Meios e Ferramentas para Relacionamento com o Lead

Como deve ser o relacionamento com seu lead para que ele não esqueça de você?

Como deve ser o relacionamento com seu lead para que ele não esqueça de você?

As campanhas de marketing online geralmente oferecem um canal de contato para os visitantes do site ou para quem visualizou um anúncio se comunicar. O ideal é que sempre tenha alguém atrás do computador respondendo às questões. Mas e se o volume de contato for muito alto? Vale a pena contratar tantos profissionais de atendimento? E será que só porque uma pessoa entrou em contato ela está realmente interessada e pode ser classificada como qualificada para a aquisição do que você ofereceu?

Para todas estas questões, temos que pensar na nutrição do “lead”, que no artigo “5 métricas para incorporar em sua estratégia de marketing digital“, definimos como aquele que, após o interesse no seu anúncio, passa a “adquirir seu conteúdo do site ou blog sem desembolsar valores monetários (…) …aquela pessoa que faz download dos seus e-books e tutoriais, assina sua newsletter ou se inscreve no seu canal de vídeos”.

Ou seja, para diminuir custos desnecessários com atendimento a todos que mencionam sua marca, há que se montar uma estratégia que consiga, automaticamente, classificar o grau de interesse dos visitantes do seu site ou de quem clicou em um anúncio seu. E isso se dá com o consumo do seu conteúdo pelo seu público, que começa como visitante, passa a ser lead, depois vira prospect e, então, se torna cliente.

Para entender como funciona um funil de vendas e em que etapa do processo está o seu público, leia o artigo do Evandro Martins, fundador do Ferramentas Inteligentes sobre vendas online, com dicas para negócios digitais.

Como se relacionar com o seu público

Existem muitos meios de se relacionar com o lead, e aqui não vamos citar as mídias sociais, já tão faladas amplamente, mesmo porque elas são uma forma dispersa de se comunicar com um público em geral; e, ao menos que você utilize algum meio como retargeting ou remarketing, não irá ter garantia de impacto no seu público. A seguir, veja alguns meios de se relacionar com seu lead:

E-mail Marketing

“O e-mail marketing não só resistiu ao teste do tempo, ele provou seu valor e é uma ferramenta de marketing que se adapta e consegue melhorar suas estratégias de marketing digital online.”

Antes de questionar sobre o valor do e-mail, recomendamos que leia a matéria “Escolher a melhor estratégia de marketing: o e-mail marketing ainda funciona?“, você entenderá o porquê de esta forma de relacionamento ser ainda tão relevante para a comunicação com seu público.

Após a leitura, acesse a categoria e-mail marketing em nosso portal, em que estão disponibilizadas dezenas de ferramentas para que você encontre a mais adequada para você. Entre elas, está o Mailee.me, que tem a proposta de ser simples e de fácil utilização, com métricas bem simplificadas e diretas.

Push Notifications

Como forma de garantir que o visitante do seu site receba e visualize que chegou novidades de conteúdo no seu blog, as ferramentas de notificações push atingem bem este objetivo. Com Pushnews, por exemplo, o usuário que assinou irá receber as notícias direto no desktop ou celular, sem ter que acessar sites ou aplicativos.

Para entender o que são as notificações push, como funcionam e para quê servem, acesse a matéria “O que é notificação push e como usá-la no seu site“, que traz também outros exemplos de ferramentas para esta finalidade.

Chatbot

Para um atendimento inicial automatizado, as ferramentas de chatbot são as mais utilizadas. Através delas, é iniciada com o visitante do site uma conversação por um sistema de inteligência artificial que simula uma linguagem natural, gerando novas intervenções a partir das respostas das pessoas com quem interage.

No mercado, há sistemas como o Jivochat, que, segundo seu fabricante, foi desenvolvido para “aumentar as conversões”. A ferramenta oferece a opção de chat diretamente no browser, com a possibilidade de conversar com vários clientes simultaneamente. Já a ferramenta Sacplus atua com chatbots automáticos para atendimento em WhatsApp, Messenger, Telegram e LiveChat, garantindo o imediato atendimento aos clientes nestas plataformas.

 

 

 

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA A PLATAFORMA DE MARKETING INTEGRADO INOVADORAEU QUERO !
Share This