Como indexar um post no Google em minutos
Como indexar um post no Google em minutos
Muitas vezes, leio várias dicas de como indexar o site ou post de forma rápida no Google. Algumas destas dicas são bem complexas , então resolvi colocar neste artigo um passo-a-passo simples para que você consiga indexar um post em minutos no Google . É um processo relativamente fácil se você usar a ferramenta de forma correta. Para este procedimento, você deve ter seu site cadastrado no Google search console (Webmaster Tools) . Esta é uma excelente ferramenta do próprio Google. Nela, você pode ter uma visão completa do que está acontecendo com o seu site em relação ao buscador Google.
- O Primeiro passo é acessar o Google Search Console e clicar em Rastreamento -> Buscar como Google
A ferramenta “buscar como Google” permite que você simule como o google rastreia seu site. É bem interessante para ver se não há recursos bloqueados que possam estar impedindo o Google de ver, rastrear seu site e ainda se todos os elementos estão sendo carregados de forma correta. Após esta simulação, você tem a opção de enviar a URL ou as URL´s para o índice do Google.
2 – insira a URL que você quer indexar. Se deixar em branco, ele irá buscar a raiz do site. Importante saber que a busca é limitada ao mesmo domínio , ou seja , ele não continua rastreando se houver links para domínios diferentes do inicial.
3- Escolha o tipo de rastreamento (computador ou mobile)
4- Clique em buscar ou Buscar e Renderizar.
Quando você clica em “buscar”, o googlebot apenas busca a URL sem explorar qualquer recurso da página (imagens, scripts etc). No nosso caso, a melhor opção é “buscar e renderizar”, pois com essa o Google vai tentar ter acesso a todos os recursos da url e apresentá-la como o site está sendo visto pelo buscador.
Após o final do processo de busca, será apresentado o resultado conforme a tela abaixo e você terá a opção de enviar a página e as url´s vinculadas para o índice do Google, clicando no botão “Enviar ao Índice”.
Status que podem aparecer e seus significados
“Concluída” – Significa que o Google conseguiu rastrear todos os recursos sem problemas (é só clicar em “enviar ao índice”).
“Parcial” – Se este termo aparecer, é sinal de que o Google rastreou seu site, porém encontrou algum recurso que não teve acesso (como imagem, script, etc) . Se este status aparecer, você tem a opção de clicar sobre a busca e ver se o alerta é devido a algo significativo e que mereça alguma correção. Caso não seja algo que atrapalhe a visualização do usuário, você pode “enviar ao índice”.
“Redirecionado” – Terá este status quando a URL é redirecionada. Lembre-se de que esta ferramenta não suporta o redirecionamento e você vai ter que fazer o mesmo processo com a UR original.
Você tem a opção de enviar somente a URL ou todas as URL’s linkadas (lembrando que devem estar abaixo do mesmo domínio).
O Google demora até 2 horas para finalizar este processo. Mas se for apenas uma URL em alguns minutos, ela já estará disponível para pesquisa, basta pesquisar a URL no Google que já deve ser possível de encontrá-la. Você tem uma cota semanal de 500 buscas.
Importante que seu WordPress também esteja bem otimizado e utilizando os plugins que podem ajudar na performance, sugiro que você faça o download do Guia Prático com dicas de WordPress para conhecer algumas dicas. Clique AQUI
Segue abaixo um vídeo gravado aplicando a técnica neste próprio artigo .
[youtube id=”eb9u-4UN3lA” align=”center” mode=”normal” autoplay=”no”]
Gostou ? Então deixe seu comentário e compartilhar com quem vocâ acha que esta informação será útil .
Se você desejar mais informações, sugiro dar uma olhada no próprio help do Search Console , que detalha ainda mais o processo. https://support.google.com/webmasters/answer/6066468?hl=pt-BR&rd=1
Espero ter ajudado