Série Ferramentas do Google: Google Trends

google trends 2

Google Trends

Muita gente não imagina, mas o Google é muito mais do que um site de buscas. Ele não é só a nossa página inicial, principal ferramenta de pesquisa (às vezes, a única) e nem apenas um guia de otimização a se considerar para nosso site ser indexado. Por este motivo, lançamos aqui no Ferramentas Inteligentes a série Ferramentas do Google, em que neste post iremos falar do Google Trends.

Segundo definição do site Wikipedia,

Google Inc. é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.

Mas você sabia que existem muitas ferramentas gratuitas que o Google disponibiliza para te ajudar a realizar melhores ações dentro dele e em toda a web? É o caso do Google Trends, que te mostra como estão as buscas por determinados termos nos últimos períodos (de horas, meses, anos…), se estão crescendo ou diminuindo, o que te permite analisar e observar tendências de pesquisas no buscador.

 

Por que usar o Google Trends?

A ferramenta Google Trends do Google é extremamente útil para monitoramento de palavras e termos, e sua análise ao longo dos anos. Pesquisando pelo seu nome (ou da sua empresa) no Google Trends, você pode visualizar se as pessoas estão buscando mais por você, ou seu site, ou menos interessadas ao longo do tempo. Você também pode acompanhar seus concorrentes, observando o sucesso ou não das pesquisas por eles no Google.

 

Como usar o Google Trends

Quando você acessa google.com.br/trends/, você já visualiza uma página com as “Pesquisas do Ano de 2015”. E tem, a partir desta página inicial, as opções de “Explorar Tópicos” ou acessar o menu com outras opções bem interessantes, como o que está “Em alta no Youtube”, “Principais pesquisas” e os tópicos “Mais pesquisados”.

 

como usar google trends pesquisa de tendencias

Quando você digita um termo em “Explorar tópicos”, aparecem gráficos com o desempenho daquele tópico, mostrando o interesse das pessoas neste termo, ou palavra, com o passar do tempo, pesquisas feitas por região e outros tópicos de pesquisa que são relacionados à sua palavra-chave. No exemplo abaixo, utilizamos o termo ‘redes sociais’.

http://ferramentasinteligentes.com.br/wp-content/uploads/2015/12/google-trends-pesquisa-de-tendencias-2

http://ferramentasinteligentes.com.br/wp-content/uploads/2015/12/google-trends-pesquisa-de-tendencias-3

 

Dá ainda para você personalizar suas pesquisas, escolhendo a região (ou país) de comparação; e também apontando o período de horas, meses ou anos para ser a base dos resultados:

 

google-trends-como-pesquisar-tendencias-usando-o-google

 

 

Você pode também escolher a categoria ou um canal do Google específico que foi utilizado para pesquisa:

http://ferramentasinteligentes.com.br/wp-content/uploads/2015/12/como-pesquisar-palavra-chave-no-google-trends

 

Gostou? Então, nos conte nos comentários o quanto você se interessa por
ferramentas gratuitas do Google e qual você gostaria de ter a
explicação aqui, no Ferramentas Inteligentes! 😉

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