. Vídeo

A produção de conteúdo em vídeo não é mais uma simples tendência para o futuro. É uma realidade já consolidada e com resultados comprovados. Uma boa estratégia de vídeos pode aumentar a compreensão do público sobre o que você tem a oferecer em 74%, de acordo com a Video Brewery.

Além disso, com esse formato sua empresa consegue agradar também aos consumidores que preferem o vídeo do que o texto. Mas se já gravei o vídeo por que escrever um conteúdo em texto?

Indo direto ao ponto: Porque ao mesmo tempo que existem as pessoas que preferem o conteúdo em vídeo, existem as pessoas que preferem o conteúdo em texto. Por isso, a grande sacada aqui é diversificar.

Como criar conteúdo em vídeo para o blog?

Siga as etapas:

1. Grave um vídeo;

2. Hospede em algum canal (YouTube, Vimeo, DailyMotion, SambaVideos, entre outros);

3. Publique no seu blog;

Vá além…

4. Transcreva esse vídeo ou crie um texto com base no conteúdo audiovisual (isso vai deixar o seu post com muito mais valor).

  1. Infográficos

O infográfico é um formato de conteúdo que costuma ter ótimos resultados. Isso porque é uma forma de simplificar ideias longas em poucas palavras e com um apelo visual que costuma sempre funcionar.

Você pode usar infográficos tanto para geração de Leads, promovendo-os em Landing Pages, como também em posts para gerar engajamento e backlinks. E, para facilitar com que outros blogs compartilhem seu infográfico, coloque um código de incorporação no final de seu post.

Para dar corpo ao post, crie um texto de apoio para o infográfico. Coloque outras informações que não estão no infográfico ou crie um contexto para o leitor entender do que se trata e por que ele está consumindo esse material.

Dica para criar infográfico de maneira fácil

Exemplo de material transformado em infográfico na ferramenta Easel.ly

Exemplo de material transformado em infográfico na ferramenta Easel.ly

Para facilitar e você conseguir fazer infográficos sem quebrar muito a cabeça, veja algumas ferramentas práticas para criar infográticos aqui em nosso portal:

Conhecer Criadores de Infográficos

 

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