Mercado Profissional de Marketing Digital em 2016: vale a pena apostar no crescimento da área?

Mercado Profissional de Marketing Digital em 2016

Mercado Profissional de Marketing Digital em 2016: vale a pena apostar no crescimento da área?

A crise está aí e não há quem possa negá-la. Porém, apesar de toda esta recessão, o setor de Marketing Digital é o que mais oferece oportunidades de emprego no país. A empresa Page Personnel, especialista em recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão, fez um levantamento em que concluiu que entre os oito cargos que mais crescem, em primeiro e segundo lugar estão, respectivamente: Executivo de Vendas – Marketing de Performance e Mídia Digital; e Analista de Marketing Digital. Apesar de todo este crescimento, a área ainda carece de profissionais de marketing. Pensando nisso, fizemos um guia que mostra quais as principais áreas dentro do Marketing Digital, como se dar bem e o que fazer se você é um empreendedor que pretende abrir a sua startup na área.

Por onde começar?

Construir uma carreira no Marketing Digital exige paixão, comprometimento e algum investimento financeiro. Boa parte do material já está disponível online, em ebooks, vídeo-aulas e tutoriais. Mas não se pode dispensar o conhecimento acadêmico e técnico necessários. Assim, quem deseja trabalhar no marketing digital precisa ter um uma noção técnica, estratégica e teórica em diversas áreas, como social media, analytics, SEO, conteúdo e planejamento. As principais áreas do marketing digital, atualmente, estão listadas abaixo.

Search Engine Marketing

Esta é uma das áreas mais requisitadas atualmente. Exige conhecimento sólidos sobre dois segmentos: SEO (Search Engine Optimization) e Links Patrocinados. Enquanto o primeiro se dedica à busca orgânica, o segundo foca nos anúncios em buscadores.

E-mail Marketing

Tida como antiga por alguns, o e-mail marketing hoje é uma das principais ferramentas de relacionamento com o cliente. Enquanto as redes sociais se encarregam de prospectar, o e-mail marketing firma a lealdade do cliente com você, estabelecendo conexões importantes.

Social Media

Relativamente novo no mercado, é requerido que o profissional de mídias sociais seja heavy user de Facebook, Twitter e outras mídias digitais. O canal é de extrema importância para a marca e precisa de um profissional que tenha conhecimento das técnicas e ferramentas disponíveis para alinhar ações nas redes sociais com outros segmentos do marketing online.

Começando a sua Startup

Um mercado que fatura bilhões por ano é atraente, certo? Por isso, entendemos que se você já se especializou na área do marketing digital e acredita que já é a hora de caminhar com seus próprios passos, existem algumas coisas que você precisa saber:

  • Não invista em seu próprio negócio sem ter sido primeiro empregado na área. Também pode aprender com aquele que será o seu futuro concorrente, você pode observar antes para não cometer os mesmos erros.
  • Se o seu maior interesse na hora de abrir a sua startup de marketing digital é o dinheiro, DESISTA! Quem se move pelo dinheiro, pode falhar. Se você só pensa nos benefícios financeiros, tomará decisões pensando em curto prazo, em vez de fazer seu cliente feliz. O seu cliente te paga para ter lucros a longo prazo. Quem hoje é rico e bem-sucedido, acredite: já colocou muito do sangue, suor e lágrimas para chegar onde está!
  • Trate seus funcionários com respeito. Entendemos que agências de marketing digital, ainda mais as que estão no começo, trabalham sob muita pressão. Porém, isso não é motivo para não criar uma relação amigável com aqueles que trabalham para você.
  • Pensar fora da caixa é clichê, mas necessário. Na hora de elaborar estratégias de marketing online é preciso ser criativo e pensar em causar impacto no público-alvo. Não adote práticas “black hat SEO” e foque em resultados que produzam para os seus clientes o aumento da notoriedade da marca e, claro, vendas.

Ficou interessado na área de Marketing Digital?

Acesse o nosso guia de materiais educativos e encontre diversos materiais para o seu aperfeiçoamento profissional, como:

Dicas de WordPress

Dicas de Photoshop

Dicas de SEO para conteúdo

Dicas de E-mail Marketing

 

 

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA A PLATAFORMA DE MARKETING INTEGRADO INOVADORAEU QUERO !
Share This