Crie uma estratégia de isca digital com e-book em 5 etapas

5 passos para criar uma isca digital com um e-book

5 passos para criar uma isca digital com um e-book

Se você tem um blog, um site, ou deseja construir uma estratégia para alcançar mais o seu público-alvo na internet, sabe o quanto é difícil atrair a atenção das pessoas. E é ainda mais difícil captar seus contatos e real interesse. Por esta razão, criar uma “isca digital” pode ser uma forma bastante eficaz de atingir este objetivo.

Mas você sabe o que é isca digital?

Como o próprio nome já diz, a “isca” busca atrair quem você quer através da oferta de algo que seja interessante para o outro (que você quer atrair). Chama-se isca digital quando utilizamos o objeto de atração e a forma de alcançá-lo através de meios digitais, que na maior parte das vezes é online.

Como é digital também a forma de acessar a oferta, é aí que você consegue fisgar o seu público: para ter acesso à isca, é preciso que a pessoa realize um cadastro, em que irá fornecer informações relevantes para você, como: nome, e-mail e telefone (por exemplo). Você também pode adicionar ao cadastro a profissão, o cargo e outros tópicos. Mas é importante que não haja um número muito grande de itens a responder, pois pode ficar maçante e demorar muito tempo, o que pode fazer com que o público perca o interesse na sua isca.

Tipos de isca digital

Como dito anteriormente, a isca tem que ser bastante atrativa e interessante para a pessoa que você quer “fisgar”. E a oferta de iscas que mais é utilizada é a entrega de conteúdo, que pode ser através de e-books, webinars, infográficos, whitepapers etc. Como também pode ser a oferta de um serviço como isca, como: o uso de determinada ferramenta da qual você é fabricante, uma consultoria gratuita em uma área que você seja especialista… E ainda pode ser através de uma interação em que você coloca o seu target como personagem principal e de importância pra você; isso ocorre ao realizar quiz, pesquisas, testes e estudos diversos com a resposta do seu público.

Um e-book como isca para seu público alvo

Sem dúvida, esta é uma das iscas mais utilizadas. É simples de ser montada e disponibilizada, além de ter a possibilidade de oferecer uma riqueza de detalhes e conteúdo sobre um assunto interessante para seu público.

Estratégia de isca digital em 5 etapas

  1. Pesquisa sobre o tema de interesse do seu target

O tema é o que vai ser o chamariz e dar “cara” à sua isca. Procure estudar bastante o que busca na internet aquele público que você quer atrair. Dê uma olhada na concorrência, faça uma pesquisa nas redes sociais, e até com clientes ou consumidores atuais (se já tiver) do produto/serviço que você quer vender.

Você pode ainda realizar uma pesquisa online com uma ferramenta digital! Veja algumas ferramentas aqui: Ferramentas para Pesquisa Online.

  1. Criar um e-book

Neste processo, colocamos o e-book como isca, mas você pode trocá-lo por qualquer uma das iscas acima descritas no tópico “Tipos de isca digital”. Para iniciar, contudo, indicamos o e-book por ser o mais simples de ser realizado, e sobre o qual temos um artigo que explica o passo-a-passo da sua criação:

Como criar um e-book do zero

 

  1. Montar uma página de captura

Aqui, você tem algumas opções diferentes. Pode criar uma página no seu site/blog/e-commerce com a descrição da sua oferta e formulário de cadastro (com, pelo menos, nome e e-mail) para recebê-la. Ou ainda montar uma landing page só para este fim, não necessitando ter um site ainda para isso. Se for montar a landing page, escolha uma ferramenta que atenda a suas necessidades e tenha integração com a ferramenta de e-mail marketing que você vai utilizar na etapa a seguir.

Há algumas ferramentas para criação de páginas de captura/venda/aterrisagem/landing pages aqui no Ferramentas Inteligentes!

  1. Integrar a página de captura com uma ferramenta de e-mail marketing

Como dito acima, depois de montar a sua página, bem descrita de forma atraente, e com formulário para ter acesso ao e-book, é hora de escolher uma ferramenta de e-mail marketing para realizar a integração. Desta forma, assim que o seu público conclui o cadastro no formulário da sua página de captura, já chegará um e-mail para ele com o material solicitado.

Conheça algumas ferramentas de e-mail marketing que temos cadastradas, e escolha a melhor para você!

  1. Divulgar

Depois de todas as etapas acima finalizadas, é hora de divulgar nas redes sociais, em anúncios pagos e em comunidades de interesse.

Mas, atenção:

A divulgação é parte integrante da estratégia! Não adianta cumprir todas as etapas anteriores e esquecer desta, ok?!

Agora que você já aprendeu como criar e disponibilizar a sua isca, desejamos uma excelente pescaria para você! 😉

 

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