Aprenda 6 dicas preciosas de SEO para conteúdo

como entrar na primeira pagina do google

Quem trabalha com SEO para conteúdo, conhece a necessidade do trabalho tanto On-Page, quanto Off-Page. Neste post serão abordadas as técnicas On-Page que podem fazer toda a diferença. A escolha da palavra-chave a ser utilizada no seu site é o princípio de tudo. O Google possui recursos que lhe mostram dados a respeito desse recurso, como por exemplo o Keyword Tool, o Google Insights e o Google Trends, que ajudam a dar um norte a respeito das pesquisas que estão sendo feitas.

Escolhida a palavra-chave, os próximos passos devem ser realizados. Ao escrever o conteúdo, a palavra que está sendo trabalhada deve ser citada da mesma maneira que as variações dela. Não é uma boa ideia repetir essa palavra-chave por muitas vezes, os algoritmos dos motores de busca já têm reconhecido essa técnica, portanto basta saber como escrever pensando SEO em um bom texto, que as palavras chave virão de forma automática.

Tags de cabeçalho <head>

  • Tag de título <title>: Em uma das otimizações On-Page das mais importantes, a keyword deve ser trabalhada pela tag de título, com o intuito de que apareça o quanto antes na frase.
  • Meta Description: Os maiores buscadores não a utilizam, mas usuários podem ser atraídos. Os snippets que aparecem nos resultados, por diversas vezes, são as Meta Descriptions. Faça um bom resumo do que a página apresentará ao usuário.
  • Meta Keywords: Apenas o Yahoo! a utiliza com a finalidade de descobrir sites. É uma função que pode deixar de existir após acordos feitos com a Microsoft.
  • Rel=”Canonical”: Bastante complexa e perigosa até ao ser utilizada, previne duplicação de conteúdo. Use somente em caso de necessidade.

Otimize suas URL’s

Devem ser curtas para que apresentem melhores resultados, da mesma forma que são melhores de serem lidas. Outra dica é que a palavra chave esteja na URL. Caso o domínio não disponibilize, procure utilizar variações, como a utilização dela como um subdomínio no final da URL possível. Normalmente se usa o hífen para separar palavras. Apesar de dizerem que o underline, também chamado de underscore, serve bem ao mesmo propósito, a recomendação é que se utilize o hífen.

Corpo do conteúdo

Não existe uma regra para quantas vezes a keyword deve se repetir ao longo do conteúdo. O que é estimado é a utilização entre 2 e 4 vezes em textos menores, e de 4 a 6 vezes em conteúdo mais extenso.

  • Utilize em cada conteúdo, uma ou duas variações da palavra chave.
  • Tag H1: Atualmente é sabido que esta tag não tem tanta importância relacionada ao posicionamento. Antigamente se pensava que se tratava de algo importantíssimo para o SEO.
  • H2, H3, H4…: Também não fazem tanta diferença atualmente. Faça a utilização somente quando julgar necessário.
  • Alt tag: Esta sim é a ideal. Tem uma relação forte com os bons ranqueamentos.
  • Arquivos de imagem: Importantíssimo para o tráfego. Nomeie suas imagens com palavras relacionadas à keyword.
  • Bold/Strong: Pouco relevante para SEO. Utilize apenas em palavras chave.
  • Itálico: Apresentam um resultado um pouco superior ao bold/Strong, mas nada sensacional também.
  • Comentários: São ignorados pelos buscadores.

Links Internos

Feitos de forma bem estruturada, melhoram o ranqueamento das páginas, proporcionando maior rapidez na indexação e facilidade para a navegação dos usuários e robôs. Links no Conteúdo vs Links Permanentes: Os buscadores passaram a reconhecer alguns padrões, ou seja, a relevância tem sido maior para os links que aparecem no corpo do texto, em detrimento aos presentes no cabeçalho, rodapé, entre outros. Lembre-se que o Google leva em consideração, apenas o primeiro link que ele encontra em uma página.

Arquitetura

As palavras chave devem se posicionar logo no início do conteúdo, ou seja, entre as primeiras 50 ou 60 palavras. Os mecanismos de busca preferem desta forma, acredite.

Boas práticas

  • Uma estruturação bem-feita facilita a navegação tanto dos usuários quanto das máquinas, que farão a leitura de todo o conteúdo e uma indexação de forma mais rápida.
  • Conteúdos originais e de alta qualidade aumentam a relevância do site, atraindo links externos.
  • Nunca se esqueça das palavras chaves em títulos, URL’s e links externos.
  • Uma interface bem-feita e que facilita a navegação proporciona maior força a um site, o que atrai conversões e aumenta o tráfego e as citações externas.
  • Uma campanha de marketing é sempre bem-vinda, pois usuários e links externos são atraídos com isso, mas lembre-se que marketing não é spam, isso apenas se presta a sujar a imagem de um site, atrapalhando bastante a questão do tráfego. O marketing digital deve ser focado em planejamento, segmentação, metas bem determinadas e medições constantes das métricas, além do principal, que é o aprendizado constante.

Aparecer entre os primeiros do ranking não é mágica, e sim um trabalho duríssimo. Se empenhar em pesquisas constantes do que tem dado certo com a atual tecnologia, além da busca em se tornar referência através de conteúdo único, sempre lhe trarão bons resultados. Ainda possui dúvidas a respeito de SEO, ou algo mais a considerar? Compartilhe conosco nos comentários!

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA A PLATAFORMA DE MARKETING INTEGRADO INOVADORAEU QUERO !
Share This