Quero vender pela Internet. Dicas interessantes para seu negócio

quero vender atraves da internet ferramentas inteligentes

Quero vender pela Internet

 

Esta é a frase do momento. Com o avanço do poder que a internet exerce sobre todos nós, ficou mais evidente a relação entre empresas e consumidores abrindo um mar de possibilidades para quem deseja se aventurar neste caminho. Porém, existe uma distância entre o desejo e a realidade que precisamos refletir.

 

Criar um negócio ou mesmo vender o seu produto ou serviço através da internet, é uma tarefa que exige estratégia e planejamento, assim como qualquer outra alteração nos processos de uma empresa. Vejo atualmente algumas empresas querendo criar um posicionamento online ou ter um aumento de vendas mas sem dar a verdadeira importância que estes processos merecem. Sendo assim, listei alguns tópicos que você deve considerar se você se identifica com o título deste artigo.

 

1 – Inicialmente, avalie se realmente você está pronto para esta mudança

 

Esta é uma reflexão importante, pois quando o empresário está disposto a realmente alcançar os resultados ele fará a sua parte e estará aberto às recomendações que receberá para alcançar o seu objetivo, que é aumentar os ganhos através da internet. E aí, é importante destacar que este sempre deve ser o seu real objetivo. Criar um  site, ter presença nas redes sociais etc. devem ser a ponte, pois o foco real deve ser no aumento de receita.

 

2 – Esteja cercado de profissionais que entendam do assunto

 

Como em todo mercado, existem os profissionais que conhecem os conceitos  e os que apenas repetem o que está “na moda” sem nenhuma base conceitual. É importante cercar-se de profissionais que tenham uma visão global de todo o processo necessário para o alcance do objetivo maior. Sendo mais claro, é necessário ter alguém que conheça todo o processo de vendas online, não alguém que seja um desenvolvedor de sites ou gestor de mídias sociais. Importante dizer que não estou questionando a importância destes profissionais, apenas quero mostrar que somente ações pontuais não farão você chegar ao seu objetivo principal que é o de gerar vendas e aumentar o seu faturamento através da internet.

 

Existem pessoas e empresas especializadas em consultoria de vendas pela internet , e você pode pensar em contratar um consultor de vendas pela internet. Minha sugestão é que você pense com carinho nesta ideia.

 

3 – A Internet não é um meio de se ganhar dinheiro fácil sem trabalho

quero vender pela internet, vendas pela internet ferramentas inteligentes

 

ESQUEÇA estas promessas de ganhar dinheiro fácil e rápido através da internet. Existem, sim, maneiras inteligentes e inovadoras de ganho, mas saiba que todas as pessoas de sucesso em suas áreas e que usam a Internet para este objetivo trabalham bastante, mesmo que não seja de um ponto fixo. Por isso, é importante saber que com sua empresa não será diferente. Será necessário ter muita estratégia e trabalho duro para alcançar os objetivos, além de haver um tempo de maturação para os resultados aparecerem, dependendo de cada estratégia.

 

4 – Você vai precisar de um site voltado para os seus objetivos de negócios

 

No nosso caso, estamos falando de vendas pela internet (tanto de produtos ou serviços). Sendo assim, o site de sua empresa deve ser projetado com este objetivo. É neste ponto que cito novamente a importância de um profissional que visualize todo o processo digital. Somente como exemplo, vamos citar um profissional contador, proprietário de um escritório de contabilidade e que seguiu todas as etapas anteriores. O consultor de vendas pela internet que trabalha para ele notou que o caminho para conseguir mais clientes pela internet será criar uma autoridade online para a empresa , criar relacionamento com os donos de empresas , fazer uma oferta de serviços e posteriormente oferecer uma consultoria, pois esta empresa do exemplo oferece consultoria para as empresas otimizarem seus processos contábeis reduzindo custos. Note que ele planejou uma sequência de ações até o objetivo final: esta é a função do consultor expert em vendas online que tem uma visão do todo.

