O WordPress e seu Uso na Atualidade

Ainda vale a pena fazer sites em WP?

Ainda vale a pena fazer sites em WordPress?

Você já deve ter ouvido falar por diversas vezes que o WordPress (WP) é a melhor plataforma para sites. Mas, por que isso? Neste artigo, vamos mostrar para você porque ainda vale a pena utilizar a plataforma WordPress para desenvolvimento de sites e outras páginas Web. Apresentamos também como o WP se compara a sua concorrência.

O WordPress por ele mesmo…

Vamos começar nosso estudo com a atrativa e interessante descrição da ferramenta que está disponível no site do WP:

“O WordPress é uma plataforma semântica de vanguarda para publicação pessoal, com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. Ao mesmo tempo é um software livre, gratuito e feito por você. Em outras palavras, o WordPress é o que você usa quando quer trabalhar e não lutar com seu software de publicação de conteúdo, sendo hoje a maior plataforma de Gerenciamento de Conteúdo do mundo…”

Fonte: Site do WordPress

Fazendo uma leitura da sua autodescrição, podemos considerar que o WordPress sabe da sua importância para desenvolvedores em todo o mundo, e se propõe a tornar mais prático e leve o gerenciamento de conteúdo pelo seu software.

A plataforma para sites mais utilizada no mundo

Em um dos estudos realizados pelo site de pesquisas W3Techs em 2017, comparando as plataformas para sites mais

Porcentagem de Uso das Plataformas de Sites Mais Famosas do Mercado

Porcentagem de Uso das Plataformas de Sites Mais Famosas do Mercado

populares do mercado, o WordPress aparece como a ferramenta que tem a maior fatia do mercado, estando com 58,9% contra 7,1% do seu concorrente em segundo lugar, o Joomla. Também aparecem na pesquisa as plataformas Drupal, Magento e Blogger.

4 Bons Motivos para Usar o WP

A seguir, listamos alguns motivos pelos quais o WordPress é o preferido de muitos desenvolvedores e profissionais de marketing digital.

1) Não precisa de conhecimentos avançados de programação

Isso significa que, ainda que você não seja desenvolvedor, tem total chance de conseguir desenvolver um site em WordPress.

2) Permite a instalação de novos recursos e funcionalidades

Chamados de “plugins”, estes recursos são variados, com o objetivo de customizar ao máximo o site, melhorar a estética, adicionar funcionalidade, permitir otimização (SEO), entre outros tipos de plugins.

3) Facilidade na instalação, operação e manutenção

O WP também é conhecido por ser intuitivo e de boa usabilidade. Assim, fica tão fácil mexer na plataforma quanto você mexe em arquivos no seu computador.

4) Serve a diferentes funcionalidades

Apesar de se apresentar como uma plataforma “para publicação pessoal”, o WP pode ser (e é amplamente) utilizado para desenvolvimento e publicação de blogues, portais, páginas de venda ou de captura, e até lojas virtuais.

A plataforma dos maiores sites da web

Sabe aqueles sites famosos, os grandes portais e aqueles e-commerces top que você conhece? Já parou pra pensar que eles podem ser em WordPress? Pois, nós, já, e listamos, abaixo, 10 destes sites.

  1. G1: o Portal de Notícias da Globo.com
  1. Site Oficial da Beyonce
  1. Site da Montadora Ford
  1. CNN Politics
  1. Revista Vogue
  1. Blog Oficial do Playstation
  1. National Geographic
  1. Coca-Cola na França
  1. Banda Rolling Stones
  1. Revista Time
Quer descobrir se algum site que você conhece é feito em WordPress? Utilizando a Ferramenta WP Theme Detector , você verifica isso, e ainda fica sabendo qual tema foi utilizado para desenvolvimento. 

Onde encontrar bons temas para site?

Este é um dos momentos mais difíceis: escolher o template ideal para seu site. Isso ocorre porque é o template (ou tema) que vai determinar a aparência dos elementos do seu site. Portanto, é uma escolha baseada em design, mas também em funcionalidades. Se você planeja ter um blog, uma página de serviços e um calendário de eventos, por exemplo, deve pesquisar por temas que já incluem este elemento. Se não tiver, é possível que você consiga inseri-los, mas de uma maneira um pouco mais trabalhosa (e, cá entre nós, não é este o objetivo do WordPress nem o seu, não é mesmo?). Portanto, atente-se para escolher um bom tema para seu site, que é aquele que atende aos seus objetivos com sua página na Web.

Mas, por onde começar?

Primeiramente, você deve encontrar o site em que vai pesquisar os templates. Existem vários deles na Web, e você pode até se perder na escolha do seu tema ideal. Por isso, o ideal é escolher um de cada vez e começar a pesquisar. Uma boa dica que damos é utilizar o site Template Monster, que te permite realizar a pesquisa de temas por categorias ou tipos de site (web, e-commerce…). Nele, você também encontra plugins com recursos diversos para incrementar suas páginas.

Conheça as funcionalidades e os recursos do Template Monster!

 

Foto de perfil de Ferramentas Inteligentes
Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Lost Password

Artigo em destaque - Dicas de empreendedorismoConfira !
Share This