O que é um Favicon e como criá-lo no WordPress

O que é um FAVICON e como criá-lo no WORDPRESS
Artigo Parceiro: escrito pela equipe da ferramenta Logaster

O que é o favicon

Em março de 1999, a Microsoft lançou o Internet Explorer 5 onde, pela primeira vez, apareceram os favicons. Originalmente o favicon era um arquivo chamado favicon.ico, colocado no diretório raiz de um site. Era usado nos favoritos do Internet Explorer (bookmarks) e ao lado do URL na barra de endereços se a página fosse favoritada.

Hoje em dia, o favicon é a imagem que é exibida ao lado do endereço da Web em um navegador. É ele que é salvo no navegador quando alguém marca um site como favorito. Além disso, ele é usado como ícone de aplicativo (em telefones e tablets). Para muitos, esses ícones fazem parte da identidade visual de uma marca. É um logotipo em miniatura que pode destacar o seu site como forma de publicidade.

Não é difícil instalar um favicon no WordPress para dar ao seu site um senso de individualidade. A parte mais difícil é escolher o tipo de gráfico ou imagem que você deseja usar como favicon para que o seu site seja lembrado.

Os favicons são uma parte importante do branding da sua marca no seu site. Obviamente, o seu site não deixará de funcionar se você não possuir um favicon. Mas são as pequenas coisas que contam quando se trata de branding e não há dúvidas de que os favicons são uma maneira de os visitantes lembrarem do seu site.

Veja a imagem abaixo:

Diferença entre site com favicon e site sem faviconQual site é o mais atraente? Eu acho que podemos concordar que é o site com um favicon.

Então, coloque a sua cabeça no modo de criatividade e vamos começar a criar o favicon perfeito para o seu site.

Por que um favicon é importante

  • O principal propósito em adicionar um Favicon ao seu site é para que ele seja facilmente reconhecido. Quando um usuário tem muitas páginas diferentes favoritadas, fica muito mais fácil para ele reconhecer e encontrar o seu site olhando para o ícone dele. Além disso, quando você abre muitas abas em seu navegador, você pode identificar e mudar rapidamente para qualquer site específico.
  • Um favicon também é um sinal de confiança para a sua marca. Você pode facilmente entender isso se abrir um site sem, e outro com favicon. Ao compararem o site sem favicon com os sites com favicon dos concorrentes, os usuários não darão o mesmo valor ao site sem favicon e, provavelmente, o deixarão de lado sem hesitação.
  • Quando se trata de marca, o logotipo de uma empresa desempenha um papel importante para o reconhecimento dela. No mundo digital, os favicons têm quase a mesma função. Para aqueles que gastam muito tempo em seus computadores, esses minúsculos gráficos são tão reconhecíveis quanto uma imagem em um outdoor para uma empresa.
  • Um favicon também pode denotar um senso de profissionalismo. Do ponto de vista visual, um site sem identidade gráfica pode ser pouco atraente e afastar os visitantes.
  • Favicons aparecem em muitos lugares, incluindo na barra de ferramentas do navegador, nos favoritos, guias e barras de endereço. São muitos lugares que a sua marca pode perder presença caso você não possua um favicon.

Contudo, um design ruim de favicon também pode prejudicar a perspectiva sutil do visitante do seu site. Uma associação limpa, nítida e óbvia com o logotipo da empresa é a melhor opção.

O Impacto das Favicons no SEO

O funcionamento interno da máquina de busca do Google na Internet é difícil de prever e, por isso, é praticamente impossível saber se os ícones dos favicons contribuem para uma pontuação positiva. No entanto, pode-se argumentar que o HTML adicional e os tempos de download para ícones maiores podem afetar o tempo de carregamento – impactando negativamente seu SEO.

Como criar um favicon

Um favicon pode ser qualquer imagem, mas, como já foi mencionado, é melhor que seja o logotipo do seu site ou que está vinculado à sua marca de alguma forma. Um ícone simples, porém, forte e ousado, fará com que um site se destaque e seja lembrado.

Você pode criar um usando um software gráfico profissional, como o Photoshop, por exemplo. Contudo, isso requer habilidades específicas para trabalhar em programas gráficos e alguns conhecimentos básicos sobre o design (pelo menos).

