Quais pistas você pode extrair do comportamento do visitante no seu site?

Quais pistas você pode extrair do comportamento do visitante no seu site?

Nunca antes na história da comunicação foi possível mensurar tanto o comportamento do consumidor quanto hoje. A tecnologia avançou ao ponto de tornar possível a análise de cada clique, cada rolagem e cada ação em detalhes de todos os usuários da internet ao redor do mundo.

As próprias ferramentas de busca fazem isso. Ou você acha que o Google não avalia o comportamento da audiência do seu site? Claro que sim! E é através desta informação que o Google vai julgar se seu conteúdo é relevante e digno de aparecer nos primeiros resultados da pesquisa. É puro SEO.

Mas como você pode usar esta análise de comportamento do visitante a seu favor? O que é importante você observar? Como usar estes dados na hora de construir a sua estratégia de comunicação? É sobre isso que vamos falar agora.

Onde estão os dados de comportamento do seu visitante?

Existem inúmeras ferramentas que disponibilizam dados para análise de comportamento do seu visitante. O Google Analytics é uma delas. No entanto, você pode se aprofundar nesta análise com ferramentas de marketing feitas exatamente para isso. Há muitas no mercado, as melhores são pagas, mas todas valem o investimento. Outro exemplo de ferramenta é a Active Campaign.

Seu primeiro passo, então, é reunir todos os dados de acesso do seu site. Quem é seu visitante, quanto tempo ele fica na sua página, qual é o caminho que ele geralmente faz quando está no seu site, quanto tempo ele fica em cada área, página ou seção, e assim por diante. Quanto mais você souber sobre seu visitante, mais perto você vai estar do sucesso da sua estratégia de comunicação.

Segmentação capaz de otimizar sua conversão

Com todos os dados do comportamento do visitante em mãos, é hora de segmentar profundamente. Mas como? Sendo meticuloso na hora de entender seu público: quem é seu visitante, o que ele mais gosta no seu site, qual é o hábito de acesso dele? Aqui vai um checklist de ações para você realizar esta análise:

  • Analise a Bounce Rate (ou Taxa de Rejeição): são os acessos que não demoram muito na sua página. Elas entram e rapidamente saem, provavelmente porque o visitante não encontrou um conteúdo relevante para ele naquele momento.
  • Identifique o Clique longo: é o contrário do Bounce Rate. São os visitantes que passam mais tempo no seu site. É dentro deste aspecto que você vai pesquisar mais sobre o comportamento do seu visitante.
  • Descubra a origem do tráfego: descubra de onde estão vindo seus visitantes de clique longo, aqueles que ficam mais tempo em seu site. A origem dele pode dizer muito sobre o comportamento.
  • Use o Heatmap ou Mapa de Calor: é uma ferramenta capaz de rastrear o caminho que o mouse faz na página. Ela é capaz de mostrar por onde os visitantes percorrem dentro do seu site. Aqui você vai descobrir qual é o fluxo de tráfego e entender quais conteúdos atraem mais, e de que forma fazem isso.
  • Pesquise o comportamento do visitante que efetua uma compra: esta análise vai te dar ótimos insights sobre o que funciona para a sua conversão!

Nesta lista, estão dicas de comportamento capazes de gerar insights poderosos para você. Com estas informações, você será capaz de comunicar com mais assertividade, dizendo a coisa certa, na hora certa. Ou seja, você vai atingir seu público no momento mais propício e aumentar suas chances de convencê-lo a fechar negócio e aumentar sua taxa de conversão.

Como comunicar de acordo com o comportamento do seu visitante

Com a análise de comportamento pronta, fica mais fácil criar uma estratégia de comunicação. Por exemplo, você pode direcionar uma mensagem em um banner no seu blog para usuários que estão acessando pela segunda vez. Pode também enviar campanhas de e-mail marketing personalizadas para diferentes visitantes com comportamentos distintos. Experimente esta estratégia que você vai ver como ela faz bem para qualquer negócio.

Viu como seus visitantes deixam pistas sobre seu comportamento no site? Ao analisá-los, crescem as chances de você possuir um bom conteúdo e uma abordagem mais assertiva. Ficou alguma dúvida sobre o tema? É só perguntar aqui nos comentários que a gente tira todas as suas dúvidas! 😉

 

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