Como indexar um post no Google em minutos

Como indexar um post no Google em minutos

Como indexar um post no Google em minutos

Muitas vezes, leio várias dicas de como indexar o site ou post de forma rápida no Google. Algumas destas dicas são bem complexas , então resolvi colocar neste artigo um passo-a-passo simples para que você consiga indexar um post em minutos no Google . É um processo relativamente fácil se você usar a ferramenta de forma correta. Para este procedimento, você deve ter seu site cadastrado no Google search console (Webmaster Tools) . Esta é uma excelente ferramenta do próprio Google. Nela, você pode ter uma visão completa do que está acontecendo com o seu site em relação ao buscador Google.

 

  1. O Primeiro passo é acessar o Google Search Console e clicar em Rastreamento -> Buscar como Google

imagem2

 

A ferramenta “buscar como Google” permite que você simule como o google rastreia seu site. É bem interessante para ver se não há recursos bloqueados que possam estar impedindo o Google de ver, rastrear seu site e ainda se todos os elementos estão sendo carregados de forma correta. Após esta simulação, você tem a opção de enviar a URL ou as URL´s para o índice do Google.

2 – insira a URL que você quer indexar. Se deixar em branco, ele irá buscar a raiz do site. Importante saber que a busca é limitada ao mesmo domínio , ou seja , ele não continua rastreando se houver links para domínios diferentes do inicial.

 

indexar artigo em 5 minutos

 

3- Escolha o tipo de rastreamento (computador ou mobile)

 

indexar site em 5 minutis

4- Clique em buscar ou Buscar e Renderizar.

Quando você clica em “buscar”, o googlebot apenas busca a URL sem explorar qualquer recurso da página (imagens, scripts etc). No nosso caso, a melhor opção é “buscar e renderizar”, pois com essa o Google vai tentar ter acesso a todos os recursos da url e apresentá-la como o site está sendo visto pelo buscador.

 

 

imagem3

 

Após o final do processo de busca, será apresentado o resultado conforme a tela abaixo e você terá a opção de enviar a página e as url´s vinculadas para o índice do Google, clicando no botão “Enviar ao Índice”.

 

Status que podem aparecer e seus significados

“Concluída” – Significa que o Google conseguiu rastrear todos os recursos sem problemas (é só clicar em “enviar ao índice”).

“Parcial” – Se este termo aparecer, é sinal de que o Google rastreou seu site, porém encontrou algum recurso que não teve acesso (como imagem, script, etc) . Se este status aparecer, você tem a opção de clicar sobre a busca e ver se o alerta é devido a algo significativo e que mereça alguma correção. Caso não seja algo que atrapalhe a visualização do usuário, você pode “enviar ao índice”.

“Redirecionado” – Terá este status quando a URL é redirecionada. Lembre-se de que esta ferramenta não suporta o redirecionamento e você vai ter que fazer o mesmo processo com a UR original.

 

Você tem a opção de enviar somente a URL ou todas as URL’s linkadas (lembrando que devem estar abaixo do mesmo domínio).

 

indexar site em minutos

 

O Google demora até 2 horas para finalizar este processo. Mas se for apenas uma URL em alguns minutos, ela já estará disponível para pesquisa, basta pesquisar a URL no Google que já deve ser possível de encontrá-la. Você tem uma cota semanal de 500 buscas.

Importante que seu WordPress também esteja bem otimizado e utilizando os plugins que podem ajudar na performance, sugiro que você faça o download do Guia Prático com dicas de WordPress para conhecer algumas dicas. Clique AQUI

 

SEO-para-Wordpress

Segue abaixo um vídeo gravado aplicando a técnica neste próprio artigo .

Gostou ? Então deixe seu comentário e compartilhar com quem vocâ acha que esta informação será útil .

