4 ferramentas de SEO para pesquisa de palavras-chave

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Planejamento de keywords pode ser realizado com ferramentas inteligentes e até gratuitas

A otimização de sites, páginas, textos e outros elementos online faz cada vez mais parte da rotina obrigatória do trabalho do marketing digital. Isso porque hoje não dá mais para pensar em conteúdo que não seja otimizado. Afinal, de quê adianta preparar um bom material se ele não pode ser encontrado pelas pessoas na busca orgânica?! Para isso, a sigla em foco é SEO: search engine optimization.

Dicas para SEO

Em Aprenda 6 dicas preciosas de SEO para conteúdo, a escolha da palavra-chave a ser utilizada no seu site é definida como o princípio de todo o marketing online. O artigo também fala sobre a aplicação das palavras-chave e suas variações nos textos: “Ao escrever o conteúdo, a palavra que está sendo trabalhada deve ser citada da mesma maneira que as variações dela. Não é uma boa ideia repetir essa palavra-chave por muitas vezes, os algoritmos dos motores de busca já têm reconhecido essa técnica, portanto basta saber como escrever pensando SEO em um bom texto, que as palavras chave virão de forma automática.”

Como descobrir as palavras-chave mais interessantes para o seu negócio?

Para te ajudar a descobrir quais são as palavras-chave mais interessantes para o segmento do seu negócio, existem diversas ferramentas de SEO. Entre elas, estão as voltadas exclusivamente para pesquisa de palavras-chave, embora haja outras que também fazem o planejamento do SEO como um todo.

Abaixo, selecionamos 5 ferramentas inteligentes que fazem pesquisa de palavras-chave. Leia as funcionalidades de cada uma e descubra qual é a mais indicada para você.

  1. Longtail Pro (ferramenta gratuita para testar por um mês)

Além de apontar quais as melhores palavras-chave para determinado segmento, Longtail Pro indica o volume de palavras chave, como anda a concorrência e ainda checa o posicionamento das keywords no Google/Bing e Yahoo.

  1. Market Samurai (ferramenta gratuita para testar até querer comprar)

Este é um sistema que roda no seu computador e te dá insights sobre a concorrência e o seu mercado. Isso é o que faz o Marketing Samurai sem deixar, é claro, de apontar palavras específicas para seu negócio.

  1. Wordze (ferramenta com versões gratuita e paga)

Com a função gratuita para pesquisa de palavras chave, Wordze é útil para pesquisar palavras por tema, e você pode fazer isso logo antes de publicar. Outra funcionalidade interessante é a estimativa do valor de CPC que a ferramenta mostra.

  1. KeywordTool.io (ferramenta com versões gratuita e paga)

KeywordTool.io mostra palavras de cauda longa para que você utilize todas as palavras da mesma categoria. A diferença entre as versões gratuita e paga é que nesta última são mostradas mais opções de keywords, além de também apresentar o volume de busca.

  1. Google Keyword Planner (ferramenta gratuita)

A ferramenta gratuita do Google para planejamento de campanhas no próprio buscador também pode ser utilizada para pesquisa de ideias e palavras-chave para outros usos. Google Keyword Planner traz previsões de tráfego, histórico de estatísticas, análise da concorrência e outras funções.

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