5 motivos para você usar animações 2D
Conheça cinco razões pelas quais grandes marcas e empresas se utilizam da animação 2D em campanhas de marketing
Você já se deparou com algum vídeo de desenho que prendesse sua atenção e gerasse tamanha empatia que te fizesse rir ou se emocionar? Pois essa é apenas uma face da animação 2D, a de emocionar. Com uma mensagem lúdica, ela pode levar a muito mais do que encantamento, chegando a gerar adesões a causas e até vendas.
Se antes eram necessários milhares de desenhos sequenciais para criar animações 2D, hoje a modalidade ultrapassou este processo, saiu dos desenhos infantis e invadiu o cenário do marketing. Hoje, a animação bidimensional pode ser realizada de maneira prática e rápida, com ferramentas simples de serem manuseadas.
Conheça, abaixo, 5 vantagens do uso das animações em 2D, além de algumas ferramentas digitais disponíveis no mercado.
5 vantagens das animações
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Chamam a atenção de diferentes públicos
Devido ao formato lúdico, as animações ganham vez mais admiradores com diferentes perfis. Até mesmo quem não se liga em animações modernas parece se encantar com vídeos animados em 2D, que transmite um ar retrô e gera nostalgia.
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Facilitam a compreensão de determinados temas
Quando se trata de explicar ao público leigo a respeito de temas complexos, as animações são boas aliadas. Elas simplificam o entendimento de mensagens e são boas para apresentar tutoriais, conceitos e outros assuntos que necessitem de uma boa didática.
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Vídeos contribuem para intensificar o branding
De acordo com dados divulgados pela empresa fabricante da ferramenta OptinMonster em 2018, a utilização de vídeos aumenta em até 54% o alcance de uma marca. Contudo, o dado mais relevante parece ser o da State of Video Marketing, de 2017, que garante a reutilização da estratégia de video marketing por 99% das empresas que a experimentaram.
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Aumentam o engajamento nas mídias sociais
A característica lúdica da animação atribui aos vídeos um maior poder de penetração e, consequentemente, maiores chances de venda de produtos, serviços e conceitos. Quando aliada à identidade da marca, a animação reforça os valores da empresa, passando mais veracidade na sua mensagem e, consequentemente, maior envolvimento e engajamento do público.
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Têm alto poder de persuasão
Campanhas promocionais, institucionais ou de vendas se utilizam cada vez mais de animações para vender. Isso pode ser feito de maneira sutil, como fazer dentro da animação uma sugestão para que o espectador preencha um formulário de pesquisa ou se inscreva em uma lista de e-mail marketing. A partir disso, o marketing de conteúdo deve ser trabalhado.
Ferramentas de Animação 2D
Toonboom
Com as animações criadas no Toonboom, é possível produzir filmes, programas de TV, jogos, propagandas e até desenhos animados. A animação Peixonauta, por exemplo, foi criada neste software.
Adobe After Effects CC
Este software da Adobe oferece efeitos profissionais. Uma das formas de criar animações com o After Effects CC é com movimentos em frente à webcam, que ele capta e transforma no movimento do personagem em 2D.