Como criar um produto digital de sucesso

O que é um produto digital

Como criar um produto digital de sucesso

Artigo Parceiro: escrito pela equipe da ferramenta Hotmart

A internet revolucionou a forma de propagação de conhecimento e também a maneira de comercializar produtos e serviços. Hoje em dia, qualquer pessoa pode oferecer sua expertise, em qualquer área, criando um produto digital e disponibilizando-o na rede. Esse tipo de produto tem sido um dos maiores fenômenos de vendas pelo fato de que ele não precisa ser disponibilizado por um meio físico tradicional. Esse mercado, em franca ascensão, tem suas próprias regras e nem sempre é fácil conceber e comercializar um produto digital de sucesso. Neste artigo, vamos falar mais sobre os produtos digitais e te apresentar um passo a passo que permita atingir seus objetivos, cativar e captar clientes, além de conseguir ganhar dinheiro com esse tipo de empreendimento.

O que é um produto digital

Um produto digital é tudo aquilo que agrega conhecimento e valor, sendo comercializado pela internet, sem a necessidade da criação de um produto ou uma loja física. Essa nova forma de comércio prolifera em todo o mundo e abre excelentes oportunidades principalmente para quem deseja trabalhar em casa. O princípio fundamental de um produto digital de sucesso é o interesse que ele desperta, a demanda por aquele conteúdo ou expertise. Assim sendo, quem vai investir em nesse tipo de produto deve, antes de tudo, elencar suas habilidades e diferenciais.

Quais os principais produtos digitais

Depois de estabelecer o conteúdo que você domina amplamente e verificar se ele causa o interesse das pessoas, o próximo passo é definir a forma de entregar esse produto digital aos seus clientes. Os produtos digitais mais conhecidos são:

  • E-book – livro digital com o conteúdo proposto
  • Podcast – arquivo em áudio com o conteúdo informativo
  • Webinar – palestra online com a participação interativa dos alunos
  • Curso online – sequência de aulas e instruções sobre determinado assunto

Esses formatos podem ser complementares, favorecendo assim o maior entendimento sobre o conteúdo oferecido. Em geral, os produtos digitais de sucesso se utilizam de várias dessas ferramentas simultaneamente, criando um sistema de informações mais completo e fácil de compreender. Além disso, consultorias e outras formas de repasse de conteúdo também podem ser considerados produtos digitais, e esse mercado se renova constantemente, a partir das demandas que surgem. Portanto, é fundamental estar atento às novidades.

Aposte em seu conhecimento e experiência

Para criar um produto digital de sucesso, é fundamental conhecer a fundo o assunto que você disponibilizará para seus futuros clientes. O que será comercializado é seu conhecimento específico, sua experiência e seus diferenciais. Tenha em mente que o sucesso do seu produto digital dependerá de sua expertise, pois até que ele se torne uma referência, será seu domínio completo que determinará o interesse do público.

Logo, qualidade é fundamental, e não se deve abrir mão dela, nem em relação ao conteúdo e muito menos à forma. Se o produto digital será um e-book sobre seu conhecimento em técnicas de massoterapia, por exemplo, ele deve ser explicativo, com boas ilustrações e com diversas ferramentas práticas de aprendizado.

Feedback – segredo de um produto digital de sucesso

Depois de formatar o conteúdo e de oferecer seu produto digital, é preciso estabelecer formas de interação com seus clientes, para que eles possam tirar dúvidas e tornar a relação mais pessoal. Pois os produtos digitais, muitas vezes, passam uma impressão impessoal, distante e até mesmo fria, o que acaba não atraindo potenciais clientes. Quando você disponibiliza canais de interação com os clientes e se disponibiliza a acompanhar seu processo de aprendizagem, as chances de aumentar sua audiência são muito maiores.

Além disso, ter um espaço destinado aos comentários dos clientes satisfeitos é muito importante, já que isso dará ainda mais credibilidade a seu produto digital. Estimular os comentários e respondê-los prontamente estreita a relação com seu público e garante ótimos resultados.

Atenção para a divulgação

Você já elaborou o conteúdo, tomou os cuidados necessários para que o produto digital seja atrativo visualmente e estabeleceu canais de comunicação com seus possíveis clientes. Agora, falta divulgar o que você tem a oferecer. Essa é uma tarefa não muito simples, pois pode ser que seu produto digital tenha abrangência mundial, podendo ser adquirido por qualquer pessoa com acesso à internet e que se interesse pelo seu conhecimento. Vejamos algumas formas eficientes de divulgação de um produto digital de sucesso:

  • Plataformas de afiliados
  • Redes sociais
  • Divulgação tradicional
  • Sites e blogs especializados
Conheça mais sobre as plataformas de afiliados

Um dos maiores trunfos do comércio digital é o uso das plataformas de afiliados. Esses portais oferecem produtos digitais e fazem a ponte com pessoas interessadas em comercializá-los, os chamados afiliados digitais. Quem produz o conteúdo é quem determina a porcentagem por cada venda, qual o material usado para a divulgação e também é quem aceita ou não o afiliado a partir de seu perfil e do nicho de mercado que se pretende atingir.

