5 Tipos de Conteúdo para seu Blog [PARTE 1]

5 Tipos de Conteúdo para seu Blog [PARTE 1]

O blog é um dos pontos de partida para colocar sua estratégia de Marketing de Conteúdo em prática. É com os posts publicados nesse canal que você vai atrair visitantes e gerar tráfego. E, se você realizar as ações de maneira correta, irá gerar Leads que posteriormente se tornarão clientes.

Mas mesmo este primeiro passo pode ser um verdadeiro martírio para empresas que estão começando a investir ou já investem em Marketing de Conteúdo: Que tipo de post eu devo produzir para o meu blog? Quais são formatos mais indicados dependendo do assunto que estou abordando ou do meu objetivo com o conteúdo? Quando e como utilizar imagens, áudio e vídeo em meu blog?

Como fazer 5 Tipos de Conteúdo para seu Blog

Este artigo é o primeiro dos três que compõem a série “Tipos de Conteúdo para seu Blog”, e traz 5 ideias com exemplos para você se inspirar e colocar em prática hoje mesmo! Vamos lá?

  1. Posts educativos

Esse tipo de post tem como principal missão educar a audiência sobre o mercado em que o produto/serviço está inserido. Um exemplo é o artigo “Como criar anúncios no Instagram Stories?” Note que aqui a preocupação é, acima de tudo, educar – e não vender.

Pode ser que o profissional já utilize o Instagram e veja nessas dicas alguns insights para melhorar suas campanhas. Pode ser que ele faça de outra forma, mas, ao aprender com o Ferramentas Inteligentes, substitua o seu processo futuro. Ou pode ser que ele tenha começado recentemente a estudar o marketing nas mídias sociais.

Adapte isso ao contexto de sua empresa e crie conteúdos que solucionam as dores de sua audiência e não conteúdos com caráter institucional ou agressivamente vendedor.

  1. Posts baseados em dúvidas

Você pode encontrar essas dúvidas em comentários do próprio blog, nas redes sociais, em respostas de e-mail, em pesquisas de opinião, na busca interna do seu próprio site ou até mesmo perguntando aos vendedores da sua empresa quais são as principais dúvidas conceituais sobre o produto ou serviço.

Uma vez que você identificou as principais dúvidas de seu público, é hora de transformá-las em conteúdo. No post “Como engajar em vídeos no Facebook?”, falamos desta que é uma busca constante dos usuários do Ferramentas Inteligentes.

A grande sacada desse tipo de post é que a produção dele vai além do que o que sua empresa pensa que seu público precisa. É sobre o que algo que a audiência já manifestou deliberadamente um interesse. Você pode criar um post falando sobre as principais dúvidas sobre seu mercado ou criar um post sobre uma dúvida específica de seus clientes e Leads.

  1. Tutoriais ou passo a passo

Se você precisa ensinar a sua audiência a realizar determinada ação de modo prático, um post tutorial ou passo a passo é uma boa pedida. A ideia aqui é fazer com que o leitor repita exatamente o que você está orientando, no momento em que lê.

Por isso, imagine que o leitor está lendo o post e fazendo o que você está explicando ao mesmo tempo. Em “Os 3 passos para criar um site em WordPress“, orientamos o leitor com um passo-a-passo para criar seu próprio site.

Você também pode instruir sobre como preparar uma receita culinária, por exemplo. Aproveite para abusar de imagens explicativas e pense muito bem em uma ordem lógica para passar o conteúdo da melhor forma possível para seu público.

  1. Guias

Guias são conteúdos completos sobre determinado assunto. Tem como característica ser um conteúdo longo e detalhado. Por esse motivo é comum encontrarmos posts com títulos como “o guia definitivo”, “o guia completo”, “tudo o que você precisa saber sobre” e outras variações que denotam que se trata de um conteúdo completo.

Ao escrever um guia, lembre-se de que você está se comprometendo a produzir um conteúdo incrível. Por isso, escolha um bom tema e quebre-o em diversas partes. Uma forma simples de estrutura um bom guia é responder às seguintes perguntas:

  • O que é ___;
  • Quando fazer ___;
  • Por que fazer ___;
  • Como fazer ___;
  • Onde fazer ___;

Claro que este é um modelo bem básico e não é preciso que seja seguido em todas as ocasiões, mas pode servir de ponto de partida na hora de você estruturar um guia. E ele não necessariamente precisa ser muito extenso. Você pode montar um guia conciso e direto para chegar ao objetivo, como nós fizemos em “Como se tornar expert em SEO [Guia Rápido]”.

  1. Notícias

Notícias sobre o seu mercado também são ideias interessantes de conteúdos que você pode produzir para o blog de sua empresa. Nesse caso, aproveite o timing para publicar o mais rápido possível. Notícias possuem caráter imediatistas, então se você demorar muito para dar uma notícia rápida, pode ser que seus concorrentes já tenham o feito antes, e quando você promover para sua audiência há o risco de ser tarde demais.

Como saber quando é tarde demais? Depende muito do seu nicho e da importância da notícia em si. Tente ser ágil sem ser negligente. Aqui, no Ferramentas Inteligentes, fazemos eventualmente este tipo de post, como é o caso de “O que fazer perante o escândalo do vazamento de dados do Facebook?”, quando esclarecemos aos leitores as consequências deste acontecimento para suas contas.

Lembre-se de que notícias, diferentes de conteúdos evergreen, costumam ter prazos de validade. Mesmo assim, é uma excelente maneira de se relacionar com sua audiência e mostrar a ela que você está se atualizando e buscando sempre novidades sobre o mercado.

Como aproveitar o conteúdo do blog para gerar vendas?

Você pode aprender sobre o processo de vendas com o conteúdo no e-book gratuito “Uma introdução ao inbound marketing”, preparado pela Asap10, empresa parceira do Ferramentas Inteligentes.

Baixe o seu e-book grátis!

Perdi minha senha

Entrar

Share This
15585

Quer conhecer novas ferramentas ?

Nós inserimos ferramentas no site semanalmente!

15856

Inscreva-se aqui para receber a lista de ferramentas da semana. Você também vai receber dicas para melhorar a  performance do seu negócio on-line.