Home Office já é realidade no Brasil e no mundo

Por que adotar trabalho remoto na sua empresa?

Por que adotar o trabalho remoto na sua empresa?

Todo funcionário sonha em ter mais liberdade no seu trabalho, e não só na execução das suas tarefas, mas no seu ir e vir. Ou melhor, sem nem precisar ir e vir. A flexibilidade é um dos desejos mais apontados em pesquisas pelos brasileiros quando o assunto é trabalho. Para isso, a modalidade de trabalho remoto é a solução sonhada pelos profissionais, e já se torna realidade em muitas empresas pelo mundo. Mas por que adotar o home office?

“As empresas que ainda não adotaram o modelo home office precisam pensar urgentemente nesta questão, afinal, este tipo de prestação de serviço é uma tendência e os próprios profissionais buscam cada vez mais empresas que permitem trabalhar de qualquer lugar, seja em casa, em uma cafeteria ou em um escritório de coworking.”
Fonte: matéria da empresa de seguros Segs sobre tendências em gestão de pessoas.

Flexibilidade, Produtividade e Felicidade no trabalho remoto

benefício do home office é controle entre a vida e o trabalho

Ao contrário do que muitos gestores e donos de empresas possam pensar, o trabalho em casa gera mais produtividade do funcionário, o que está ligado diretamente à sensação de felicidade. E, cá entre nós, que empresa não quer seus funcionários felizes? O interessante é que esta felicidade começa quando é alcançada a flexibilidade tão almejada, o que se reflete diretamente na produção. Essas são informações geradas na pesquisa da Polycom “A mudança do trabalho no mundo: uma pesquisa global”, que também trouxe como resultado ser o “controle entre a vida e o trabalho” o primeiro benefício direto do home office, apontado por 70% dos entrevistados.

Outro dado interessante é de pesquisa divulgada na Austrália no último ano, que chamou a atenção para a importância da maior flexibilização da jornada de trabalho, que também pode ser adaptada pelo trabalho remoto. O resultado foi que o trabalho em tempo parcial ativa o cérebro sem exaustão ou estresse; e a média de 25 a 30 horas semanais seria o ideal para um melhor desempenho das atividades cognitivas. Além disso, houve também a conclusão de que pessoas na faixa etária dos 40 anos podem ser mais produtivas se tiverem jornada de apenas três dias por semana.

 

Alguns dados do Home Office no mundo

  • Flexibilidade, Produtividade e Felicidade no trabalho remotoNa França, subiu de 7% (2007) para 12,4% (2012) os adeptos do home office. Já na Suécia, este número cresceu de 36% (2003) para 51% (2014).
    Fonte: relatório  “Trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar: Efeitos sobre o mundo do trabalho”, por OIT (Organização Internacional do Trabalho) e Eurofound.
  • Após a adoção do home office, 63% das empresas declarou que a comunicação com funcionários remotos era a mesma ou melhor do que a com os funcionários internos; e 21% constatou ter melhorado a produtividade e o desempenho dos funcionários remotos.
    Fonte: Artigo “Should Your Company Allow Remote Work?” da 15Five
  • Nos últimos cinco anos, aumentou em 50% a quantidade de empresas que tem a maioria de seus funcionários em trabalho remoto.
    Fonte: dados do US Departament of Labor.

Mas como isso está repercutindo no Brasil?

Se no mundo o home office não é apenas tendência, mas uma realidade, no Brasil ele ganha espaço um pouco mais devagar, apesar de os profissionais já quererem e pedirem cada vez mais por esta modalidade. Segundo pesquisa sobre flexibilidade no trabalho realizada pela Confederação Nacional da Indústria em parceria com o Ibope, 81% dos brasileiros entrevistados já querem trabalhar em casa. E enquanto 63% é a média de profissionais no mundo que priorizam empresas que oferecem flexibilidade na jornada de trabalho, só no Brasil, este índice já chega a 50% de acordo com a pesquisa “Trends in Flexible Working”, que analisou as tendências do trabalho remoto e versátil em entrevista a 900 profissionais brasileiros.

Para se adaptar a esta alta demanda, empresários brasileiros antenados no mercado oferecem uma nova modalidade de locação para quem trabalha longe do escritório, mas que não tem um ambiente em casa adequado para esta finalidade. O site brasileiro que trata de temas relativos ao trabalho remoto, Adoro Home Office apontou em matéria deste ano o crescimento de 114% de espaços de coworking no país, sendo que 62% se encontram em capitais, com o Estado de São Paulo na liderança, detendo 40% deste mercado. O site Coworking Brasil concentra os espaços de coworking no país, com a opção de pesquisa por cidade, para que cada usuário encontre um.

Espaço de Coworking POLO COWORKING RJ

Espaço de Coworking no Rio de Janeiro – Polo Coworking

 

Conclusão

O home office já é uma realidade no Brasil e no mundo, e há uma forte tendência para sua ampliação nos próximos anos.

Nós, do Ferramentas Inteligentes, somos adeptos e um exemplo de que esta modalidade dá certo! =)

Somos um grupo da Asap10 muito engajado em trazer para este portal informações especializadas sobre ferramentas digitais. Para isso, oferecemos gratuitamente conteúdo de qualidade relacionado ao mercado de marketing e negócio digital. Nosso principal esforço está em disponibilizar links e descrições sobre aplicações digitais. Tudo porque queremos facilitar ao máximo o gerenciamento dos seus negócios, suas contas e arquivos pessoais online

Perdi a senha

CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS EDUCATIVOSQUERO !
Share This