O Mercado de Compra e Venda de Domínios

Entenda a comercialização de domínios na internet

Entenda a comercialização de domínios na internet

Você já ouviu falar no comércio de domínios de sites? Ocorre quando você compra um domínio (nome de um site) depois que ele foi registrado por outra pessoa; ou ainda quando você registra o domínio mas depois o vende. Os motivos podem ser diversos, que vão desde a intenção inicial de ter um site com determinado domínio e depois desistir, até a intenção de adquirir o direito sobre determinado domínio já com o propósito de vendê-lo mais caro depois. Mas como isso é possível?

Isso ocorre porque é simples e relativamente barato para se realizar um registro atualmente. O Registro.br cobra apenas R$40 (quarenta reais) anual para você ter um site com o nome que quiser (desde que este nome já não tenha sido registrado por outra pessoa, é claro). Assim, você pode inventar um nome muito louco para seu negócio e registrar; ou ainda ter um site com o nome direto de um serviço ou produto. Além da taxa, é preciso colocar números de documentos oficiais, endereço, e-mail, telefone e outros dados para contato e responsabilização pelo uso dos domínios.

Comércio e lucro com registro de domínios

Mas não só quem quer desenvolver um site registra um domínio. Há pessoas que, baseado em uma empresa que já exista e não tenha site, já registra o nome com a intenção de ser procurado pela companhia um dia. Isso é possível porque no próprio site de registros dá para saber quem é o proprietário, e visualizar seus dados de contato. Há, inclusive, quem pesquise palavras-chave em alta na web para assegurar seu direito sobre um nome de site que seja relacionado.

Comércio e lucro com registro de domínios

Este é o mercado de compra e venda de domínios, que existe e circula livremente na web, tendo, inclusive, sites intermediadores de negociações (que são legais), como Sedo e Afternic. Através destes sites, pode-se comercializar (vender ou comprar) domínios dentre vários disponíveis. É importante ressaltar que ambos funcionam como ferramentas pagas, cobrando uma taxa nesta negociação.

Domínios esquecidos

Além destes casos apresentados, há alguns domínios que foram registrados e, por algum motivo, foram removidos do uso (por falta de pagamento, uso indevido…). Desta forma, o Registro.br periodicamente faz uma liberação para disponibilizá-los para registro, em um processo competitivo que pode chegar a um leilão, caso haja mais de um interessado dentre os milhares de domínios liberados. Assim, o site recebe ofertas de valores de compra dos direitos sobre determinado nome.

Recentemente, o processo de liberação teve atualização em algumas de suas regras. Dentre elas, está a periodicidade, que passou de quadrimestral para mensal. Todas as normas estão detalhadas e documentadas no site do Registro BR, juntamente com o calendário das liberações e o procedimento para adquirir um desses registros. Nesta mesma página do processo de liberação de domínios pelo Registro.br estão disponíveis links que contêm listas com os nomes que serão liberados. Assim, fica mais fácil de verificar se há algum interessante e até se preparar para a candidatura ou uma provável negociação! =)

 

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOSQUERO !
Share This