Empreendedorismo em cidades pequenas (Empreendedora Mente)

empreendedoramente gerando soluções

Empreendedorismo em cidades pequenas (Empreendedora Mente)

Você acha que “empreender” é natural? Algumas pessoas, sim. Não é a toa que entrou para o senso comum a expressão “veia empreendedora”. A mentalidade de que já se nasce com vontade e ideias para empreender é disseminada assim. Mas as pessoas podem, desta forma, esquecer de racionalizar sobre o incentivo ao empreendedorismo, deixando isso ao encargo “da natureza”.

Em cidades grandes, é comum reconhecermos o crescimento de novos negócios porque o contingente populacional já é maior. Sem falar que estes grandes centros já dispõem de estruturas concretas e sólidas de negócios em quantidade e variedade. Mas o que podemos dizer das cidades pequenas?

Com o conceito de “veia empreendedora” na mentalidade das pessoas, uma pequena parcela se arrisca realmente a abrir sua empresa. Sem falar que muitas vezes chegam a migrar para a cidade grande para realizar seu sonho de empreender. Assim, há muitas perdas: para a cidade (que não tem oportunidade de crescimento), para o empreendedor (que tem que se deslocar), para os profissionais locais (que têm menos oportunidades de trabalho) e para a população em geral (que têm menos ofertas de produtos e serviços).

Empreendedora Mente: atitude que faz a diferença

Existe um péssimo ciclo vicioso embutido nesta questão, que é o de considerar próprias de “cidades pequenas” apenas as “coisas pequenas”, os microempreendimentos e trabalhos não formais. Isso leva estes centros urbanos a continuarem pequenos. E a grande questão é: o que podemos fazer para mudar este cenário?

Foi esta mesma pergunta que se fez o jovem Leandro Leite, de apenas 32 anos. Residente na cidade litorânea de Araruama (RJ), Leandro teve uma atitude exemplar para os empreendedores e profissionais que têm sede de mudança para os locais em que vivem. Ao convidar três empresários reconhecidos na cidade por ousarem e obterem êxito em seus negócios, criou o evento “Empreendedora Mente Gerando Soluções“.

empreendedoramente 2

Leandro Leite, idealizador do Empreendedora Mente Gerando Soluções

Nos dias 02 e 03 de setembro (2016), aconteceu a primeira edição do projeto de empreendedorismo do Leandro. O encontro foi totalmente gratuito e reuniu, aproximadamente, de 30 participantes entre microempresários e outros jovens que, como Leandro, têm vontade de empreender, mas até então não sentem confiança na economia da cidade nem em suas próprias ideias. Os convidados palestraram sobre suas empresas e as ideias iniciais que levaram à sua realização. Também apresentaram os seus modelos de negócios, diferenciais, estágio em que se encontram e novos projetos em andamento.

empreendedorismo em araruama Dr Paulo Lapec

Dr. Paulo, da empresa Lapec Laboratório de Análises Clínicas

empreendedorismo em araruama Sergio da Sólida

Sérgio Pedrosa, da empresa Sólida Engenharia

Com um tema diferente dos demais, o empresário Evandro Martins, fundador do Ferramentas Inteligentes, deu uma lição sobre como alavancar os negócios pela internet. No primeiro dia, falou sobre neuromarketing; e, no segundo, sobre as principais etapas para a construção de uma presença digital.

empreendedorismo em araruama Evandro Martins Ferramentas Inteligentes

Evandro Martins, fundador do Ferramentas Inteligentes

E, você, já pensou o que pode fazer para inspirar os empreendedores da sua cidade e contribuir para um projeto que faça a diferença? Conte pra gente nos comentários…

Foto de perfil de Ferramentas Inteligentes
Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Lost Password

Artigo em destaque - Dicas de empreendedorismoConfira !
Share This