Tudo o que você precisa saber para fazer um infográfico de sucesso

Tudo o que você precisa saber para fazer um infográfico de sucesso

​Para fazer um infográfico de sucesso, não basta ter uma boa ideia: é preciso organização, conhecer as ferramentas corretas e, antes de tudo, entender a linguagem gráfica dessas peças de comunicação. Saiba mais sobre uma das ferramentas mais poderosas disponíveis no design e veja como fazer um infográfico!

O que é um infográfico?

Um infográfico é um gráfico que facilita a compreensão de um conteúdo, que se fosse disposto através de texto somente poderia ser mal entendido. Infográficos jornalísticos costumam reunir textos breves e representações imagéticas com o objetivo de explicar por que a alta do dólar afeta os preços do pão francês, por exemplo.

O infográfico nasce com vocação jornalística, mas também pode ser encontrado em manuais de instrução, livros educacionais e científicos e, claro, na internet.

Eu preciso de um infográfico?

Fazer um infográfico de sucesso depende, primeiramente, de entender o que separa um bom infográfico de um ruim. É preciso se perguntar se a informação que você deseja passar precisa desse recurso — pode parecer que tudo fica mais bonito desenhado, mas a verdade é que o seu infográfico deve ser um caminho mais curto entre os dados e o interlocutor.

Seu projeto precisa de um infográfico, por exemplo, se ele tem muitos dados a apresentar e essas informações puderem dispostas de uma maneira mais eficiente do que com palavras. Ou seja, ler — ou assistir, visto que alguns infográficos são feitos e apresentados através de vídeos — seu infográfico tem que ser mais simples do que ler o artigo inteiro!

Como fazer um infográfico: organizando as informações

Encare esse projeto como encararia qualquer outro projeto de design: para começar, é preciso saber do que estamos tratando, ou seja, entender quais são as informações que o infográfico disponibilizará. Faça um esqueleto das palavras-chave ou destaques que ele precisa ter e agrupe visualmente as informações relevantes com um fluxograma para entender como o seu infográfico lidará com aqueles dados.

A partir daí, é preciso definir um esquema de cores uniforme para todo o infográfico. Nessas peças, as cores têm tanto significado quanto a informação ou as ilustrações. É preciso que você não se descuide desse fato, pois a cor faz parte da narrativa do infográfico, amarrando as informações. Com sua paleta de cores definida, é preciso descobrir como você vai traduzir os dados mais relevantes em imagens — tabelas, gráficos de pizza, mapas, etc. O importante é que seu infográfico destaque os conteúdos mais importantes e consiga fazer com que seu usuário tenha um melhor entendimento do assunto tratado.

O formato do infográfico também é uma questão importante: se ele for circular, toda a informação precisa estar amarrada de maneira cíclica, enquanto os horizontais e verticais funcionam melhor como estruturas com princípio, meio e fim.

Inspire-se: infográficos incríveis

Assim como em outros projetos, para fazer um bom infográfico é preciso ter bons materiais de referência. Sites de portfólio como o Behance e o Dribbble, por exemplo, podem te ajudar a conhecer o trabalho de infografia de novos artistas e ter ideias mais legais ainda na hora de executar seu próximo projeto!

Você já fez um infográfico e tem mais alguma dica que gostaria de ter visto nesse post? Conte pra gente nos comentários!

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA A PLATAFORMA DE MARKETING INTEGRADO INOVADORAEU QUERO !
Share This