10 formas eficientes de gerar tráfego orgânico [Marketing Digital com Resultado]
Conheça dez alternativas para seu site gerar tráfego gratuitamente
ARTIGO 1/3 DA SÉRIE: MARKETING DIGITAL COM RESULTADO
Um dos maiores desafios após desenvolver um site é fazer com que as pessoas certas o encontrem. Partindo desta necessidade, muita gente logo recorre a links patrocinados no Google e em redes sociais, o que não é errado, mas pode ser desnecessário em algumas ocasiões.
Quando fazemos anúncios na internet, temos que ter em mente que o tráfego para o site será gerado apenas enquanto o anúncio estiver sendo pago por você. Ou seja, pode até trazer bons resultados, mas os anúncios te deixam dependente deles para que seu site continue a ter sentido em existir.
Portanto, recomendamos que você use os anúncios para alguma campanha específica, promoção ou para dar um gás na venda de um produto, que pode ter uma dificuldade sazonal de venda, por exemplo.
Para construir uma solidez no acesso ao seu site, recomendamos que você busque fontes orgânicas de tráfego. Para isso, apresentamos, a seguir, 10 alternativas para você gerar tráfego para seu site gratuitamente.
Mas, antes… Vamos esclarecer uma dúvida:
Mídias sociais funcionam para gerar tráfego?
Quando falamos em mídias sociais, não podemos deixar de pensar imediatamente no Facebook, certo? Isso porque esta mídia já foi bastante relevante para a geração de tráfego orgânico para sites, e-commerces, blogues e outras páginas. A rede social chegava a alcançar, em média, 5% do seu público de fãs com uma publicação.
No entanto, nos últimos dois anos, mudanças significativas ocorreram com o EdgeRank (o algoritmo do Facebook que determina quais publicações aparecem na linha do tempo). O Facebook anunciou em 2016 que começaria a diminuir ainda mais o alcance de páginas e a aumentar as visualizações de postagens de perfis.
Este cenário começou a ser sentido fortemente no último ano, o que impactou as empresas quem tinha o Facebook como única ou principal fonte de tráfego para seu site ou vendas. Assim, chegamos a uma lição:
Você não pode depender única e exclusivamente do Facebook!
Nem de uma única outra fonte.
O ideal é que você tenha fontes alternativas de tráfego.
Assim, com mudanças ou baixas de tráfego em uma das mídias, isso não impactará
de forma relevante o seu negócio.
Esta lição nos leva a pensar e raciocinar além de realizar publicações em nossas fanpages para gerar tráfego orgânico. E algumas das maneiras que isso pode ser feito estão listadas abaixo, para que você não dependa de anúncios nem de posts em mídias sociais para gerar tráfego para seu site.
10 fontes de tráfego alternativas às redes sociais
O trabalho para gerar tráfego consistente para seu site necessida de fontes diversas. Lembre-se: a geração de tráfego depende de você ter um site bonito, um sistema de captura de e-mails nem de um bom domínio. Você terá um bom tráfego para seu site se fizer o que trazemos a partir daqui, neste artigo, para você!
1ª Fonte de Tráfego) Conteúdo na forma de artigos otimizados
Nesta primeira fonte apresentada, temos que ter em mente três aspectos: palavras-chave, frequência e linha editorial.
– Palavras-chave
Sempre que escrever um artigo, temos que trabalhar com as palavras-chave que são usadas pelo mercado e com os termos principais que têm buscas na internet.
– Linha editorial
Você precisa de muito planejamento para manter uma consistência de publicações em seu site/blog. Para isso, o ideal é definir periodicamente (como mensalmente, por exemplo) os assuntos que serão trabalhados e ser fiel a este planejamento.
– Frequência
Se você pode fazer 2 a 3 artigos por semana, beleza! Mas se você não dispõe de muito tempo, faça apenas 1 semanalmente. Mas sempre no mesmo dia, porque as pessoas se atentam a isso.
Aqui, no Ferramentas, por exemplo, colocamos os artigos toda terça feira, desde que o site foi criado. Assim, já temos um público acostumado a receber nosso material por e-mail ou a checar nossos artigos com uma mesma frequência (no caso, semanal).
Se você escolhe e usa as palavras-chave corretamente, segue uma linha editorial e coloca os artigos com a mesma frequência, irá gerar, daqui a algum tempo, uma fonte de tráfego orgânica através do Google. Seus artigos serão encontrados por termos que as pessoas estão buscando.
