7 Dicas incríveis de organização para empreendedores

Empreendedorismo

O dia a dia de um empreendedor é bem corrido. Entre as várias reuniões e viagens que precisa fazer para manter o seu negócio funcionando, tem que encontrar maneiras de se manter produtivo e conseguir resultados cada vez melhores em seu trabalho. Afinal, qualquer perda de tempo pode significar uma queda na performance dos negócios e, definitivamente, o sujeito de negócios não deseja passar por isso. Pensando em otimizar a gestão de seus afazeres, listamos neste post 7 dicas para você, empreendedor, trabalhar de forma mais organizada. Acompanhe!

Faça anotações

Em geral, espalha-se a ideia de admiração em torno de quem consegue se lembrar de muitas informações e compromissos com facilidade. No entanto, é muito mais produtivo manter tudo isso anotado de forma acessível, de maneira que fique possível armazenar mais dados sem se perder. Em vez de confiar na memória, o empreendedor anota tudo o que acontece, de um jeito fácil de consultar. Você pode usar a tecnologia e um serviço como o Evernote para garantir que nenhuma anotação se perca ou fique inacessível.

Deixe sua mesa limpa

Um local de trabalho bagunçado não é nada produtivo. Há grandes chances de existirem materiais muito importantes perdidos nessa desordem toda e que serão, eventualmente, necessários. Nestes casos, você vai perder tempo procurando por eles. Reserve uma parte do dia para realizar uma completa reorganização na sua mesa e criar mecanismos para evitar que a bagunça acumule, como o uso de pastas e utilitários que facilitem a organização. Isso também vale para os seus arquivos de computador.

Organize seus compromissos

Ter sua agenda sob controle não significa apenas anotar tudo no calendário ou no celular. É preciso criar alguns hábitos que garantam que nenhum compromisso será esquecido e que o dia não fique cheio. Sempre revise tudo o que você tem marcado para a semana e crie planejamentos mensais dos seus afazeres. Ao mesmo tempo, quando marcar um compromisso, encare as suas tarefas como blocos e agende-os, levando em conta o quão ocupado — ou não — você está.

Escolha bem suas notificações

Não se engane ao pensar que as notificações do celular são grandes aliadas da produtividade: pelo contrário, elas podem até prejudicar sua eficiência. Confira as configurações do seu smartphone e somente deixe habilitadas as notificações que são realmente essenciais. Não faz sentido parar o seu trabalho para checar o dispositivo e descobrir que chegou uma mensagem, ou alguém curtiu uma foto ou comentou seu post.

Não tente abraçar tudo

Não é porque você está em uma posição de liderança que deve sempre abraçar toda e qualquer demanda que aparece na sua frente. Boa parte de ‘ser um líder’ é saber empregar as forças de cada um do seu time e delegar as tarefas para as pessoas mais indicadas. Faça uma boa avaliação das aptidões da sua equipe e evite abraçar muitas demandas somente para você. Conte com o apoio dos outros e divida o trabalho.

Estimule a comunicação eficiente

Muitos problemas de produtividade nas empresas ocorrem por falhas de comunicação. Faça questão de sempre deixar as suas expectativas bem claras e dar instruções diretas para a equipe, ao mesmo tempo em que você estimula este tipo de comportamento. Lembre-se também de que cada demanda possui um meio de comunicação ideal: e-mail para as menos urgentes, telefone ou contato direto para o que é mais imediato.

Crie mapas mentais

Um mapa mental ajuda a organizar as ideias que você já tem e a descobrir outras novas. É uma excelente maneira de organizar o seu dia e encontrar soluções para várias questões, por exemplo. Para um empreendedor, é o tipo de ferramenta essencial para manter o seu fluxo de ideias organizado. Uma das principais ferramentas que facilitam bastante a criação de mapas mentais é o MindMeister. Ele permite que mais de uma pessoa possa colaborar no mesmo projeto, além do gerenciamento de tarefas e de diversos estilos diferentes.

Seguindo os hábitos de organização corretos, qualquer empreendedor pode conseguir trabalhar de forma mais eficiente e conquistar os seus objetivos mais rápido. Mas é necessário que se esforce, adotando novos hábitos e descartando aqueles que são nocivos à eficiência.

E você, de que modo costuma trabalhar e melhorar sua organização? Conte-nos pelos comentários abaixo. Participe da conversa! =)

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOSQUERO !
Share This