Como registrar o seu próprio domínio

Como registrar o seu próprio domínio

Como registrar o seu próprio domínio

Se você quer ter um site, é preciso considerar seriamente que deve registrar o seu domínio. Um nome de domínio é algo como “ferramentasinteligentes.com.br”, que você pode usar para se referir ao seu site. Note que você não precisa ser uma empresa registrada para ter o seu próprio domínio, pois qualquer pessoa com CPF pode fazê-lo.

Há uma série de boas razões para ter o seu próprio domínio:

  • Se você mudar o seu site de host, seu domínio vai com você;
  • Se você é uma empresa, um domínio te dá mais credibilidade. Poucas pessoas estão dispostas a fazer negócio com uma empresa que não tenha o seu próprio domínio;
  • Se você criar um bom nome de domínio, que descreva negócios ou o nome da sua empresa, as pessoas lembrarão do seu nome facilmente e retornarão ao seu site sem dificuldades;
  • Se você quer conseguir patrocinadores ou anunciantes para o seu site, um nome de domínio é sempre muito útil. Ele tende a dar ao seu site uma aura de respeitabilidade.

Realize o seu cadastro no Registro.BR

Conseguir um nome de domínio envolve registrar o nome que quiser em um site chamado Registro.BR que irá verificar se o domínio que você deseja não é usado por outra pessoa. Neste site, você pode se cadastrar, adquirir o seu registro e pagar as taxas anuais para continuar utilizando o seu endereço web escolhido.

Categorias de domínio

Os domínios são divididos em três categorias: os genéricos podem ser usados por pessoas físicas ou jurídicas; os comerciais, somente por pessoas jurídicas; e os de pessoa física e profissionais liberais precisam de um CPF. Conheça os mais usados logo abaixo:

  • .COM.BR – atividades comerciais
  • .NET.BR – atividades comerciais na internet
  • .BLOG.BR – web blogs
  • .EDU.BR – instituições de ensino superior
  • .COM – domínio internacional que é utilizado para atividades comerciais (não é oferecido pelo Registro.BR)
  • .NET – domínio internacional que é utilizado para empresas ligadas às atividades comerciais na internet
  • .ORG – utilizado por organizações sem fins lucrativos

Para conhecer os outros tipos de domínios que existem, você pode acessar o próprio site do Registro.BR, que explica para que serve cada uma das categorias de domínios.

Registre o seu domínio

Após realizar o cadastro, você registrará o seu domínio. Para este passo, você irá precisar de alguns dados, como o seu CPF (se for pessoa física) ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica), além de endereço e telefone. Existem diversas opções de domínio para você registrar. O plano do serviço é de R$30/ano e você terá de renová-lo anualmente para mantê-lo.

É necessário que você já tenha um host, que fornecerá o DNS do servidor em que seu site foi hospedado, assim, ele realizará o direcionamento do tráfego para o endereço que será registrado. Se você ainda não tem um host, acesse o nosso artigo que ensina como escolher a melhor hospedagem de sites.

Pagamento do seu domínio

Após seguir estes passos, você será direcionado para a próxima página em que você escolhe a modalidade de pagamento, que pode ser pelo boleto ou cartões de crédito. Assim que for realizado o pagamento do domínio, o Registro.BR realizará o redirecionamento da URL do seu site para o seu domínio.

Agora que você já tem o seu próprio domínio, não procrastine e aprenda como montar um site na plataforma WordPress em três passos simples!

 

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOSQUERO !
Share This