 

5 – Você vai precisar oferecer conteúdo aos seus usuários

 

O conteúdo mostra que você entende do assunto e é a porta de entrada para que os seus futuros clientes vejam você e sua empresa como possível provedora de uma solução para o problema deles. Por outro lado, os seus clientes podem visualizar através do seu conteúdo que é possível contratar mais algum serviço de sua empresa. Existem diversas estratégias eficientes para isso. Seguindo o nosso exemplo do escritório contábil, o consultor de vendas online sugeriu a produção de um e-book abordando “10 dicas para manter organizada a contabilidade em sua empresa”. Após este material estar pronto, ele irá ser disponibilizado no site e o usuário deixará seus dados para ter acesso ao material. Com isso, inicia-se a sequência de relacionamento.

 

6- Aproveite os canais de relacionamento

 

Existem vários canais, e a arte está em escolher o que mais se encaixa na realidade de sua empresa. Podemos utilizar vídeos, email, redes sociais e várias outras ferramentas interessantes para tal objetivo. O importante aqui é adequar a melhor opção ao projeto. No nosso exemplo, o consultor sugeriu, além do blog, a criação de um canal no Youtube onde serão disponibilizados vídeos curtos com dicas do dia-a-dia, uma página no Facebook e uma estratégia de email marketing para manter os clientes e prospects engajados consumindo o conteúdo produzido .

 

7- Você vai precisar de um funil de vendas

funil de vendas pela internet , vender atraves da internet , ferramenta de vendas pela internet

Aqui, destaco um ponto bastante importante , pois de nada adianta ter um belo site e um bom conteúdo se você não tem uma boa oferta e alguém que te ajude a oferecê-la de maneira correta para alcançar o objetivo de transformar seu prospect em cliente; e até seus clientes em consumidores de outros serviços de sua empresa. Com a nossa empresa de contabilidade fictícia, o consultor de venda pela internet desenhou uma sequência em que o usuário, após baixar o e-book, recebe uma oferta para uma análise contábil de sua empresa. Para a entrega desta análise, é agendada uma reunião com o cliente em que serão apresentados os resultados e o cliente terá a opção de levar as recomendações para seu próprio contador ou então contratar o escritório para implementar as recomendações. Sendo bem implementada esta estratégia, o resultado é um aumento de clientes e, no caso, de clientes de pequenos serviços pontuais para a venda de serviços de consultoria.

 

 

Esta foi uma ilustração de uma parte de uma estratégia. Mas saiba que o exemplo dado foi apenas para um segmento de mercado porque as possibilidades são infinitas, seja com relação aos tipos de empresas e de mercados quanto com relação a ações e estratégias adotadas. Mas sempre vale lembrar a importância da consultoria em vendas online para direcionar todo o caminho que deve ser seguido, não de forma pontual, focado em apenas um site ou gestão de uma mídia social, mas com uma visão global de todo o processo, aplicando as ferramentas e a estratégia para chegar até o objetivo que é aumentar ou criar um canal para vendas pela internet.

 

 

Gostou do conteúdo ?

 

Estamos  selecionando algumas empresas para desenvolver um estudo de presença online totalmente gratuito. As empresas selecionadas receberão um relatório com o seu posicionamento online para que possam trabalhar uma estratégia e chegar aos seus objetivos . Como não conseguiremos atender a todas, iremos selecionar algumas de diferentes mercados para isso.

 

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Site

Escreva sobre o seu negócio e mercado

 

Com mais de 20 anos de carreira na área de tecnologia, Evandro Martins estuda e aplica as técnicas de marketing digital há 9 anos. É graduado em Administração de Empresas, tecnólogo em Redes de Computadores e pós-graduado em Tecnologias de Internet pela COPPE-UFRJ. Já trabalhou em empresas como Petrobras e Globo.com, além de prestar serviços para vários clientes em áreas distintas. Atualmente, trabalha em uma das maiores multinacionais da área de tecnologia e entende que com dedicação e conhecimento das ferramentas corretas é possível criar uma estratégia vencedora para alavancar os resultados através da internet.

Perdi a senha

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOSQUERO !
Share This