Outra opção, mais fácil, é usar um criador de favicon online. Aqui estão algumas regras básicas para gerar um bom favicon para o seu site:

  • Crie um gráfico único e relevante para o seu site;
  • Certifique-se de que é uma imagem quadrada;
  • Use o formato “.ico” ou “.png”.

Como criar um favicon no Photoshop

Abra o photoshop e comece um novo projeto. Mantenha o tamanho da tela do seu projeto quadrada (recomendamos usar a largura e altura de 64 x 64 pixels). Em seguida, use as ferramentas desejadas para criar uma imagem de favicon no photoshop (brush, shapes, text, etc.). Depois, é só salvar como arquivo “.ico ou “.png”.

Como criar um favicon com um criador de favicon online (passo-a-passo)

Como exemplo de passo-a-passo de ferramenta, usamos o Logaster. Para criar online o favicon para seu site, basta seguir a ordem abaixo.

  1. Acesse o Logaster e clique em “Criar -> Favicon”.
  1. Criar um Favicon no Logaster O Logaster é um gerador online de logos, que também é um gerador de favicon, contudo, você precisa criar um logotipo primeiro. O Logaster irá fornecer o favicon que você precisa baseado em seu logotipo. Mas não se preocupe, pois não leva muito tempo nem exige esforço. É importante criar o seu logo primeiro.
  1. Assistente de criação de favicon online Escreva o nome do seu site e escolha o tipo de negócio. Serão mostrados para você dezenas de logotipos gerados pelo Logaster. O logotipo servirá como base para o seu favicon e pode ser modificado posteriormente.
  1. Ferramenta para criar logo online Agora você poderá escolher o seu favicon a partir das dezenas de opções disponíveis. O Logaster não gera apenas uma variante do ícone (como os outros serviços online), mas oferece dezenas de belos favicons prontos para usar. Selecione o design de favicon preferido. A pré-visualização permite que você veja como o seu favicon irá aparecer no site. Você pode editar o seu favicon, se necessário.

Designs de favicon

  1. Você receberá arquivos “.ico” e “.png” de diferentes tamanhos, além dos ícones para Apple Touch. Além disso, você pode baixar um logo para o seu site (gratuitamente).

Como adicionar o favicon ao seu site WP

Depois de criar um favicon, é hora de adicioná-lo ao seu site em WordPress. Um favicon no WordPress deve ter a forma quadrada e, pelo menos, 512 x 512 pixels. Contudo, ele pode ser recortado no próprio WordPress para o tamanho desejado.

Você também precisará decidir se deseja que o seu favicon tenha um fundo colorido ou transparente. Lembre-se de representar a aparência e o estilo do seu site e tenha em mente que seu ícone precisa se destacar em um mar de favicons espalhados entre as guias do navegador.

Como adicionar um favicon ao seu site/blog?

Primeiro, acesse o Personalizador do WordPress, indo até Aparência > Personalizar. Para a maioria dos temas, você deve navegar para a opção do menu que diz Identidade do Site (ou Título do Site, Lema e Logotipo ou Logotipo do Site e Cabeçalho).

Em seguida, você terá a opção de carregar o ícone/favicon do seu site. Após enviar o ícone, clique em Salvar e Publicar. Pronto!

Outra opção: adicionar o favicon manualmente

O seguinte método envolve edição de código. Para fazer isso, primeiro você deve fazer o upload do seu favicon para o seu servidor web, via FTP ou Cpanel (se o seu host usá-lo). Quando se trata de enviar um arquivo de favicon ao servidor, é recomendável fazer o upload para o diretório raiz. Certifique-se de excluir favicons antigos se estiverem presentes. Então, você precisa inserir esta linha de código no cabeçalho do seu site:

<link rel=”icon” type=”image/x-icon” href=”/favicon.ico”>

É isso aí! Esperamos que este artigo lhe ajude a dar ao seu site uma aparência profissional e a melhorar a sua marca. Assim, quando as pessoas tiverem muitas abas ou guias abertas em seus navegadores, o seu site se destacará por causa do seu favicon!

Artigo Parceiro: escrito pela equipe da ferramenta Logaster
Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA A PLATAFORMA DE MARKETING INTEGRADO INOVADORAEU QUERO !
Share This