Série Ferramentas do Google: Google Keyword Planner

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Série Ferramentas do Google: Google Keyword Planner

Para compreender um sistema ou o funcionamento de uma ferramenta, como o buscador do Google, nada melhor do que recorrer direto à fonte para estudá-la. Felizmente, não é necessário que as pessoas com menos conhecimento técnico vasculhem e analisem cada algoritmo do Google. Para isso, a própria empresa criou e disponibiliza gratuitamente uma série de ferramentas para você melhorar a otimização da sua campanha na rede dela. É o caso de outras ferramentas que já falamos anteriormente aqui, na Série Ferramentas do Google (Google Webmaster Tools e Google Trends), e também da que iremos tratar hoje: o Google Keyword Planner.

O que é o Google Keyword Planner?

Sabemos que surgiu para auxiliar no planejamento de campanhas no Google Adwords, mas esta ferramenta tem uma função que se aplica a todas as campanhas e ações, em geral, relacionadas ao Google. Apesar da especificação do próprio o próprio Google voltada às campanhas de adwords, é possível utilizar este planejador para ter ideias de palavras-chave e utilizá-las no seu blog, nas suas redes sociais e em outras campanhas que você quer que sejam rastreadas pelo buscador mais utilizado no mundo.

As Funções do Planejador de Palavras-Chave do Google

Além da pesquisa de palavras-chave relacionadas ao segmento que você quer explorar, a ferramenta permite também que você explore as previsões de tráfego das palavras, mostrando gráficos de número de buscas. Outras formas muito úteis de usar o Planejador são para fazer uma análise da concorrência e ainda pesquisas sobre buscas em determinadas localidades.

O que o Google diz?

Sobre as vantagens da sua ferramenta, o Google elenca estas duas principais (retiradas da página de suporte do Google Adwords):

  • “Pesquisar palavras-chave. Precisa de ajuda para encontrar palavras-chave e adicioná-las a uma nova campanha? Ou talvez você queira encontrar outras palavras-chave para adicionar a uma campanha existente. Você pode pesquisar ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios com base em termos que sejam relevantes para seu produto ou serviço, sua página de destino ou diferentes categorias de produto.
  • Ver estatísticas do histórico e previsões de tráfego. Use estatísticas, como o volume de pesquisas, para decidir quais palavras-chave usar em uma campanha nova ou existente. Veja previsões, como os cliques previstos e as conversões estimadas, para ter uma ideia de qual será o desempenho de uma lista de palavras-chave com um determinado lance e orçamento. Essas previsões também podem ser úteis no momento de definir lances e orçamentos.”

Saiba mais sobre o que o Google tem a
dizer a respeito do Keyword Planner

Passo-a-passo sobre o Planejamento de Palavras-Chave

  1. Entre na página do Keyword Planner dentro do site do Google Adwords
  2. Faça login no Google AdwordsGoogle Keyword Planner - passo 1
  1. Aparecerá a seguinte mensagem para você; vamos simular a primeira opção, clique sobre elaGoogle Keyword Planner - passo 2
  2. Preencha o formulário que irá aparecer (abaixo) com informações sobre o seu produto/serviço para segmentação e categorização, e depois clique em “Obter ideias”Google Keyword Planner - passo 3
  3. Pronto! Agora, é só explorar a ferramenta e as opções na interface intuitiva do Google.

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Considera úteis as ferramentas do Google?

Quer conhecer mais? Leia nossos outros artigos da Série Ferramentas do Google, sobre:
Google Webmaster Tools
Google Trends

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