Um produto digital de sucesso atrai a atenção de centenas ou mesmo milhares de afiliados que, literalmente, ajudam a vender seu produto. Isso potencializa as vendas e faz com que o negócio digital prospere, em uma relação mútua de ganhos.

Redes sociais são indispensáveis

Outra forma de divulgar seu produto digital de maneira eficaz é se utilizar das redes sociais. Fenômenos de popularidade, elas alcançam um número gigantesco de pessoas diariamente que, enquanto conferem as novidades de seus amigos e contatos, também estão atentas aos produtos que possam facilitar suas vidas. É importante lembrar que cada rede social tem suas próprias características e ferramentas, por isso é preciso avaliar corretamente qual é a mais viável e qual a melhor forma de realizar a divulgação a partir dessas mídias.

Divulgação tradicional

Embora toda a transação de um produto digital se dê no meio virtual, é possível utilizar recursos da divulgação tradicional. Entre os mais conhecidos, estão:

  • Cartazes
  • Panfletos ou flyers
  • Anúncios em rádio, televisão, jornais e revistas
  • Boca a boca

Esses recursos de divulgação ainda funcionam muito bem, principalmente se associados aos recursos digitais de divulgação, pois eles reforçam a marca e o produto e também facilitam a memorização por parte dos clientes.

Sites e blogs

Um produto digital de sucesso precisa ser encontrado facilmente e, para que isso aconteça, é necessário que ele esteja em algum site ou blog. Parte da estratégia de divulgação e do plano de negócio do produto digital consiste em fazer com que ele seja bem ranqueado nos mecanismos de busca. Assim, o uso das técnicas corretas de ranqueamento, como o uso de palavras-chave, permite que pessoas que tenham interesse no assunto possam encontrar seu produto de maneira mais rápida e fácil. Além disso, o site ou blog estabelece um contato mais direto com seus clientes, e oferece também outros conteúdos de interesse, que acabam atraindo a atenção para o produto digital em si.

Utilize todas as ferramentas disponíveis

O mercado digital é muito competitivo já que, a cada dia, novos produtos digitais são criados e disponibilizados por todos os meios que já vimos. Nesse cenário, desenvolver um produto digital de sucesso requer cuidado com o conteúdo e dedicação na divulgação. Por ser uma forma relativamente nova de comércio, é comum que os empreendedores digitais tenham dúvidas sobre todo o processo, e a informação é a grande arma para superar esses desafios. No próprio ambiente virtual é possível encontrar muito conteúdo sobre as ferramentas ideais para a criação e divulgação de produtos digitais, o que facilita o processo de adequação ao universo dos produtos digitais.

Dedique-se ao seu produto digital

O caminho para o desenvolvimento de um produto digital de sucesso exige planejamento, conhecimento e dedicação. Nem sempre é fácil alcançar um determinado público-alvo e convencê-lo de que seu produto trará a solução. Por isso, além de contar com todos os recursos e ferramentas aqui tratados, é preciso que o empreendedor digital trabalhe com afinco e dedicação. Atrair a atenção dos clientes é apenas o primeiro passo de muitos necessários até a efetivação da compra.

Fidelizar os clientes e torná-los divulgadores espontâneos de seu produto digital é o grande objetivo final, já que, a partir de uma primeira boa experiência, seu nome ficará conhecido e a facilidade de comercializar novos produtos será maior.

Interfira positivamente na vida das pessoas

Uma das principais características do mercado de produtos digitais é a facilidade na troca de informações e conhecimentos. Como vimos, qualquer pessoa pode desenvolver um produto que irá interferir positivamente na vida de outras pessoas. A internet acabou com as distâncias e com as barreiras que impediam essa troca, e é por isso que esse mercado cresce tanto em todo o mundo. Desde que haja planejamento e cuidado, todo e qualquer conhecimento humano, de qualquer área, pode se tornar um produto digital de sucesso.

Nessa democratização de acesso está toda a beleza desse ramo de atividade. Hoje, é possível fazer um curso online ou ter acesso a um e-book com conteúdos até então restritos ou de difícil alcance.
Portanto, faça parte dessa revolução e mostre ao mundo o que você sabe! Certamente, centenas ou milhares de pessoas precisam e desejam exatamente aquilo que você tem a oferecer.

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Artigo Parceiro: escrito pela equipe da ferramenta Hotmart
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