5 ferramentas para desenvolvimento de aplicativo mobile
Conheça 5 aplicações para você criar seu próprio app
Atualmente, uma empresa ter um aplicativo e disponibilizá-lo para seus clientes é uma excelente forma de manter relacionamento e contato para venda e compra. Pois um app facilita e agiliza a execução de uma determinada tarefa. O cliente tem sempre à mão (literalmente) o contato do fornecedor, da loja ou prestador de serviço.
Alguns exemplos de funções de um aplicativo são:
- Lojas podem vender pelo app;
- Um restaurante pode disponibilizar o cardápio e fazer reservas;
- Um consultório ou clínica médica pode marcar consultas direto com o paciente pelo aplicativo;
- Para serviços em geral, a empresa pode disponibilizar informações relevantes sobre o segmento e formas de contato.
Existem ainda muitas outras possibilidades de negócios e funções de um aplicativo. No artigo Aplicativos: minha empresa precisa de um?, falamos um pouco mais sobre os aplicativos e como saber se ele será relevante para sua empresa. Mas a grande questão que fica é: quanto custa ter um app?
Bom, se você quiser disponibilizar um serviço com complexidade e que irá requerer um sistema, você terá que verificar os custos com um desenvolvedor. Mas se você tem em mente que o seu aplicativo terá uma função simples, poderá usar uma ferramenta que facilite o desenvolvimento, e quem sabe você mesmo conseguirá criar o seu próprio app com um custo bem baixo?!
5 ferramentas para desenvolver app
Abaixo, separamos uma lista com cinco aplicativos que têm a função de criar um aplicativo. Alguns, possuem interface e recurso que são intuitivos e bem fáceis de usar.
-
Android Studio (gratuito)
Esta é uma ferramenta do Google para desenvolvimento de aplicativos para Android. Sendo 100% gratuito, o Android Studio oferece um sistema flexível de compilação e também a possibilidade de criação e de implantação instantâneas de aplicativos.
-
Fábrica de Aplicativos (gratuito e pago)
Para aplicativos simples, a Fábrica de Aplicativos é perfeita! Ela dispensa a necessidade de conhecimentos de programação e com poucos cliques permite que você publique seu app para Android, iPhone, Firefox OS e Windows Phone. O legal é que você pode criar um app para teste grátis. E depois, se quiser publicá-lo, é que você contrata um plano pago.
-
Drupal (gratuito)
Com igual intenção, de dispensar que o criador entenda de códigos de programação, Drupal funciona com módulos para encaixe (tipo um lego), e assim orienta a criar a estrutura do aplicativo, que vai de loja online a site de notícias. Tudo gratuitamente.
-
Let’s App Builder (gratuito)
Com Let’s App Builder, você consegue criar um aplicativo mobile para Android em alguns minutos. E, acredite: você monta toda a estrutura do app do próprio celular que está aí no seu bolso! Isso porque a ferramenta está disponibilizada de forma gratuita no Google Play.
-
Como (gratuito para testar)
Com uma proposta diferente, Como permite a criação de um app do seu próprio site já existente. O fabricante diz que, assim, o usuário final consegue ter uma ótima experiência de navegação. Esta ferramenta é gratuita na sua fase de teste.