Tendências para o Marketing Digital em 2018

7 categorias de ferramentas digitais que serão o foco em 2018

7 categorias de ferramentas digitais serão o foco no ano!

Fim de ano é a época popularmente conhecida como aquele em que fazemos um balanço das metas alcançadas, dos objetivos esquecidos e do que é importante neste momento que seja feito no próximo período de 365 dias. Para o marketing digital, o ano de 2018 é promissor, e pesquisas e matérias pela web já apontam tendências de ações neste sentido. É o caso do artigo escrito pelo Portal Nacional de Seguros, Segs, que traz alguns insights para o mercado do digital marketing no próximo ano, do qual apresentamos alguns pontos a seguir, com as 7 categorias de ferramentas relativas às tendências que serão o foco da atenção do marketing digital em 2018.

Foco de cada ano no marketing digital

Como é de praxe, todo ano começa com previsões para o próximo, e, abaixo, pode ser notado o que se destacou em cada um dos anos anteriores.

  • 2015: sites responsivos
  • 2016: mobile first
  • 2017: marketing de conteúdo

Previsões para 2018 apontam para conteúdo, mobile, automação e métricas

Tendências de Marketing Digital em 2018

Como fortes tendências apontadas em matéria para o ano de 2018, observamos que há um misto do que repercutiu com força no campo digital nos anos anteriores. O foco no mobile e o boom do marketing de conteúdo continuam íntegros como tendências em 2018. Além disso, a automação de marketing e o estudo de métricas de audiência avançadas são notados. O vídeo, que também já ganhava espaço como conteúdo para em plataformas diversas também ganha mais espaço no próximo ano.

Ferramentas Digitais para Usar em 2018

Seguindo as previsões apresentadas para o marketing digital, indicamos algumas categorias de ferramentas que estão à disposição no mercado para você colocar nas tendências do ano a sua empresa (ou seus clientes de marketing, se você for um profissional do ramo).

Automação de Marketing

Softwares e programas online que fazem o trabalho rotineiro em marketing digital são cada vez mais comuns de serem encontrados. Desde ferramentas de e-mail (que, após determinada ação, respondem ao seu lead) até ferramentas de inteligência artificial (como chatbots que conversam com o visitante do seu site), o que não faltam são boas opções de automação. Isso facilita muito o trabalho do analista de marketing digital, já que as ferramentas podem adiantar boa parte do trabalho de forma perspicaz e estratégica.

  1. Ferramentas de E-mail Marketing
  2. Ferramentas de Chatbots/Inteligência Artificial

Mobile First

De nada adianta hoje em dia você ter um site se ele não garante uma boa navegabilidade pelo celular. Para a tendência mobile first, além de sites, é interessante avaliar se um aplicativo pode levar mais comodidade ao seu público, e até mais facilidade no uso de determinado serviço. Também não se deve esquecer da usabilidade, ou seja, utilize ferramentas que testam seu site para saber se seu público chegará onde você deseja.

  1. Ferramentas para Mobile
  2. Ferramentas de Usabilidade

Conteúdo Estratégico

O “rei” do marketing digital no ano de 2017 precisa ser incrementado para continuar reinando em 2018. Assim, um bom conteúdo é importante, mas deve-se ter o foco na otimização (SEO – Search Engine Optimization). As tendências apontam ainda para a direção da aposta maior em conteúdos áudio-visuais, com vídeos em múltiplas plataformas.

  1. Ferramentas de SEO
  2. Ferramentas para Vídeos

Métricas de Audiência

Um dos grandes diferenciais em se realizar o marketing na internet com relação ao tradicional é a facilidade com que se pode medir o impacto das suas ações. Assim, é importante extrair dados de forma inteligente para saber o que sua audiência procura quando entra no seu site ou em outro canal da sua marca.

  1. Ferramentas de Analytics
Entenda mais sobre como medir audiência no artigo: Quais pistas você pode extrair do comportamento do visitante no seu site?
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