2ª Fonte de Tráfego) Tutoriais
Este é um procedimento que consiste em montar um passo-a-passo mostrando como se faz algo ou como se resolve um problema.
– Apresentação
Os tutoriais podem ser apresentados em vídeo ou escrito (em forma de artigo ou e-book)
– Peça o contato do usuário
No final do seu tutorial, não esqueça de apresentar o seu formulário. Você pode instalar uma ferramenta de opt-in na página do seu tutorial
Assim, quando a pessoa estiver lendo o final do material, aparece uma caixa de diálogo para que ela possa clicar e assinar para receber um material que você oferece, seja por blog, por e-mail, pelo YouTube. Assim, depois de algum tempo, você vai ter e-mails das pessoas que consomem seu conteúdo ou pessoas assinando o seu canal (o YouTube já tem uma ferramenta própria de opt-in que você pode configurar diretamente lá).
O resultado é que você vai criar um grupo de pessoas qualificadas como seu público e com as quais você se relaciona.
3ª Fonte de Tráfego) Entrevistas
Já pensou em fazer um bate-papo com alguém que tem a ver com seu público? Como colegas do mesmo ramo, empresas, professores…
– Como apresentar as entrevistas
Você pode fazer vídeos ao vivo ou gravados. Pode reunir pessoas em um webinário, pedir depoimentos de clientes para quebrar objeções do seu público em potencial…
– O procedimento
Você precisa criar uma página, instalar um vídeo lá (ou fazer um evento com hangout) e colocar um chat na página para funcionar enquanto o vídeo é apresentado.
– Quem entrevistar?
Você pode entrevistar um professor de universidade, um cliente que teve um resultado bacana e até representantes de empresas do mesmo ramo que o seu que podem ser complementares ao serviço ou produto que você oferece. Desta forma, também estabelece parcerias. É importante mencionarmos que não precisa ser uma pessoa tão conhecida, mas que tenha conteúdo para transmitir.
– Tempo de entrevista
Dentro do seu mercado, você pode convidar alguém para um bate-papo de meia hora. Também pode ser menos tempo, pois algo rápido e simples já pode ser um bom gerador de tráfego.
4ª Fonte de Tráfego) Reciclar o seu conteúdo
Quando você chegar a ter 30, 40 artigos no seu blog, ou mais, você pode reciclar este conteúdo para outras plataformas ou outros formatos.
– Post para Vídeo
Pegue um post de blog e transforme-o em um vídeo com você explicando. Você pode publicar no YouTube, Facebook ou em uma página do seu site que tenha vídeos ou fale de um assunto específico.
– Texto para Áudio
Pode ainda transformar um texto em conteúdo de áudio e disponibilizá-lo junto ao seu artigo. Existem pessoas que são mais auditivas, e você tem que ter uma forma de alcança-las também. Pode ainda enviar um e-mail para a sua lista com o link de um podcast.
– Post para E-book
O post do seu blog pode facilmente virar um e-book. Para isso, você pode simplesmente ampliar a quantidade de assuntos abordados dentro do mesmo tema ou aprofundar os assuntos que você já havia tratado.
E-book valioso***
Uma outra forma de reciclar conteúdo que funciona é pegando uma sequência de artigos do seu blog. Copie cada um e cole em um documento Word; organize e salve em PDF. Após, faça uma capa e adicione ao documento para transformar o material em um e-book. No seu site, coloque-o em uma página para as pessoas baixem o e-book com todos os artigos de uma determinada época (por exemplo, os artigos de um ano inteiro). Funciona de verdade!
5ª Fonte de Tráfego) Guest Posts
Esta forma de tráfego consiste em você publicar em outros blogs como convidado, e também convidar pessoas a publicar no seu site.
– Onde devo publicar?
Escolha fazer contato com blogs do mesmo ramo ou que sejam complementares ao seu mercado. Por exemplo, um site de venda de imóveis pode fazer parceria com um site de construção. O site de construção pode fazer um artigo sobre reformas e colocar no site de venda de imóveis. Por sua vez, o site de venda de imóveis pode escrever um artigo sobre como escolher um bom terreno para construir.
– Como gerar tráfego?
Isso é legal porque você traz conteúdo para o seu blog e faz troca de links escrevendo artigos para terceiros. Para isso, quando escrever, coloque na assinatura o nome do seu site, se apresente, e coloque um link para seu blog ou site.
6ª Fonte de Tráfego) Plugins Sociais
Os plugins sociais são importantes para facilitar o compartilhamento de artigos do blog nas redes sociais.
– Como funciona?
Quando uma pessoa ler o artigo e gostar, ela pode clicar direto em um botão para compartilhar direto em sua rede social. Isso gera tráfegos orgânicos espontâneos.
– Quais plugins sociais usar?
Existem plugins de várias redes sociais, Facebook, Google Plus, LinkedIn, Pinterest, entre outros. Você pode colocar mais de um no seu blog, ou só aqueles que considera mais interessante para seu conteúdo se espalhar.
7ª Fonte de Tráfego) Web Push App
É uma ferramenta muito eficiente, considerada por especialsitas como uma alternativa para o e-mail marketing porque a pessoa não precisa estar conectada no seu site para receber a notificação.
– Como o usuário recebe?
Quando ele acessa uma página sua, o aplicativo instalado no site faz aparecer uma caixinha para que o usuário habilite o recebimento de avisos via desktop ou notificações de celular que falem de novidades do seu site, como um novo post ou outro material recém-inserido. Além disso, você pode avisá-lo sobre um novo produto ou fazer uma comunicação qualquer.
– Cuidados!
É importante ter equilíbrio para que seu site não fique igual a uma árvore de Natal, pois assim pode espantar o usuário. Tenha em mente que seu foco deve ser a boa navegabilidade do seu usuário, para que você não perca visitantes ou assinantes.
8ª Fonte de Tráfego) Sites de Slides
Sites como SlideShare e Sribd permitem que você disponibilize online uma apresentação que montar.
– Que tipo de apresentação criar
Você pode falar de alguns produtos ou serviços que você vende.
– Como proceder
Você pode fazer uma apresentação em qualquer programa, como o Power Point. Após, faça upload para um destes sites de slides (ou outros). Assim, você irá conseguir gerar tráfego para seu site através de pessoas que gostarem do seu conteúdo e quiserem saber mais sobre você, seu produto ou serviço.
9ª Fonte de Tráfego) Grupos de Nicho
Você pode encontrar dentro do Facebook ou Google Plus ferramentas de criação de comunidades. Você pode entrar em um grupo já formado ou criar um próprio, que não precisa ser abertamente relacionado à sua empresa, mas a um tópico interessante que reúnam pessoas que podem se interessar pelo que você tem a oferecer.
– Como usar os grupos a seu favor
Em um grupo de nicho, você consegue estudar os gostos, ver as reações das pessoas, fazer pesquisas, divulgar seus artigos, vídeos e outros materiais. Você também pode divulgar seu produto, mas é sempre bom procurar antes por uma forma mais sutil de fazer as pessoas chegarem ao seu site. Você pode gerar tráfego, por exemplo, através de link para um post no blog ou de um vídeo seu no YouTube, que tal?
– Benefícios
O resultado é a criação de relacionamentos com um público interessante para você. Você pode interagir com essas pessoas resolvendo seus problemas e dando opiniões pertinentes ao que elas estão buscando.
A partir disso, você consegue, além do networking, trazer pessoas para fazer entrevistas, gerar tráfego, fazer parcerias para guest posts…
10ª Fonte de Tráfego) Uma boa estratégia de e-mail marketing
Após coletar os e-mails, temos que trabalhar em uma estratégia que siga o que fazer com estes e-mails coletados.
– Relacionamento e Tráfego
Existem ferramentas de auto-responder em que podemos criar sequências de vários e-mails que são enviados periodicamente para as pessoas que se inscrevem. Isso é legal porque você pode criar uma estratégia de relacionamento e faça com que as pessoas sejam sempre nutridas por conteúdo e se relacionando com você. Nestes e-mails, você pode inserir links para seu site, blog, vídeo no YouTube e outras páginas.
– Ferramentas
Você pode usar ferramentas como GetResponser ou MailChimp para esta finalidade, tal como outras disponíveis no mercado.
Resultados comprovados!
Após realizar alguma ação de geração de tráfego orgânico gratuito, como as descritas neste artigo, não se esqueça de acompanhar os resultados no Google Analytics. Lá, há uma seção chamada “Tráfego”, em que você consegue analisar de onde vieram os visitantes do seu site. Assim, você observa e analisa o que funciona ou não para o seu público.
Ah, este assunto não para por aqui!
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Este artigo foi o primeiro que inaugurou a Série Marketing Digital com Resultado. O segundo da Série Marketing Digital com Resultado já está disponível aqui: Como trabalhar as ferramentas que você conhece aqui no portal.
O terceiro, você pode ler clicando em: O que é e como obter posicionamento digital
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