O que é notificação push e como usá-la no seu site

O que é notificação push e como usá-la no seu site

O que é notificação push?

Sabe quando você abre um site e recebe o aviso: “este site deseja enviar notificações a você”? Pois é justamente esta a deixa para que você possa receber avisos diretamente no seu desktop sobre assuntos relacionados ao site em questão. Desta forma, você poderá ser avisado sobre promoções, novos posts no blog, novos produtos listados, eventos próximos, e muitos outros temas que a empresa responsável por determinado site julgar interessante para você.

Mas para que servem as notificações push?

Também chamadas de push notifications, elas têm a intenção de engajar os visitantes de determinado site. Mas, diferente do que muita gente pensa, não é a mesma coisa que e-mail, já que nesse você pode enviar mensagens com uma maior liberdade de texto através do e-mail marketing, enquanto no push você tem que ser sucinto e objetivo, passando sua mensagem em até 100 caracteres apenas.

Assim, o principal objetivo desta comunicação é atualizar rapidamente o visitante de um site, após ele já o ter abandonado. Mas atenção: é necessário que o usuário permita o recebimento de avisos na sua tela, e só assim você conseguirá enviar mensagens a ele. Com as ferramentas certas instaladas no seu site, o visitante receberá um aviso logo que acessá-lo, com uma mensagem similar a esta da imagem abaixo:

o que é push notification

Esta é mensagem que você recebe de um site que adota o recurso de push notifications

Após, o usuário receberá no canto inferior direito da sua tela uma notificação a cada atualização do site ou outro aviso que a empresa queira enviar.

notificações push exemplo

Um bom exemplo para uso de notificação push é com promoções relâmpago

E se você deve estar pensando: tenho um site há 10 anos, como não uso isso ainda? Pois temos a resposta: seu uso na web começou recentemente, em 2015, iniciado pelo Chrome, e depois chegando ao Firefox, que habilitou o recurso no ano seguinte. Antes de 2015, contudo, as push notifications já existiam e aconteciam no universo mobile, e foi destes aparelhos que a ideia de incorporar à web começou.

Quem pode enviar um aviso push para dispositivos móveis?

Diferentemente de notificações push na web, que qualquer site da web com uma permissão pode te enviar, nos celulares e tablets, não é bem assim. Somente as empresas dos aplicativos que você baixou conseguem enviar estes avisos, e sem pedir explicitamente por isso, já que quando você autoriza o download de determinado app, já permite (muitas vezes sem ler ou perceber) que o recurso seja ativado, pois é essencial concordar com todos os requisitos para baixar as ferramentas completamente.

O que é preciso fazer para enviar push notifications?

Graças a ferramentas inteligentes do mercado, é possível realizar este tipo de marketing de maneira simples e prática. E tem até sistemas que são gratuitos, seja completamente, ou para uma quantidade de visitantes limitada, e ainda em um período de teste, que você pode usar para ver se vai te dar realmente resultados antes de contratar. Utilizando uma ferramenta gratuita ou paga, o importante é você escolher a melhor para o seu caso, analisando os recursos que cada uma oferece.

4 ferramentas de notificações push

Veja, abaixo, as ferramentas que trazemos e já estão cadastradas aqui em nosso site; na página da de cada uma, analise as descrições, os planos e as avaliações de quem já as utilizaram!

  1. OneSignal (Gratuita)
  1. Pushcrew (Gratuita para até 2.000 contatos)
  1. PushResponse (Gratuita para testar)
  1. Pushnews (Paga)

 

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