10 Programas para Gravar e Editar Videoaulas

10 softwares para gravação e edição de videoaulas

Veja essa lista que separamos com 10 softwares para gravação e edição de videoaulas 

Artigo Parceiro: escrito pela equipe da ferramenta EadBox

As videoaulas são um material essencial tanto para quem quer vender cursos online quanto para quem está imerso no universo EAD. São ótimas ferramentas para você criar cursos de forma clara e transmitir seu conteúdo na internet. Contanto, é preciso estar atento à qualidade dos vídeos para que passem a imagem de profissionalismo e cuidado com o que está sendo feito. Neste post, damos algumas dicas de programas para gravar videoaulas.

Videoaulas como projetos

Assim como qualquer outra atividade, gravar videoaulas exige planejamento e definição de objetivos. Planejar é definir todas as etapas necessárias de um projeto para criar um caminho e alcançar um fim. É um direcionamento para que você defina quais são os pontos primordiais do seu projeto para que não perca o foco no meio do caminho, investindo o seu tempo naquilo que realmente dá resultado.

Para facilitar a organização do seu projeto e a visualização das etapas a serem concluídas, divida o seu planejamento em pequenas fases que você possa entregar ao longo do projeto, assim você consegue vislumbrar onde precisa aplicar as suas forças para concluir o planejamento. Além disso, cada etapa vai exigir um conhecimento ou uma ferramenta diferente. Aqui, vamos falar sobre a etapa de gravação do seu vídeo.

10 programas para videoaulas

A boa notícia é que existem diversas opções de programas para esse fim  disponíveis e a maioria não depende de muitos recursos e investimento para ser utilizada. Veja nossa lista!

  1. Camtasia Studio

    Software utilizado para fazer tanto gravações quanto edições de vídeos através do computador. Muito usado para gravar aulas, tutoriais e demonstrações de produtos. Ele é bem completo e o resultado final é muito bom. No início pode parecer complicado de usar, mas você acaba percebendo que na verdade é simples e ainda pode contar com o auxílio ao usuário. Disponível para Windows e Mac.

  2. Collaaj

    Esta é uma ferramenta diferente, permite que você grave sua tela e da sua webcam. Os vídeos podem ficar hospedados no servidor do programa, o que facilita para compartilhar com os alunos. A versão gratuita permite apenas gravar e editar vídeos de 2 minutos, mas existem os planos pagos que podem se adequar à sua necessidade. Funciona, não só em Mac e PC, mas também em iPad.

  3. Screenflow

    Esta é uma boa ferramenta para captura de tela, aliando a edição de vídeos rápida e fácil. Além disso, oferece uma série de tutoriais e demonstrações para auxiliar o usuário. Disponível para Mac, ganhou um prêmio concedido pela própria Apple, o de melhor aplicação do ano para OS X.

  4. Windows Movie Maker

    Esta é uma boa opção para quem está começando a editar videoaulas, pois, além de ser simples, é grátis e normalmente já vem instalado em computadores Windows, estando disponível apenas para este sistema. Ele não é muito recomendado para quem deseja se aprofundar no universo da edição.

  5. iMovie

    Este programa é considerado o equivalente do Windows Movie Maker para o Mac, sendo uma boa opção da Apple para iniciantes em edição de vídeo. Além de ser um pouco mais avançado que o Movie Maker, não possui versão gratuita, porém o valor é acessível.

    Baixe o Ebook Gratuito disponibilizado pela ferramenta de cursos à distância EadBox
    sobre como Planejar, Produzir e promover Cursos Online!

  6. Cyberlink PowerDirector

    Essa é uma opção um pouco mais avançada e bastante popular entre os que atuam na gravação e edição de vídeos. Assim como o Screenflow e o Camtasia, estão no meio do caminho entre programas para iniciantes e os profissionais. Possui funcionalidades mais completas e que impressionam pela velocidade de processamento durante a edição. Disponível para Windows, possui uma funcionalidade que é a MultiCam, onde é possível utilizar várias filmagens ao mesmo tempo.

  7. ActivePresenter

    Este programa é a solução para criação de aulas, apostilas, manuais e apresentações de treinamento interativo. Similar ao Camtasia, porém possui uma versão gratuita. Nessa, o usuário pode exportar seu trabalho para arquivos do tipo PNG, JPEG, AVI, MPEG4, WMV, WebM, MKV e SCORM. Já nas versões pagas, é possível exportar para outros formatos, porém a grátis já oferece o essencial para produzir videoaulas. Disponível para Windows.

  8. oCam

    Software gratuito e de fácil entendimento, é uma boa opção para quem está começando e se familiarizando com programas para gravar e editar vídeos. Sua interface é bem simples e permite que você capture a tela do computador e grave áudios. Disponível para Windows.

  9. Screencast-o-Matic

    É uma ferramenta de preço acessível, com bons recursos e fácil uso. Com apenas um clique você pode começar a gravar a tela de qualquer navegador, não precisa instalar nenhum software, é 100% online. Os vídeos na versão gratuita podem ter no máximo 15 minutos e tem uma marca d’água que só pode ser removida baixando a versão Pro. Está disponível para Windows e Mac e os vídeos podem ser publicados diretamente no YouTube ou no próprio servidor de compartilhamento do Screencast.

  10. Movavi

    É uma combinação de um programa de captura de tela completo com um editor de vídeos eficiente e fácil de usar. Permite gravar aulas e tutoriais, possui uma quantidade grande de configurações de exportações rápidas para otimizar suas gravações para dispositivos móveis e compartilhamento online. Disponível para Windows e Mac.

    Indicação da EadBox

    Para finalizar, vamos te dar a dica de ouro de um programa que utilizamos aqui na EadBox que, além de ser open source, é rápido, leve e gratuito – o OBS. Ele pode ser utilizado para a gravação de videoaulas, transmissões ao vivo e compartilhamento de suas produções. Possui diversas opções de configuração fáceis de usar. Você pode adicionar fontes, utilizar temas e ajustar as propriedades sem esforço. Está disponível para Windows, Mac e Linux.

Conclusão

Uma vez que você escolheu uma ferramentas de criação de videoaulas, é preciso entender que o vídeo é direcionado aos alunos, ou seja, o conteúdo deve ser claro, profissional e completo. Para engajar o aluno, é preciso mostrar a necessidade de assistir o vídeo para que ele aprenda, além de ser chamativo e interagir com quem está assistindo.

Agora que você já sabe quais programas pode utilizar para gravar e editar videoaulas, já pode criar cursos online e disponibilizar os mesmos em uma plataforma EAD que atenda às suas necessidades.

Artigo parceiro - Texto escrito por Victoria Cezimbra, do time Criativo e Marketing da EadBox, designer gráfica em formação e administradora.
Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA A PLATAFORMA DE MARKETING INTEGRADO INOVADORAEU QUERO !
Share This