Se você desejar mais informações, sugiro dar uma olhada no próprio help do Search Console , que detalha ainda mais o processo. https://support.google.com/webmasters/answer/6066468?hl=pt-BR&rd=1

Espero ter ajudado

 

 

 

Com mais de 20 anos de carreira na área de tecnologia, Evandro Martins estuda e aplica as técnicas de marketing digital há 9 anos. É graduado em Administração de Empresas, tecnólogo em Redes de Computadores e pós-graduado em Tecnologias de Internet pela COPPE-UFRJ. Já trabalhou em empresas como Petrobras e Globo.com, além de prestar serviços para vários clientes em áreas distintas. Atualmente, trabalha em uma das maiores multinacionais da área de tecnologia e entende que com dedicação e conhecimento das ferramentas corretas é possível criar uma estratégia vencedora para alavancar os resultados através da internet.
  • Legal que você tenha gostado Jeffrey. Bem legal o seu site também, vou escrever algo e quando estiver pronto envio para você postar no seu site ok ? Abraços e Sucesso

  • Legal que você tenha gostado Jeffrey. Bem legal o seu site também, vou escrever algo e qunado estiver pronto envio para você postar no seu site ok ? Abraços e Sucesso

  • Jeffrey S. Lima

    Olá amigo.

    Muito bom esse post. Totalmente novo esse conteúdo. Eu sempre soube que existia uma maneira, de dar uma força para o Spyder do Google. Pra agilizar a indexar meu blog, graças a você, hoje sei a maneira. Se quiser criar um artigo no meu blog http://meumundodigital.com.br as portas estão abertas.

    Forte abraço e até breve

  • Bianca Sales
  • Suelen Maistro

    Obrigada pela resposta Evandro. Eu tenho tentado me habituar a usar a ferramenta do google para pesquisa de palavras mais buscadas dentro do meu tipo de público, confesso que é um exercício diário para quem não entendia nada sobre isso e esta aprendendo agora, mas tenho me esforçado. A idéia é não investir em campanhas e sim ter acesso orgânico. Vou baixar o ebook, obrigada!

  • Opa Laurício , isso acontece mesmo ás vezes , caso não haja redirecionamento faça o seguinte : Clique sobre a url novamente quando aparecer esta informação de redirecionamento e refaça o processo ok ? Deve funcionar. Abraços e Sucesso.

  • Oi Suelen , seu site está bem legal , parabéns ! A pergunta que você deve fazer é se realmente você está escrevendo artigos direcionados para as palavras que as pessoas buscam no Google , pois se você estiver produzindo seu conteúdo sem este planejamento , seu site só decola se você investir em campanhas (nada contra) , mas caso você esteja com o objetivo de aumentar seus acessos organicamente ao longo do tempo deve pensar nesta alternativa , sua pauta deve ser baseada no que as pessoas estão buscando entende ? Temos um ebook que pode ajudar neste processo , se quiser adquirir é um bom guia , mas se não for o caso , pesquise que você deve encontrar conteúdo nesta linha de pensamento , ok ? Espeto ter ajudado. Sucesso para você
    e-book – http://ferramentasinteligentes.com.br/seo-para-wordpress/

  • Vagner Liberato

    Olá,
    e se eu te disser que existe uma ferramenta que indexa de forma instantânea!!! Isso mesmo… Em apenas 1 segundo ou menos!!!

  • Suelen Maistro

    Obrigada pela dica. Quanto tempo mais ou menos o google leva para indexar as páginas de um site sem que seja preciso fazer este processo? Tenho um site no ar a mais ou menos 8 meses (www.womanslounge.com.br) e apesar de estar fazendo todo o processo de SEO, os acessos orgânicos ainda são baixos.

  • Lauricio Leal

    Evandro, primeiramente muito obrigado pela dica.
    Percebi que as minhas urls ficam com o status “redirecionada”, tem algo errado?

  • Valeu Paulo , continue ligado nos conteúdos do portal , sugiro ler o artigo que também pode ajudar http://ferramentasinteligentes.com.br/wordpress/como-fazer-seo-on-page-no-wordpress/

    Grande abraço

  • Paulo Freitas

    Obrigado pela dica. Ajudou muito. Texto claro e objetivo.

  • Ela tem vários detalhes que ajudam bastante na parte de SEO , saiba que o Bing também possui uma http://www.bing.com/toolbox/webmaster que também ajuda bastante. Abraços e sucesso .

  • Obrigado pela dica!
    Uso o SC há vários anos, mas nunca utilizei esta ferramenta…

Perdi a senha

CONHEÇA A PLATAFORMA DE MARKETING INTEGRADO INOVADORAEU QUERO !
Share This