5 Tipos de Conteúdo para seu Blog [PARTE 2]

5 Tipos de Conteúdo para seu Blog [PARTE 2]

Diariamente, milhões de posts são publicados em milhões de blogs. Se você parar para observar, verá que quase todos possuem a mesma cara e não agregam nada de novo aos leitores. Desta forma, conhecer diferentes tipos de conteúdo que podem ser trabalhados em seu blog é extremamente importante para a manutenção da produção contínua e do relacionamento com seu público. E este artigo está aqui para te ajudar!

Como fazer 5 Tipos de Conteúdo para seu Blog

Este é o segundo artigo dos três que compõem a série “Tipos de Conteúdo para seu Blog”. A seguir, você irá conhecer cinco formas de criação de conteúdo para seu blog com exemplos para se inspirar!

Ah, se você ainda não leu o primeiro, corre lá para conferir:

Leia aqui o 1º artigo desta série: 5 Tipos de Conteúdo para seu Blog [PARTE 1]

  1. Lançamento de materiais ricos

Sua empresa está lançando um material rico novo? Então, que tal aproveitar o blog para promover essas ofertas? Você pode fazer um breve resumo sobre o tema e sobre o que o leitor irá encontrar ao acessá-lo.
Há várias formas de criar esse tipo de post. Você pode fazer um texto curto, colocar os principais tópicos em bullet points, criar um novo texto em cima do assunto, dispor parte do material rico que está disponibilizando etc.

Aqui, no Ferramentas Inteligentes, criamos o artigo Dicas de WordPress – e-book gratuito apresenta as melhores dicas para promover de forma direta o e-book Guia Prático gratuito com dicas de WordPress que também está disponível na página de materiais educativos aqui no portal.

Já no artigo Ferramentas para Blog: 5 ferramentas de acompanhamento, colocamos as dicas de blog como ponto central e fizemos uma promoção ao final com uma chamada para o download do e-book.

  1. Posts Institucionais

Costumamos dizer que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia sobre os problemas e as necessidades de sua audiência e não sobre sua empresa. Sendo assim, por que posts institucionais deveriam entrar no blog?

Porque é possível separar as duas coisas. É possível fazer Marketing de Conteúdo e falar também sobre sua empresa desde que o assunto seja relevante para seus clientes. Mas lembre-se: o ideal, ao falarmos de posts institucionais no blog de uma empresa, é quando o conteúdo realmente vai fazer a diferença para os clientes, Leads e usuários.

Isto pode ser, por exemplo, uma atualização importante no seu produto ou uma mudança drástica na sua empresa (como o nome ou o posicionamento). Outra opção é ser uma comunicação que ajude ou inspire a pessoa em alguma esfera de seu negócio. Um exemplo é o release pós-evento que o portal apoiou.

Em Ferramentas Inteligentes apoia grande evento de capacitação e inspiração empreendedora, trouxemos aos nossos leitores vários pontos. Um deles foi a notícia de que apoiamos o evento de empreendedorismo. Outro foi a contribuição com informações relevantes da palestra de neuromarketing ministrada na ocasião pelo fundador do Ferramentas Inteligentes.

  1. Curadoria de conteúdo

Curadoria de conteúdo é uma alternativa para você produzir conteúdo a partir de conteúdo já existente. Isso pode ser feito de forma externa, como uma seleção de notícias sobre seu mercado que saíram nos veículos de comunicação no último mês, por exemplo. Ou internamente, criando um post sobre vários materiais e outros posts que sua empresa produziu.

Nós adoramos fazer curadoria aqui no portal, para reunir informações sobre ferramentas, comparações de avaliações e formas de uso. Em Ranking Ferramentas Inteligentes com os 10 melhores editores de imagens, trouxemos uma listagem com as ferramentas de edição (presentes no portal) que receberam as melhores avaliações dos usuários, com notas e descrições das principais funcionalidades.

É importante lembrar que a curadoria não deve, de maneira alguma, ser uma cópia de material de outras fontes. É preciso ter cuidado não apenas na seleção, mas na forma de apresentar o material. E não se esqueça de dar os devidos créditos aos autores, caso sua publicação faça uma compilação de notícias de terceiros.

  1. Entrevistas

Há muitas pessoas fora de sua empresa que podem ter bons insights para compartilhar com sua audiência. Desse modo, por que não convidar esses profissionais para uma entrevista?

Convide influenciadores e personalidades para falar sobre algum assunto relacionado a seu mercado. Ao entrevistar nomes que são referência em seu mercado, você estará criando um conteúdo de bastante qualidade para seu blog, além de ser um aprendizado bastante valioso para o entrevistador.

IDEIA! Marque um call e grave a tela da entrevista. Depois, você pode disponibilizar em vídeo e texto.

Mas não se preocupe se não conseguir encaixar este tipo de conteúdo no seu planejamento para executar em seu blog. Nós não costumamos realizar entrevistas aqui no Ferramentas Inteligentes. Mas já divulgamos a transcrição de uma entrevista na qual o fundador do portal foi convidado. Veja aqui como fizemos para se inspirar: É seguro utilizar ferramentas gratuitas? [Entrevista]

  1. Listas

O ser humano gosta de fazer listas: lista de supermercado, lista das tarefas domésticas, lista das atividades que você precisa realizar no trabalho diariamente, lista de resoluções de ano novo… Elas são uma ótima forma de ajudar você a se organizar, ganhar produtividade e ter uma visão melhor do que precisa ser feito – e em quais etapas.

Em geral, listas são simples de fazer: basta você parar por alguns minutos e pensar como é que pode dividir o tema que escolheu em tópicos. Esses subtemas, digamos assim, podem ser divididos de várias formas: do mais para o menos (e vice-versa), do primeiro até o último (e o contrário), do melhor para o pior (ou do pior para o melhor), ou também em uma ordem cronológica e/ou sequencial (no caso de tutoriais ou passo a passos, por exemplo).

Além disso, os posts de lista costumam ter resultados muito bons, tanto em tráfego orgânico como em tráfego social. Isso porque eles costumam ser mais fáceis de ler (é possível escaneá-los com mais facilidade), atiçam a curiosidade, simplificam coisas complicadas, entre muitas outras vantagens. Como ideia, apresentamos a Lista: 20 ferramentas de e-mail marketing.

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