A importância do planejamento financeiro anual do marketing

0

A importância do planejamento financeiro anual do marketing

E como a sua empresa pode ganhar com isso

A gestão de uma empresa muitas vezes exige que os proprietários planejem com cuidado e avaliem muito bem as suas finanças. A maioria das empresas utilizam alguma ferramenta de contabilização para identificar, medir, analisar e relatar suas informações financeiras. Com o marketing não é diferente. Quando você pensa no planejamento financeiro, as preocupações não são diferentes do planejamento de marketing. Por isso, para te ajudar a identificar a importância do planejamento financeiro anual do marketing (e como sua empresa pode ganhar com isso), nossa sugestão é que você utilize boas ferramentas para gestão financeira de PMEs. Elas podem incluir orçamentos, demonstrações financeiras, previsões e outros métodos de gestão da informação financeira.

Mas, primeiro… Vamos aos fatos!

Orçamentos geralmente representam uma análise detalhada de como a empresa espera gastar dinheiro em períodos futuros. Muitas empresas criam orçamentos de marketing em uma base anual para que possam pensar cuidadosamente as necessidades esperadas para cada campanha da empresa. Usando um processo de orçamento anual, você também limita a quantidade de tempo gasto em criação e gestão de recursos de capital. Embora grandes empresas possam ter contadores ou outros profissionais voltados para a criação do orçamento, quem é dono de uma PME geralmente é o responsável que repassa o dinheiro para o planejamento do marketing.

Então… Limite os gastos

Um dos grandes benefícios de usar um planejamento financeiro de marketing é a capacidade de limitar o quanto será gasto em certas campanhas. Limitar a quantidade de capital gasto pelo marketing pode exigir que você (como dono) e o chefe do seu setor de marketing encontrem novas formas de economizar capital e reconhecer os seus limites orçamentais.

Assim, a melhor saída será… Criar um roteiro financeiro

Muitas empresas avaliam os orçamentos dos anos anteriores para determinar o quão bem eles seguiram as orientações e porquê as variações de orçamento ocorreram. Nem todas as variações de orçamento podem indicar uma situação de negócio negativo. Se as variações de orçamento aconteceram devido ao crescimento inesperado das vendas, a empresa pode precisar aumentar os valores do orçamento, pensando no aumento de vendas futuras.

Daí, a necessidade de um… Plano de crescimento futuro

O orçamento também é uma forma de conseguir planejar o futuro (crescimento e expansão do negócio). O capital salvo em gastos pode ser colocado em uma conta de reserva especial que será usada somente para novas oportunidades de negócio. Tudo que você consegue economizar no dinheiro do orçamento de seu marketing, então, pode ser usado para INVESTIR na sua empresa. Ter esse dinheiro guardado permite que você possa tomar uma decisão rápida quando precisar expandir as operações de negócio. E, ainda, em épocas de crise, este capital guardado servirá como uma rede de segurança para o pagamento de despesas comerciais regulares, como o aluguel e as contas de luz, água e telefone.

Dicas de ferramentas para ajudar no planejamento

Usar um software de negócios ou de contabilidade pode ajudar pequenas e médias empresas a automatizar o processo de orçamento e manter o controle de despesas a um clique. Estes programas também podem recolher ou coletar informações do departamento de contabilidade das empresas, para criar um processo mais simples para a criação e gerenciamento de orçamentos. Ferramentas valiosas, esses programas para a gestão financeira para Pequenas e Médias Empresas (PME) permitem que seja feita uma revisão dos orçamentos de forma muito mais prática e em tempo real.

Aqui, no Ferramentas Inteligentes, separamos os que já testamos e aprovamos com relação às

Ferramentas de Gestão Financeira para Pequenas e Médias Empresas (PME). Confira aqui embaixo:

Conta Azul: considerado pela Folha de S.Paulo o melhor sistema de gestão online para pequenas e médias empresas, o Conta Azul disponibiliza o controle de processos de compra e venda, propostas comerciais e contratos. Também emite notas fiscais de produtos e serviços, acompanha estoque, fluxo de caixa, entre outras funcionalidades essenciais para a gestão da PME.

Tagplus: pensado para facilitar a emissão de notas e cupons fiscais, sincronização com lojas virtuais, e controle financeiro de uma ou mais contas bancárias. Ele também permite que você cadastre diversas formas de pagamento, além da possibilidade de agendar as contas a pagar e a receber. O Tagplus também oferece um sistema prático de controle de vendas e gestão de compras. E como se isso já não fosse o suficiente, ele também oferece a gestão do relacionamento com os clientes para gerenciar os créditos e débitos deles.

Zero Paper: Ele pode ser utilizado para gerenciar o seu negócio e até mesmo os seus gastos pessoais, mesmo sem ter nenhum conhecimento prévio de finanças. Muito prático, ele te dá as ferramentas para organizar as contas a pagar/receber, produz relatórios completos, emite boletos bancários e ainda oferece a opção de alerta de contas a vencer por SMS ou e-mail.

Já utiliza outra ferramenta de gestão financeira para sua empresa? Conte-nos nos comentários! 😉

Inscreva-se para receber atualizações de novos conteúdos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais